10 jun - 2025 • 09:00 > 24 jun - 2025 • 10:30
10 jun - 2025 • 09:00 > 24 jun - 2025 • 10:30
Curso Os destinos do brincar na adolescência: destrutividade e sobrevivência do objeto (Fernanda F. Paes)
Datas 10, 17 e 24 de junho de 2025 - terças-feiras | 9h-10h30 - via Zoom
Ministrado por Fernanda F. Paes – professora e supervisora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com Crianças da PUC-Rio. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela mesma universidade. Autora de diversos artigos na área da clínica da infância e da adolescência e da tese “O brincar e os paradoxos da simbolização na clínica psicanalítica com crianças”.
Ementa:
Sobreviver à morte do filho maravilhoso da primeira infância, dos pais imortais; buscar identificações horizontais numa tentativa desenfreada de pertencer a si mesmo; tornar-se a origem de sua própria linhagem. A todo esse trabalho que o sujeito adolescente enfrenta, soma-se a questão fundamental apontada por Roussillon: a revolução subjetiva desencadeada pelo acesso ao gozo orgástico e a relação paradoxal que o Eu estabelece com essa nova modalidade de experiência e com o afeto que a caracteriza.
Mergulharemos no mundo do adolescente contemporâneo: nos jogos virtuais, nos fóruns anônimos de socialização, nos códigos de categorização de grupos. Procuraremos pensar como os conceitos winnicottianos de destrutividade e de sobrevivência do objeto podem nos oferecer caminhos de aproximação a essa problemática, que parece remontar às formas primárias de vivência do autoerotismo e à maneira como esse objeto pôde, historicamente, se apresentar como um objeto "suficientemente brincante".
Com Certificado (vale como atividade complementar para a universidade). É necessário 75% de presença.
Gratuito para bolsistas SBPRJ
Duas vagas gratuitas para estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ
https://www.sbprj.org.br/blog/categories/cursos-1
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ - SBPRJ
Desde a sua fundação - em 1959, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece também uma formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.