14 dez - 2025 • 06:55 > 14 dez - 2025 • 06:56
14 dez - 2025 • 06:55 > 14 dez - 2025 • 06:56
DISPOSITIVOS DE ESCRITA | oficina de escrita com Marina Grandolpho
AULA ABERTA E GRATUITA: quinta, 13/11, 19h BRT
Inscreva-se aqui: https://forms.gle/bLGFqsZs99byVwAE9
VEJA CUPONS DE DESCONTO E MAIS DETALHES NO NOSSO SITE:
https://www.oastrolabio.com.br/
As aulas são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação.
Descontos especiais para ex-alunas/os do astrolabio, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos.
Com a oficina DISPOSITIVOS DE ESCRITA vamos pensar temas que possam inspirar um processo de escrita inicial e investigar procedimentos estéticos que contribuam com o texto produzido a partir dos temas encontrados, trabalhando aspectos como ritmo, escolhas vocabulares e construções implícitas e inusitadas. Nos três primeiros encontros, vamos conduzir uma breve apresentação e reflexão de conceitos, trazidos de textos teóricos e exemplificados em textos literários, e mobilizar exercícios relativamente livres de escrita que contemplem as reflexões suscitadas. No último encontro, o tempo será dedicado à leitura e discussão dos textos produzidos ao longo da oficina.
PROGRAMA DAS AULAS
Encontro 1: A escrita possível
No primeiro encontro, vamos pensar e buscar inspirações para (re)escrever a partir de tudo que nos parece possível (ou não): o corpo, o cotidiano, um animal, a imaginação, o trivial, a infância, a memória, um repertório (música, filme, novela, brincadeiras, ditados populares etc.), o inusitado, a notícia, a descrença, o político, a tradição. A instigação para se pensar tais temas contará com a leitura de pequenos fragmentos dos seguintes livros: Pia cheia (Carolina Bataier), Nostalgias canibais (Odorico Leal), Uma mulher só não faz verão (Daniela Rezende), Os tais caquinhos (Natércia Pontes), Pote de mel e outros poemas (Leonardo Gandolfi), A mulher do padre (Carol Rodrigues), Erva Brava (Paulliny Tort), 50 contos de Machado de Assis (Org. John Gledson), Olhos d’água (Conceição Evaristo), Também guardamos pedras aqui (Luiza Romão).
Encontro 2: Modos de demarcar a página
No encontro 2, vamos refletir sobre questões como a forma (a prosa, o verso, o híbrido), a extensão de um texto e o emprego de um ritmo (palavras, silêncios, usos ou não usos da pontuação, sonoridade, repetições e deslocamentos) partindo de reflexões sobre o que é gênero literário, o que é poesia (considerando sobretudo textos esparsos de Machado de Assis, O arco e a lira, de Octavio Paz, e O demônio da teoria, Antoine Compagnon) e a importância do ritmo para o texto, independente do gênero, e leituras que exemplificam os pontos suscitados. Para isso, serão lidos pequenos trechos de: entrevista de Adília Lopes para a revista Quatro cinco um, Sem vista para o mar (Carol Rodrigues), Vida querida (Alice Munro), Palavra nenhuma e A cabeça boa (Lilian Sais), Araras vermelhas (Cida Pedrosa), José (Carlos Drummond de Andrade), Menina a caminho (Raduan Nassar), Ensaio sobre a cegueira (José Saramago), Tipos de Perturbação (Lydia Davis).
Encontro 3: Dispositivos de escrita
No terceiro encontro, serão observadas e investigadas maneiras de executar procedimentos de escrita que, para além da estrutura escolhida, operem de forma consistente (e ao mesmo tempo simples) em favor do texto literário, como mostrar em vez de dizer (Tchékhov), explicar menos para manter lacunas (e mistério) – aqui, será abordada brevemente a teoria dos dois contos, de Ricardo Piglia –, e explorar o inusitado a partir de escolhas vocabulares, construções frasais (inclusive em títulos), invenções de palavras e citações, uso de gêneros textuais não pertencentes à literatura, figuras de linguagem bem operadas e até mesmo recursos gráficos. Para respaldar tais ferramentas, serão utilizados pequenos fragmentos dos livros apresentados a seguir: O livro do figo (Lilian Sais), Redemoinho em dia quente (Jarid Arraes), Sem vista para o mar (Carol Rodrigues), Como se estivéssemos num palimpsesto de putas (Elvira Vigna), Metamorfose (Kafka), Dobra (Adília Lopes), Antologia poética (Vinícius de Moraes), Pessoas desaparecidas, lugares desabitados (Alexandre Arbex), Contos completos (Virginia Woolf), Como escovar os dentes num incêndio (Marcílio Godoi).
Encontro 4: Leitura e discussão dos textos produzidos ao longo da oficina
No último encontro, vamos apresentar, ler e discutir os textos produzidos ao longo da oficina, com a observação e o apontamento das temáticas e dos procedimentos abordados durante o percurso que foram relevantes para que a escrita se tornasse possível. Encerramento da oficina tratando das reflexões trazidas nos quatro encontros.
MARINA GRANDOLPHO é professora e escritora, formada em Letras e doutora em Estudos Literários. Com textos em revistas e coletâneas, publicou Maquinário feminino e outras conversas (Patuá, 2023) e a poeira da casa ainda dança (Patuá, 2024). Prêmio Off Flip 2023, finalista nas categorias conto e poesia, destaque em poesia.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Centro Cultural Astrolabio
Cursos de literatura, arte e cultura, oficinas de escrita criativa, leituras guiadas, clubes de leitura e orientação de projetos editoriais. Encontros ao vivo em plataforma on-line, gravações disponíveis por tempo indeterminado e emissão de certificado.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.