17 jul - 2025 • 19:00 > 13 ago - 2025 • 21:00
17 jul - 2025 • 19:00 > 13 ago - 2025 • 21:00
Desde o surgimento das primeiras técnicas fotográficas, as mulheres desempenharam um papel criativo fundamental para que a fotografia se consolidasse como uma das principais marcas da cultura visual de nossos tempos. No entanto, por que, ao mencionarmos os principais nomes da História da Fotografia ou ao discutirmos as temáticas mais recorrentes na produção fotográfica moderna, as mulheres raramente ocupam lugar de destaque?
A partir de um panorama da relação das mulheres com a prática fotográfica no Ocidente — especialmente na primeira metade do século XX —, o curso propõe uma análise histórica das experiências de mulheres que participaram ativamente do desenvolvimento da fotografia, tanto como campo profissional quanto como linguagem artística. Serão abordadas as trajetórias e obras de fotógrafas como Lee Miller, Berenice Abbott, Lisette Model, Hildegard Rosenthal, Gerda Taro, Grete Stern, Lola Álvarez Bravo, Marianne Brandt, Kati Horna, Dora Maar, Ilse Bing, Annemarie Heinrich, Francesca Woodman, Claude Cahun, entre outras, com o objetivo de discutir questões ligadas ao marcador social de gênero.
Suas produções suscitam reflexões sobre temas como as condições de produção para mulheres artistas, a relação das mulheres com as cidades, a organização do olhar no ato fotográfico, a interação com as pessoas fotografadas, a representação feminina na fotografia e o uso da própria imagem como forma de experimentação artística, entre outros.
O objetivo do curso é ampliar as referências de participantes em relação à história da fotografia, oferecendo exemplos e trajetórias que diversifiquem a compreensão da prática fotográfica no século XX. Além disso, busca evidenciar o impacto do sistema de diferenciação de gêneros na produção artística em nossa sociedade.
Datas: 16, 23, 30 de julho, 06 e 13 de agosto de 2025
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Você as vê, agora não as vê mais
- Fotografia & Gênero: disputas epistemológicas
- Presenças e ausências nos primeiros anos da História da Fotografia
- Uma História de Mulheres Fotógrafas / Estudos de gênero na Fotografia: definindo um campo de pesquisa
Aula 2 – A Fotografia na Encruzilhada
- O ofício da Fotografia: condições de produção para mulheres
- Fotografia é Arte? Do pictorialismo à narrativa moderna
- A participação feminina no desenvolvimento da linguagem moderna da fotografia
Aula 3 – Mulheres Modernas
- “A Nova Mulher” e a Cultura Visual da modernidade
- Mulheres fotógrafas nas vanguardas europeias
- Fotógrafas imigrantes na América
- Parcerias e apagamentos
Aula 4 – Mulheres com suas câmeras
- Mulheres na cidade moderna
- Corpo, espaço e relações do olhar na fotografia produzida por mulheres
- O autorretrato e a criação de si
Aula 5 – Artistas mulheres / Mulheres Artistas
- Narrativas sobre mulheres fotógrafas: discutindo pioneirismo e genialidade
- Mulheres artistas e a fotografia: do arquivo à performance
- Caminhos para uma crítica feminista
Sobre a professora
Lúcia Lima é professora, pesquisadora e fotógrafa. É mestre em Artes pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da Universidade de São Paulo (USP), onde também se graduou em Letras. Possui formação livre em Fotografia e tem especial interesse nas relações entre arte e gênero, investigando a atuação de mulheres na História da Fotografia sob a perspectiva crítica feminista.
Atua como professora de Artes na rede particular de Ensino Básico e ministra cursos livres voltados à Fotografia e à História da Arte. Em sua pesquisa de mestrado — Hildegard Rosenthal e as experiências de modernidade para mulheres fotógrafas no Brasil na década de 1940 —, desenvolvida com bolsa CAPES e orientação da professora doutora Helouise Costa, investigou a produção da fotógrafa de origem alemã à luz das especificidades das experiências femininas na fotografia, especialmente no contexto do desenvolvimento da linguagem moderna no Brasil.
Integra o grupo de pesquisa do CNPq Gênero, Arte, Artefatos e Imagens (GAAI), que promove eventos e encontros sobre mulheres no campo das artes. Seus estudos sobre mulheres na fotografia moderna foram apresentados em eventos como o Festival de Arte Analógica (Unibes Cultural, 2024) e em congressos internacionais, como o XI Simposio Otras Historias de la Fotografía (Universidad de los Andes, Bogotá – Colômbia, 2023).
Em 2023, publicou com Helouise Costa o capítulo Em busca do espírito da cidade moderna: mulheres fotógrafas em deslocamento no entreguerras, no catálogo da exposição MODERNAS! São Paulo vista por elas, organizada pelo Museu Judaico de São Paulo.
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.