Conheça mais sobre um dos períodos mais fascinantes da história da arte ocidental. O curso apresentará alguns dos principais artistas do Renascimento, acompanhados por análises de suas obras, relacionando as transformações que ocorrem no campo da arte com o contexto social, político e religioso da época. Em 4 encontros online pela plataforma Zoom, com 2 horas de duração, vamos percorrer tópicos fundamentais para a compreensão desse período.
Aula 1 – 21/08 – A elevação social do artista e o Renascimento como um projeto
Na primeira aula abordaremos as bases do Renascimento e a elevação social dos artistas e das artes visuais que ocorre nesse período. Veremos como escritores e artistas da época colaboraram com a construção da Renascença, louvando a Antiguidade Clássica e jogando para as sombras o período que hoje conhecemos como Idade Média. Também será discutido o conceito de imitação e o valor da matemática e da poesia para as artes visuais daquele momento. Vamos analisar obras de artistas como Giotto, Cimabue, Simone Martini, Fra Angelico, Piero della Francesca, Masaccio, Alberti, Bruneleschi, Donatello, entre outros.
Aula 2 – 22/08 – Poder, mecenato, religião e os novos usos das imagens
Veremos como as inovações dos artistas italianos ecoaram no norte da Europa e relação íntima que a burguesia, como uma classe em ascensão, estabeleceu com a também incipiente pintura a óleo, cujo surgimento se deve aos artistas nórdicos. Serão abordados conflitos religiosos e os novos usos das imagens – antes e depois da Reforma Protestante – analisando como esse contexto e a prática do mecenato influenciaram a difusão de novos gêneros pictóricos, como o retrato. Também problematizaremos as razões que existem por trás da popularização do nu feminino no período em questão. Entre os artistas abordados estão Rogier van der Weyden, Jan van Eyck, Hieronymus Bosch, Sandro Botticelli, Antonio Pollaiolo, Lucas Cranach (o pai e o filho), e outros.
Aula 3 – 28/08 – O triunfo do naturalismo
Se antes mencionamos a influência da arte italiana no norte da Europa, agora vemos como o caminho contrário também ocorre – a influência do norte sobre a Itália via artistas como Antonello da Messina. O principal ponto de discussão é a o conceito de naturalismo e as diferentes tentativas de alcançá-lo. Abordaremos a obra de três grandes nomes da Alta Renascença: Leonardo, Michelângelo e Rafael, sem deixar de pontuar brevemente as contribuições de seus mestres: Verrocchio, Ghirlandaio e Perugino. Também serão trazidos para a discussão as obras de três representantes da Escola de Veneza: Bellini, Ticiano e Lorenzo Lotto, marcando as particularidades da arte em sua região.
Aula 4 – 29/08 – O colapso da Renascença
Discutiremos aspectos anticlássicos na obra tardia de Ticiano, Michelângelo e Rafael, bem como seu legado na obra de artistas de uma geração mais jovem, como Giulio Romano – discípulo de Rafael. Abordaremos o Concílio de Trento, o início do movimento da Contrarreforma e seu impacto na produção artística, como a interdição aos nus em afrescos de Michelângelo e as regras impostas à produção de imagens sacras. O conceito de Maneirismo será introduzido junto a análise de obras de Tintoretto, Rosso Fiorentino, Pontormo, Parmigianino, El Greco, entre outros.