29 jul - 2026 • 19:30 > 29 jul - 2026 • 20:45
29 jul - 2026 • 19:30 > 29 jul - 2026 • 20:45
A transformação começa quando o conhecimento sai da teoria e ganha vida na prática.
Se você acredita que a educação, a agricultura e o desenvolvimento humano caminham juntos, este encontro é para você.
No dia 29 de julho de 2026, a ABDSul promove um diálogo especial sobre a Pedagogia do Fazer, reunindo profissionais com ampla experiência para mostrar como o aprendizado baseado na prática fortalece pessoas, comunidades e sistemas agrícolas mais vivos e sustentáveis.
Durante o encontro, você vai descobrir:
Como a Pedagogia do Fazer pode transformar a forma de aprender e ensinar.
De que maneira essa metodologia é aplicada na Agricultura Biodinâmica, aproximando conhecimento, experiência e prática no campo.
O papel das Oficinas do Fazer como espaços de cooperação, aprendizagem e construção coletiva do conhecimento.
Como participar do EnaBioSul, um dos principais encontros sobre Agricultura Biodinâmica e Orgânica do Sul do Brasil, conhecendo suas atividades e oportunidades de participação.
Este será um momento de troca de experiências, perguntas, reflexões e inspiração para agricultores, educadores, estudantes, técnicos, produtores rurais e todas as pessoas interessadas em construir um futuro mais sustentável.
Data: 29 de julho de 2026
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Formato: Evento on-line
Inscrição gratuita
Participantes:
Sebastian
Calquim (RS – Rio Grande do Sul)
Professor de
Agricultura e Jardinagem da Escola Waldorf Querência, em Porto Alegre (RS).
Especialista em Agricultura Biodinâmica pela Escola Agrícola Dottenfelderhof
(Alemanha) e Engenheiro de Agronegócios pela Universidade de Santiago do Chile.
Marcos Edilson Wurzius (PR - Paraná)
Engenheiro
Agrônomo (UFPR, 1990), produtor rural orgânico e consultor, com ampla
experiência em agricultura biodinâmica, homeopatia aplicada à agricultura,
astronomia agrícola e permacultura, com longa atuação em agricultura, pecuária,
nutrição animal, pastagens, bovinocultura leiteira.
João da
Silva Mattos (SC – Santa Catarina)
Contador,
sociólogo e bacharel em Direito. Possui formação em Agricultura Biodinâmica
pelo Instituto Elo (Botucatu/SP e ABDSul), Curso de Design em Permacultura
(PDC) e Sistemas Agroflorestais. É coproprietário do Sítio Ikiporã, certificado
Demeter, e presidente da ABDSul.
Sônia
Torquato Paolinelli (mediadora do diálogo)
Garanta sua vaga agora e venha fazer parte dessa conversa que une educação, agricultura e desenvolvimento humano em um único espaço de aprendizado e construção coletiva.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Associação Biodinâmica do Sul - ABDSul
Propagamos os princípios da agricultura biodinâmica por meio de cursos e palestras sobre a Agricultura Biodinâmica, elaborando preparados biodinâmicos, promovendo consultorias, buscando a aproximação entre agricultores e consumidores. Nossos projetos são dedicados para as agricultoras e os agricultores que desejam de alguma forma fomentar a vida orgânica e biodinâmica em suas unidades produtivas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.