06 nov - 2023 • 20:00 > 28 nov - 2023 • 22:00
06 nov - 2023 • 20:00 > 28 nov - 2023 • 22:00
Sobre o curso módulo II
O objetivo do curso é discutir o ponto de vista da semiótica sobre as narrativas fotográficas, especialmente aquelas no formato de fotolivros. Para isso, abordaremos as formas de compreensão da visualidade e da narrativa possíveis entre as imagens.
O curso começa com uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e da materialidade dos fotolivros para a construção do sentido narrativo, a partir do diálogo entre fotolivros e livros de artista. Continuamos com a análise das reverberações de sentido que ocorrem nas sequências fotográficas e aprofundaremos as discussões a partir de um estudo de caso.
Dessa forma, o curso possibilita compreender aspectos da formação de sentido que podem ser questionados sobre a narrativa entre imagens, estabelecendo níveis de análise diferentes e complementares para abordar a construção de sentido na fotografia.
Sala de aula 1 | 11/06 - Experimentos sensoriais, algumas incertezas e diálogos entre imagens.
PRAÇA Julho O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n.6, abril de 1982.
SILVEIRA, Paulo. Orçamentos de pesquisa artística para livros e narrativas de artista. IN: SILVEIRA, Paulo. A existência da narrativa no livro de artista. Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2008, pág. 12-57.
Sala de aula 2 | 13/11 - Rimas visuais e reverberações de sentido: leitura de ritmos e sequências de imagens como metáforas vivas.
BRACCHI, Daniela. Graus de coerência entre imagens numa narrativa visual. Banco de dados de livros de fotografia, 2020.
Disponível em: <https://livrosdefotografia.org/artigos/@id/12945/>
Sala de aula 3 | 20/11 - Estudos de caso: dois álbuns de fotos em busca de um autor.
BRACCHI, Daniela; SILVA, Mônica Ester. Dois fotolivros em busca de um autor: as narrativas construídas a partir das fotografias de Vivian Maier. Conexão: Comunicação e Cultura , v. 18, pág. 219-246, 2019.
DONDERO, Maria Giulia. Por uma semiótica da fotografia . Recife: Editora UFPE, 2022.
Datas: 6, 13 e 20 de novembro.
Período: segundas-feiras, das 20h às 22h
Horas: 6 horas
Sobre o curso módulo I
O objetivo do curso é analisar o sentido da produção, circulação e recepção de imagens no âmbito da fotografia contemporânea. Para isso, a semiótica da fotografia nos dará conceitos e colocará questões que permitem expandir a compreensão da imagem fotográfica em diálogo com os estudos sobre a significação e a arte. Criada desde o início do século XX, a semiótica se interessa pelo questionamento dos modos pelos quais as imagens produzem sentido, pela construção de conceitos articulados com elementos estéticos e pela materialização de valores culturais em imagens. Abordaremos estudos de caso para compreender aspectos que podem ser interrogados sobre a imagem, estabelecendo níveis de análise distintos e complementares.
Aulas:
Aula 1 - O campo ampliado do sentido na fotografia contemporânea
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouck, 2007.
DOBAL, S.; REIS FILHO, O. Fotografia contemporânea: fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013.
Aula 2 - Os sentidos políticos da imagem: entre criação, exposição e participação
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021. DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, São Paulo, v. 7, n. 13, jan./jun. 2008.
Aula 3 - O protagonismo do público e a criação de experiências no campo das imagens
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
Carga horária: 6 horas
Sobre o professor:
Daniela Bracchi é professora permanente da Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Coordena estudos sobre narrativas visuais no grupo de pesquisa Cultura e Educação Visual e no Laboratório de Fotografia (FOTOLAB-UFPE/CAA). Doutora em Semiótica pela USP e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, desenvolve suas pesquisas a partir da semiótica da fotografia e suas interfaces com o ensino da cultura visual.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

Plataforma Humanis
A Plataforma Humanis tem como proposta oferecer cursos, lançamento de livros e mostra de portfólios relacionados a Fotografia. Nossos estudos concentram-se na área da imagem e tem como foco tanto teoria e filosofia da imagem quanto apresentação de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Parte das nossas atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, cadastre-se em nosso site e receba nossa programação mensal.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.