Fale com o produtor

Curso Paixão e Loucura (Berta Hoffmann)

05 ago - 2026 • 20:00 > 19 ago - 2026 • 21:30

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Curso Paixão e Loucura (Berta Hoffmann)

05 ago - 2026 • 20:00 > 19 ago - 2026 • 21:30

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Descrição do evento

Curso Paixão e Loucura nos limites da clínica psicanalítica 

5, 12, 19 agosto 2026, quartas-feiras - 20h-21h30 | on-line


Coordenadora: Berta Hoffmann Azevedo, psicanalista, membro efetivo e docente da SBPSP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP e cocoordenadora do módulo “História da Escuta Psicanalítica” no curso Introdução à Escuta Psicanalítica da Diretoria de Atendimento à Comunidade (DAC) da SBPSP. É autora do livro “Crise Pseudoepiléptica”, na Coleção Clínica Psicanalítica/Pesrson, e de “Paixão e loucura nos limites da clínica psicanalítica” (Ed. Blucher. Foi editora do Jornal de Psicanálise da SBPSP de 2021-2024 e atual editora da Revista Brasileira de Psicanálise da FEBRAPSI.


Com base no livro Paixão e a loucura nos limites da clínica psicanalítica, o curso se dedica a examinar situações clínicas situadas nos limites da paixão, da loucura e da analisabilidade. Parte-se da aproximação com a linguagem do pensamento louco, ao mesmo tempo íntima e desconcertante, para interrogar o lugar do analista diante dessas experiências. Nesse percurso, serão abordados os desafios que tais configurações impõem ao manejo clínico e às possibilidades de simbolização, especialmente em análises marcadas por paixões extremas e pelas medidas radicais frequentemente mobilizadas para contê-las, convocando do analista hospitalidade e imaginação.


As aulas serão gravadas

Com Certificado (vale como atividade complementar para a universidade). É necessário 75% de presença. 


Gratuito para bolsistas SBPRJ e duas vagas gratuitas para estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail:  [email protected]


Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ - SBPRJ

Desde a sua fundação - em 1959, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece também uma formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.