O evento já encerrou...
Cynefin aplicado à Gestão de Projetos: fundamentos e práticas
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Cynefin aplicado à Gestão de Projetos: fundamentos e práticas

2 jul - 2022 • 09:30 > 4 jul - 2022 • 23:59

Evento Online via Zoom

Descrição

Benefícios ao se inscrever com Certificado

  • Certificado de Participação com CH
  • Mentoria em Grupo com Gino Terentim
  • Acesso aos murais e arquivos exclusivos
  • Acesso ao CBGPL Virtual


Cynefin aplicado à Gestão de Projetos: fundamentos e práticas


O cynefin é um framework de sensemaking e decision making criado em 1999 por Dave Snowden, pesquisador do campo do conhecimento e da ciência da complexidade, enquanto ele trabalhava na IBM (International Business Machines Corporation). Representado por uma forma de linhas orgânicas, ele é composto por 5 domínios:


  1. Claro
  2. Complicado
  3. Complexo
  4. Caótico
  5. Confuso. 


Cada domínio possui características próprias, que orientam os modos de agir em cada situação, dependendo do nível de complexidade e imprevisibilidade que foi diagnosticado no contexto. Ou seja, além de ser um framework que permite dar sentido para as situações, o cynefin é utilizado para guiar a tomada de decisões, auxiliando, por exemplo, na escolha do melhor tipo de fluxo de trabalho para o seu projeto.


De acordo com artigo da Harvard Business Review, escrito pelo próprio Snowden e por Mary E. Boone, líderes que entendem que o mundo normalmente é irracional e imprevisível encontram muita utilidade no cynefin. Isso porque, ele auxilia no entendimento do contexto das situações, propondo novas abordagens para tomar decisões em cenários complexos, já que ele permite visualizar com clareza as perspectivas de uma situação, assimilando conceitos complexos, para resolver os problemas do mundo real, aproveitando as oportunidades.


Melhores práticas para utilizar o cynefin


Para utilizar bem esse framework tenha em mente que os detalhes são muito importantes. Por isso, as discussões devem ser orientadas pelos dados, utilizando essas informações para dar sentido e significado para as situações.


Dependendo do tema você pode também diminuir a granularidade das situações, para não perder nenhum detalhe e compreender de forma mais ampla o contexto daquela situação. Isso acontece para fluxos que são mais extensos, compreendendo não só o desenvolvimento do projeto em si, mas também as decisões de negócio antes de início do projeto e os impactos pós-desenvolvimento.


Procure formar um grupo diverso de opinião e de conhecimento, para ampliar as perspectivas na mesa, levando mais aspectos em consideração.


5 domínios do Cynefin


1 – Claro: acontece dentro dos sistemas ordenados, possui restrições rígidas e não permite movimentações. Aqui há um padrão rígido de comportamento, já que há uma melhor prática para responder ao problema.


Nesse domínio, o ideal é “sentir – categorizar – responder”.


2 – Complicado: acontece em cenários que são ordenados e previsíveis. Esse domínio é mais flexível do que o claro, portanto há um pouco mais de liberdade, porque não existe uma única prática, mas sim um conjunto delas.


Nesse domínio, o ideal é “sentir – analisar – responder”. Na fase de análise, você pode contar com um especialista para analisar os dados e decidir a melhor resposta.


3 – Complexo: sistema com agentes emaranhados, ou seja, aqui você não tem acesso a todas as partes do sistema, de forma que o todo pode ser maior ou menor do que todas as partes. Isso significa que agentes diferentes podem entrar e sair do sistema a todo momento, interagindo entre si.


Nesse domínio, o ideal é “sondar – sentir – responder”.


Aqui, é necessário sondar, porque como o sistema muda, é necessário entender o porquê disso, o que requer experimentos paralelos. O ideal é que esses experimentos sejam diversos, explorando até mesmo hipóteses contraditórias, para que seja possível analisar os resultados com mais precisão. Porém, lembre-se de que é interessante que esses experimentos sejam “safe to fail”, para que você possa retroagir ou recomeçar sem muitos prejuízos.


4 – Caótico: no caótico não há restrições efetivas, porque normalmente, nessas situações há muita energia, com muitas coisas acontecendo. Em um contexto caótico procurar por respostas certas será uma perda de tempo: a relação entre causa e efeito são impossíveis de determinar, porque elas mudam de forma constante. Não há nenhum tipo de padrão que possa ser identificado, apenas turbulências.


Por isso, nesse domínio, o ideal é “agir – sentir – responder”, porque a ideia é agir para migrar para outro domínio no qual seja possível planejar melhor as ações.


5 – Confuso: no confuso, não é possível se localizar direito, é como se você estivesse diante de uma neblina. Por isso, é necessário investigar para chegar mais perto da situação, facilitando a localização. Para fazer isso, você pode diminuir a granularidade da circunstância.


E, se quiser, aproveite para garantir sua vaga presencial (com acesso à transmissão e gravação) no CBGPL 2022: https://cbgpl.org.br/!

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.