SOBRE OS CURSOS: É notável a diversidade de intervenções direcionadas à transformação dos corpos. No entanto, tais práticas parecem fiar-se pela finalidade de conformação e sujeição a um determinado padrão corporal hegemônico, bem ali onde saúde se articula com a moral capital da vida ativa. Ao mesmo tempo, cresce um ativismo a favor da despatologização, em busca da visibilidade e empoderamento do corpo gordo. Percebe-se que as práticas, sejam as de sujeição ou as de empoderamento, possuem como centro o corpo individual, recortado da dimensão política. As práticas psis comparecem situadas entre sujeição-empoderamento-individualização.
Como criar uma klínica que faça fissuras nesse mapa corporal? A proposta do curso "Klínica da Corpulência" vai na direção da criação de dispositivos políticos-klínico a profanar o cuidado médico-psicológico-patologizante, mutilador de corpos, bisturizador das gorduras, acelerador do tempo, a fim de escrever na carne uma outra temporalidade. Diante das investidas do capital, a partir das inúmeras intervenções biomédicas de patologização, classificação, e sujeição dos corpos gordos a um estilo de vida fitness, empresário de si mesmo, queremos propor, nesse curso, algumas pistas desse modo de fazer da klínica da corpulência.
Já a proposta do curso “Percepções Originárias e Não-binárias para a Psicologia” consiste em abarcar diálogos entre a saúde indígena e a Psicologia, e da não-binariedade como intervenção descolonial na Psicologia.
DOCENTES: Prof. Me. José Andressa Fragoso Pitombo e Profa. Okara Yby.
VAGAS DE AÇÕES-AFIRMATIVAS: As vagas de ações afirmativas são inscrições com valor com desconto através da reserva de vagas oferecidas na modalidade de ações afirmativas. Tais vagas são destinadas para pessoas pretas, pardas, povos originários (indígenas e quilombolas), que integram a comunidade LGBTQIA+, mães e/ou pais solo e pessoas com deficiência.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
• Certificados disponíveis apenas no formato digital, via e-mail, em até 24h, após o término do curso on-line.
• O prazo para contestação dos certificados são de 15 dias.
• Não nos responsabilizamos por nomes incompletos e/ou incorretos preenchidos no ato da inscrição. Solicitamos que tenha atenção no momento da inscrição.
• Não nos responsabilizamos por endereços de e-mails incompletos e/ou incorretos preenchidos no ato da inscrição. Solicitamos que tenha atenção no momento da inscrição.
• Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do curso por conveniência da Administração ou por motivo de força maior.
• Qualquer dúvida pode ser enviada ao nosso e-mail (
[email protected]) ou comunicada via redes sociais (@partilharsaberes). Para mais informações siga a nossa página e fique ligado(a) nos próximos eventos.
FALE CONOSCO:
Site: https://partilharinstituto.wixsite.com/partilhar.
Redes Sociais: https://www.instagram.com/partilharsaberes.
Telefone/WhatsApp: +55 (75) 9 9175.3684.