ROTEIRO, O SONHO DE UM FILME
Bebeto Abrantes
Início 06 de setembro | quartas | 18h - 20h | 4 encontros ON LINE (primeiro módulo)
O curso ROTEIRO, O SONHO DE UM FILME apresenta uma dinâmica onde teoria e prática caminham juntas a fim de expandir a formação e de ampliar os recursos criativos do roteirista. O debate proposto tem como base diferentes teorias narrativas, reflexões de realizadores (roteiristas e diretores) e obras audiovisuais, compondo assim um ambiente criativo, potente e diverso para todos e todas.
O curso é indicado para todos que se interessam ou já se dedicam à escrita audiovisual. Para alunos iniciantes, o curso traz uma formação expandida, entrelaçando teoria e prática. Para alunos com formação anterior, é uma oportunidade de atualização do repertório, de troca criativa entre seus pares e de aprofundamento de projetos audiovisuais.
Ao longo de 12 Aulas ON LINE, você vai ter a oportunidade de refletir e desenvolver sua escrita em diferentes etapas do processo criativo audiovisual, em particular, de filmes de curta e longa-metragem. Você vai conhecer as principais técnicas e ferramentas para escrever o seu roteiro, do começo ao fim.
O que você vai ver no curso:
• Conceitos fundamentais de Dramaturgia
• Principais elementos da Narrativa Audiovisual
• Diferentes técnicas para o processo criativo
• Teorias do Roteiro
• Estrutura fílmica: de curtas e longas-metragens
• Construção de personagem
• Diálogos
1 .CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DRAMATURGIA E NARRATIVA AUDIOVISUAL (2 AULAS)
• Os conceitos da dramaturgia: o que é drama? • Textos e subtextos • O que são os gêneros lírico, épico e dramático? • Conceitos que compõe uma narrativa audiovisual; O enredo e a história; • O tempo e o espaço fílmico; • O som, a narração e a montagem.
Parte prática. Os textos intermediários: Logline ou Storyline / Sinopse / Argumento / Escaleta / Roteiro.
Material de Apoio: Apostila 1
2 . PROCESSO DE CRIAÇÃO I: TEMA, PESQUISA E PREMISSA (2 AULAS)
• Como nasce uma ideia; • Por que estamos contando essa estória? Estabelecer as premissas do filme; • Observar/Escutar/Pesquisar: as diferentes modalidade de pesquisa; • A importância fundamental dos conceitos.
Parte Prática. Da ideia à Sinopse.
Material de Apoio: Apostila 2
3. O ROTEIRO E AS TEORIAS DE ROTEIRO (4 AULAS)
* Os elementos dramáticos do roteiro (atos, sequências, cenas, beat); * Bases Gerais do roteiro: os conflitos; tempo e espaço da história * As teorias fixas e fluídas do roteiro: O modelo de três atos; Robert Mckee e o design da estória: Arquitrama, Minitrama e Antitrama; * Christopher Vogler e a jornada do herói: os arquétipos e os estágios da jornada • Eliseo Altunaga e o roteiro como partitura, noção de fragmentação; núcleo argumental. • Kim Hudson e a Promessa da Virgem: a jornada interna da protagonista;
Parte Prática. Desenvolvimento geral dos Projetos: Argumentos e Escaletas.
4. PROCESSOS DE CRIAÇÃO II (2 AULAS)
* Afetar e ser afetado: por que estamos contando essa história? * A (cosmo)visão do autor: a relevante questão dos conceitos de um filme. * Inventar, identificar, eleger, rejeitar, remodelar, reinventar: E, se...? A palavra inventar vem do latim, INVENIRE, que quer dizer, ENCONTRAR; * Olhar o outro, outros olhares: deslocamentos; * Guardar é mostrar; E, agora, travei?!
Parte Prática. Desenvolvimento geral dos Projetos: Argumentos e Escaletas (II)
Material de Apoio: Apostila 3
5. CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM (1 AULA)
• Protagonista: o personagem e seu contexto. As motivações; o desejo consciente e inconsciente; • O arco dramático do personagem e suas mudanças internas. • A relação dos eventos da história com a natureza do personagem • Personagens secundários e suas relações com o protagonista.
Parte Prática. Desenvolvimento geral dos Projetos: Argumentos e Escaletas (III)
Material de Apoio: Apostila 4
6. DIÁLOGOS (1 AULA)
Mise-en-sçéne e Diálogo: a cena como um micro-filme; A curva dramática da cena. O diálogo e suas potencialidades. Tipos de diálogo. Construção de diálogo (o dito e não dito; a ação e a reação). O monólogo.
Parte Prática. Desenvolvimento geral dos Projetos: Argumentos e Escaletas (IV)
Material de Apoio: Apostila 5.
BIBLIOGRAFIA:
1. ARISTÓTELES. Poética. Tradução, introdução e notas de Alicia Villar Lecumberri. Madrid: Clásicos de Grecia y Roma Alizanza Editorial, 2014.
2. CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
3. FURTADO, Jorge. Um astronauta no Chipre. Porto Alegre: Artes Ofícios, 1992.
4. HUDSON, Kim. The Virgin's Promise: Writing Stories of Feminine Creative, Spiritual, and Sexual Awakening. Michael Wiese Productions, 2010.
5. MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
6. MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Me alugo para sonhar. Niterói: Casa Jorge Editorial, 1997.
7. MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Tradução de Chico Marés. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
8. MCKEE, Robert. Diálogo: a arte da ação verbal na página, no placo e na tela. Curitiba: Arte & Letra, 2018.
9. ROJAS, J. Eliseo em 100 perguntas: o roteiro cinematográfico segundo Eliseo Altunaga. São Paulo: Klaxon, 2018.
10. VOGLER, CHRISTOPHER. A jornada do escritor: estruturas míticas para contadores de histórias e roteiristas. Rio de Janeiro: Ampersand, 1997.
Bebeto Abrantes é documentarista, roteirista e diretor de inúmeras produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, tais como: TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV, Discovery Kids, Animal Planet e RTS/TV Púbica suíça,.
Como diretor fez os premiados documentários Me Cuidem-se!, You Tubers; Quando os Suiços imigravam–Nova Friburgo 200 anos; Caminho do Mar; As Batidas do Samba; Recife/Sevilha–João Cabral de Melo Neto; Até Quando?; Histórias de um Brasil Alfabetizado; TV–Quem Faz, Quem Vê.
Roteirizou as Séries 7 X Bossa Nova, Eco-Aventura: Amazônia, Danças Brasileiras” e é criador e roteirista do projeto 3 Antonios & 1 Jobim, que reuniu em ontológico encontro, o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antonio Callado, Antonio Houaiss e o crítico paulista Antonio Cândido.
Trabalhou como diretor de criação nas produtoras Giros Filmes, Mixer/RJ, Panorâmica Comunicação, Pro Digital e Caradecão Filmes.
É professor da Academia Internacional de Cinema (AIC/RJ), 2015-2022.
Curador, com o crítico Carlos Alberto Mattos, do Seminário Online NA REAL_VIRTUAL PARTES 1 e 2, ambas realizadas em 2020 e da terceira edição do Seminário em 2021, com a temática CLÁSSICOS E NOVOS CLÁSSICOS.
Em 2021, juntamente com Cavi Borges, foi Curador das Mostras de Documentários e de Pré-Estreias do Festival Estação Virtual – 35 anos de Cinema Brasileiro.