28 set - 2021 • 19:00 > 9 nov - 2021 • 21:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
Sobre o curso
O objetivo do curso é propor formas renovadas e mais dinâmicas de fazer curadoria, ler e discutir a obra machadiana a ser apresentada nos cursos regulares do Ensino Médio e/ou de cursos de nível superior, assim como preparativos de Enem e vestibulares.
Vamos revisitar algumas "verdades" sobre o autor e sobre a mítica de escritor hermético que se criou em torno dele. Como fazê-lo mais acessível? Por que isso é relevante? O que Machado apontava no fin de siécle oitocentista que ainda encontra ecoa e faz sentido nos dias de hoje?
Por meio de atividades de reflexão, de criação e, sobretudo, de discussões informadas, o objetivo é que cada docente saia do curso com uma perspectiva nova na abordagem do legado literário de Machado de Assis, com repertório retórico e prático para despertar interesse em seus estudantes e fomentar a compreensão do que eles leem. É também uma oportunidade de aprofundar a forma como lê a obra e se abir para trabalhos menos explorados.
Para quem
Professores de várias áreas e interesses são bem-vindos, mas o conteúdo e as discussões serão particularmente interessantes para:
- aqueles que trabalham com a obra de Machado de Assis em sala de aula;
- aqueles que preparam estudantes para o Enem e vestibulares;
- estudantes de Letras- Licenciatura;
- Apaixonados por Machado de Assis (claro!) :)
Programa
O CURSO nasceu de um projeto, que pode ser conhecido com mais profundidade aqui . Todavia no caso desta turma em particular, vamos resolver durante o primeiro encontro, o escopo de leituras que podemos fazer (viável) e que projeto final é relevante no contexto de cada um. A outra diferença é que o formato 'oficina', mais intimista e mão na massa, deve orientar cada um dos encontros.
Em linhas gerais, cada encontro será norteado da seguinte maneira:
Encontro 1 (28/09/2021) - Morte ao Romantismo e vaza Realismo
- Verdades ou meias verdades sobre a obra clássica Machadiana; a dificuldade de se encaixar nosso autor maior em algumas caixas; memórias afetivas (ou rancorosas) das nossas primeiras leituras de Machado; as escolas e suas incongruências.
Encontro 2 (05/10/2021) - "O menino é pai do homem"e outras impertinências.
- Machado e suas citações, seu autodidatismo e erudição; quais são os fatores complicadores para compreendê-lo; as charadas do mestre e o mito do vocabulário arcaico.
Encontro 3 (19/10/2021): Contos, crônicas ou o pote de ouro no fim do arco-íris
- Os encantos dos textos curtos, muitos desconhecidos; intertextualidade: que contos devem ser lidos paralelamente, incluindo de outros autores; 'close reading' e o 'Machado Historiador'do qual fala Sidney Chaloub.
Encontro 4 (26/10/2021): A relevância de um autor negro para o antirracismo
Por que é importante afirmarmos a negritude de Machado de Assis; ser negro no contexto oitocentista brasileiro e suas implicações; as narrativas biográficas e suas presunções racistas.
Encontro 5 ( 09/11/2021): Avaliação, projetos e encerramento
Neste encontro refletiremos sobre nossa jornada, apoiando e avaliando os projetos resultantes do curso.
AOS QUE COMPLETAREM O CURSO SERÁ FORNECIDA CERTIFICAÇÃO DE CURSO LIVRE equivalente a 15 horas.
*Leia mais sobre cada encontro no projeto. Lembre-se, no entnato, que a carga de leitura exigida para cada um dos encontros do projeto inicial não se aplica a esta turma.
Quem facilita
Meu nome é Selma Vital. Tenho bacharelado em Comunicação Social, com concentração em Jornalismo (Universidade Metodista de São Paulo) e atuei como revisora, repórter, assessora de imprensa e editora por cerca de 10 anos, em São Paulo. De volta à universidade, fiz mestrado e doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) em Língua Portuguesa e defendi minha tese de doutorado em 2008. No ano seguinte, publiquei artigo na revista Machado em Linha: O Medalhão que sabia javanês: uma leitura comparativa entre Machado de Assis e Lima Barreto. Em 2012, a tese, que analisa dez dos contos de Machado de Assis, foi transformada em livro e publicada no Brasil: Quase brancos, quase pretos: questões étnico-raciais no conto machadiano. São Paulo: Intermeios (2012). Ensinei Português como Língua Estrangeira por mais de 15 anos em universidades dos Estados Unidos e da Dinamarca, para diferentes níveis de proficiência. Trabalho ainda com tradução e edição de textos.
Nos últimos três anos, estou à frente da Claraboia Learning Experiences, que oferece conteúdo, mentoria, cursos e suporte para o aperfeiçoamento e ampliação de horizontes de docentes de português e outras disciplinas, assim como facilitadores e tutores.
COMO SE PREPARAR PARA O CURSO
Antes de cada encontro, vou te relembrar dos desafios via nosso grupo de Telegram, que funcionará como um fórum de discussões. O volume de leituras será previamente acordado por todos do curso. Vamos trabalhar com leitura intensa, não extensa; isso significa que leremos menos mas com mais atenção e cuidado. Se tiver perguntas, escreva para: [email protected]
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Claraboia Learning Experiences
A Claraboia é um projeto de apoio a professores e facilitadores que visa promover educação criativa, colaborativa e humana, bem como contribuir para que o processo de aprendizado seja significativo para todos os envolvidos. Saiba mais sobre nossas proposta e escopo de atuação em nosso site claraboaicursos.com