12 ago - 2025 • 19:00 > 12 ago - 2025 • 20:30
12 ago - 2025 • 19:00 > 12 ago - 2025 • 20:30
BIOMA COMUNICAÇÃO ANCESTRAL
O Bioma Comunicação Ancestral é um negócio social de impacto na área da Comunicação. Através de consultorias, serviços e projetos, promovemos a inclusão produtiva de comunicadores negros, indígenas e LGBTQIAP+. Nosso propósito é transformar o jeito de fazer Comunicação no país, valorizando os saberes ancestrais, territoriais e a diversidade.
A comunidade de comunicação que transforma saberes ancestrais em impacto real.
Unimos comunicadores populares, jornalistas, ativistas da palavra, profissionais da economia criativa, coletivos periféricos, empresas e organizações sociais que querem expandir conhecimento e trocar experiências, formando um ecossistema de propósito que fomenta a cultura da comunicação ancestral no país.
Faça parte da comunidade exclusiva de líderes, empresários, executivos, estrategistas, especialistas e conteudistas que impulsionam a cultura da comunicação ancestral no país. Aqui temos muito conteúdo, troca, experiência e networking!
Nosso propósito é impulsionar o valor de pessoas e organizações por meio da comunicação com base na ancestralidade e no território.
VOZES DO BIOMA: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A COP30
Uma experiência única e imersiva. O curso Vozes do Bioma é teórico e prático. Ao final da jornada, você será capaz de aplicar a metodologia da Comunicação Ancestral em 4 ciclos, para fortalecer sua comunicação com e a partir dos territórios e se destacar na cobertura ou participação na COP30.
Faça parte desta experiência que irá transformar sua carreira e o impacto da sua comunicação!
O curso é construído a partir da metodologia proprietária do Bioma Comunicação Ancestral. Você vai aprender o método e aplicar no seu próprio contexto ou em um desafio real durante a jornada, colocando a mão na massa para solucionar os desafios de marca, negócio e comunicação alinhados à COP30.
Objetivo Geral: Oferecer um ambiente formativo, sensível, coletivo e prático, que estimule a construção de estratégias de comunicação com base em saberes ancestrais, escuta ativa e protagonismo territorial. Queremos apoiar a formação de comunicadores capazes de engajar, mobilizar e causar impacto com narrativas consistentes, alinhadas às urgências do tempo presente, e que deixem legado durante e após a COP30.
Objetivos Específicos:
Ampliar o olhar estratégico e territorial do comunicador popular.
Desenvolver habilidades para escuta, análise de contexto e co-criação com os territórios.
Redefinir conceitos como audiência, impacto e resultado sob a lente ancestral.
Estimular a criação de narrativas que gerem relevância e engajamento real.
Fortalecer a criatividade mesmo em cenários de escassez de recursos.
______________________________________________________________________________
JORNADA E CONTEÚDO
Carga horária total: 8 horas
8 aulas gravadas
4 aulas ao vivo nas datas (12/08/2025; 19/08/2025; 26/08/2025; 02/09/2025)
Acesso via plataforma online
Grupo online para trocas de experiências
Certificado de conclusão
Conteúdos Abordados: Durante o curso, vamos atravessar quatro grandes ciclos formativos inspirados na metodologia da Comunicação Ancestral. Cada ciclo é uma etapa estratégica que aprofunda a escuta do território, fortalece vínculos e propõe soluções de comunicação enraizadas e transformadoras.
Uma jornada feita com grandes vozes. Nossos facilitadores:
Raquel Kariri: Comunicadora, pesquisadora e ativista climática com 20 anos de atuação no bioma Caatinga. Jornalista, mestra em Literatura e doutoranda na UFC. Recebeu o Prêmio Ancestralidades 2024. Co-fundadora da Escola de Ancestralidades Kariri.
Tay Silva: Educomunicadora, criadora de conteúdo, articuladora cultural e ativista climática da Amazônia. Compartilha conteúdos em multiplataformas sobre política, luta antirracista, povos da floresta e justiça climática.
Lenne Ferreira: Jornalista pernambucana, fundadora e editora do Afoitas. Atua com assessoria de imprensa, redes sociais e planejamento. Multiplicadora da plataforma Bioma Comunicação Ancestral.
Bekoy Tupinambá: Estrategista apaixonada pela interseção entre comunicação digital e causas sociais, co-fundadora da BND Digital. Ativista no enfrentamento ao abuso sexual e à exploração infantil, e pela visibilidade das mulheres indígenas.
Angelo Madson Tupinambá: Fundador do Instituto Idade Mídia e da Rádio Murukutu. Liderança do movimento de retomada ancestral no Território Histórico Arqueológico Murukutu Tupinambá (Belém). Formado em Ciências Sociais pela UFPA.
Ronaldo Matos: Lidera a Desenrola E Não Me Enrola, organização de Jornalismo de Soluções e Educação Midiática Antirracista, da qual é cofundador e diretor executivo. Atua como orquestrador de sistemas no Brasil.
As aulas serão transmitidas no APP FEIRA PRETA, disponível para Android e IOS. Ao finalizar a compra, você receberá todas as orientações para acessar o curso.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

FEIRA PRETA®
A FEIRA PRETA é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico e cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.