23 out - 2025 • 19:00 > 13 nov - 2025 • 21:00
23 out - 2025 • 19:00 > 13 nov - 2025 • 21:00
Como a poesia contemporânea aborda o luto? Um afeto desestabilizador pode adquirir forma estética?
Este curso propõe uma introdução a autores brasileiros deste século, cujo interesse comum é a elaboração criativa do luto. Em quatro aulas, os inscritos conhecerão uma pequena história da poesia, passando por temas como gêneros e imagens tradicionais, as soluções estéticas escolhidas para falar sobre o esvair da vida, a transformação de espaços conhecidos, a morte de pessoas próximas e a presença de seus fantasmas.
Público-alvo: interessados em geral.
Datas: 23, 30 de outubro, 06 e 13 de novembro de 2025
Quintas-feiras
Horário: das 19h00 às 21h00
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – O corte radical de nossas vidas: emoções, impasses, elaborações
Imagens fúnebres na literatura e na psicanálise
Escrita e luto: às voltas com Roland Barthes
Epitáfios e inscrições tumulares
Aula 2 – Enfrentar a morada vazia: uma imagem, algumas poetas
O imaginário da casa: Júlia de Souza
O espaço e o tempo: Simone Brantes, Mariana Godoy
A temporalidade do luto: Leila Danziger
Aula 3 – Inumações, evocações: o domínio da subjetividade
O poema elegíaco
A lamentação na poesia moderna brasileira: Manuel Bandeira
Reinvenções do presente: Astrid Cabral, Natália Agra
Aula 4 – Conviver com os nossos mortos: alguns fantasmas de nossa história
Luto e história na cultura brasileira
Políticas do luto no tempo atual
Lutos coletivos em Carlito Azevedo, Aline Motta e Prisca Agustoni
Sobre o professor
Fadul Moura é doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Ministrou aulas de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas, e de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, realiza estágio de residência em pesquisa na UFMG, como bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No âmbito da crítica, é co-organizador de Espaços convergentes: literatura, memória cultural, arte (2019); no campo da criação literária, é autor de Travessia por (Laranja Original, 2022).
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.