26 jun - 2022 • 10:25 > 26 jun - 2022 • 10:25
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O curso Psicologia Integral: Da teoria à prática integral é voltado para todos aqueles que buscam entender e conhecer a teoria integral de Ken Wilber (de leitores iniciantes a leitores avançados) a partir de uma visão histórica, própria e original do curso, onde a história da filosofia, das ciências e das tradições espirituais se completam, formando, pouco a pouco, de forma didática e cristalina, a teoria integral, o seu significado e as suas aplicações, assim como para todos aqueles que desejam um mapa abrangente (com ferramentas e referências) para a execução, em suas vidas, de um programa de prática integral. O curso é de especial interesse, igualmente, para aqueles, psicólogos, médicos, terapeutas, que desejam também um mapa integral para a sua prática clínica, ou seja, para ajudar seus pacientes e clientes, adotando uma prática clínica integral (uma terapêutica/ psicologia integral).
O PROGRAMA:
O curso Psicologia Integral: Da teoria à prática integral objetiva apresentar a teoria e a prática integral de Ken Wilber de maneira ao mesmo tempo didática, em linguagem acessível para todos os públicos, e rigorosa, visitando as fontes originais da teoria de Wilber e entendendo os problemas que Wilber busca resolver em seu sistema.
O curso Psicologia Integral: Da teoria à prática integral apresenta a teoria e a prática integral através de 3 estratégias ou jornadas.
Jornada pela história das ciências, da filosofia e das tradições espirituais
É difícil entender de maneira adequada e profunda a teoria integral sem conhecer os elementos essenciais da história conjunta das ciências, da filosofia e das tradições espirituais. A didática deste curso, portanto, é apresentar a teoria integral através desse percurso sobre os elementos essenciais dessa história conjunta integrando as visões de mundo e o pensamento pré-moderno, moderno e pós-moderno (da história intelectual ocidental e não-ocidental). Assim, o curso Psicologia Integral: Da teoria à prática integral apresenta a teoria e a prática integral, de forma inédita, em sua genealogia histórica (incluindo a história da filosofia e da psicologia moderna, integrando-as à filosofia contemporânea e às tradições espirituais). Portanto, esse curso é tanto para iniciantes, quanto para iniciados procurando um entendimento mais aprofundado da teoria integral.
Jornada pela literatura secundária do pensamento de Ken Wilber
Ao longo de sua obra, Ken Wilber cita inúmeros (centenas!) de autores da psicologia moderna, das tradições espirituais, teóricos do desenvolvimento humano, pensadores (pré-modernos, modernos, pós-modernos), e assim por diante, cabendo aos seus leitores a tarefa de se atualizarem sobre essa imensa bibliografia (ou seja, sobre a própria história da filosofia, das ciências, das tradições espirituais, etc). O objetivo do curso, portanto, é também ajudar os leitores de Ken Wilber nessa jornada, ou seja, apresentar o corpo essencial desses autores, obras, escolas e tendências de pensamento, assim como mostrar como esses se acomodam dentro da teoria integral, de modo a tornar os leitores de Ken Wilber ainda mais capacitados a acompanharem as suas importantes contribuições para o pensamento contemporâneo.
Jornada pelas ferramentas para o desenvolvimento do potencial humano
O ponto de Wilber para a nossa geração é que nunca antes na história da humanidade, nós tivemos acesso a tantas ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento máximo do potencial humano, assim como a possibilidade de elaboração de um modelo meta-teórico capaz de nos orientar a implementar essas diversas técnicas em nossas vidas cotidianas. É algo notável que no século XXI, como nunca antes, tenhamos acesso às teorias e às práticas das diversas escolas da psicologia moderna, das diversas tradições espirituais da humanidade, das diversas visões de mundo da história da humanidade. Assim, o curso visa instrumentalizar essas ferramentas e psicotécnicas em um mapa didático que nos possibilite identificar e implementar as práticas de modo individualizado que possam ajudar a cada um de nós a desenvolver o máximo do nosso potencial.
PROGRAMAÇÃO:
Curso de 40 horas (em um período de 4 meses) em 10 horas introdutórias de aulas pré-gravadas e 30 horas de aulas expositivas ao vivo via Zoom em 3 finais de semana (sábado e domingo do primeiro final de semana de cada mês).
As aulas expositivas também são gravadas e colocadas disponíveis por 1 mês para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo no final de semana específico.
Certificado: O curso oferece certificado a todo(a)s que completarem as 40 horas do curso.
CALENDÁRIO:
Liberação das 10 horas introdutórias de aulas pré-gravadas: 01/06/2022
Aulas online: 02/07 e 03/07, 06/08 e 07/08, 03/09 e 04/09.
Horário das aulas:
SÁBADO: das 14h00 às 18h30 - com intervalo de 30 minutos
DOMINGO: das 10h00 às 18h30 - com intervalo de 2 horas para almoço
FACILITADOR
O facilitador Gustavo Rodrigues Rocha é professor adjunto no Departamento de Física da UEFS e professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/ UEFS, autor do livro “História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos”, trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX, história e filosofia da psicologia, epistemologia e o diálogo entre ciência, religião e espiritualidade. Bacharel em Física (2003) e Mestre em História da Ciência (2006) pela UFMG. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS (2015), com doutorado sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), como bolsista CAPES-Fulbright, em Cambridge, Massachusetts, EUA (2012-2013). Estágios de pós-doc como “Bolsista Oxford-Templeton para a América Latina”, na Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) (2016-2018), EUA, como parte do projeto “Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina” do Centro Ian Ramsey para a Ciência e Religião da Universidade de Oxford, Reino Unido, e, atualmente, como bolsista de pós-doc CAPES na UFMG, onde desenvolve o Projeto de Pesquisa “Visões de Mundo, Epistemes Rejeitadas e o Sistema de Saberes Moderno” e leciona a disciplina “Uma História das Sombras da Ciência Moderna” no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Editor associado do periódico Transversal: International Journal for the Historiography of Science, e presidente da Comissão Interdivisional de Ensino de Ciência (IDTC) da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (IUHPST), Gustavo Rodrigues Rocha tem lecionado também em programas de pós-graduação em psicologia transpessoal e psicologia integral, onde expõe a teoria integral de Ken Wilber, assim como aplicado a teoria integral a diversas áreas de estudos, a exemplo do seu artigo “Perspectivas Metodológicas: Uma Proposta de Modelo Meta-Teórico para as Teorias de Aprendizagem” de 2009.
CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6552009596083138
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Organização sem fins lucrativos que atua na disseminação da Abordagem Integral, fomentando sua aplicação no desenvolvimento pessoal, organizacional e social, através de estudos, curso, práticas e compartilhamento de experiências - https://institutointegralbrasil.com.br/
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