O que são projetos STEAM?
Uma educação de qualidade depende de vários fatores, entre eles, possibilitar o desenvolvimento de competências gerais, conectadas às habilidades do século XXI, como lidar com problemas complexos, desenvolver a investigação científica, o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração. Com foco neste cenário, desde 2016 pesquisamos e construímos experiências para variadas instituições considerando o potencial da Aprendizagem Baseada em Projetos como pilar para a implementação de propostas transdisciplinares com foco em STEAM (iniciais de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, ou, em português, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Como será a formação?
O encontro será online e síncrono, realizado pela plataforma ZOOM. A proposta envolverá a vivência de uma atividade baseada em um projeto STEAM, a análise da vivência por meio de uma dinâmica e a sistematização de conceitos fundamentais sobre projetos STEAM. Ao realizar a sua inscrição, você receberá materiais de apoio que indicamos como preparação para a formação.
Data: sábado, 22 de janeiro de 2022
Horário: das 9h às 13h
Formato: Online e síncrono (via ZOOM)
A formação será realizada pelos organizadores da obra STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica.
Lilian Bacich
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Especialista do Movimento pela Base, participou de formações que auxiliaram os redatores na produção dos currículos estaduais alinhados à BNCC; produziu, pela Tríade Educacional e disponibilizados no site do MEC, itinerários formativos com foco em STEAM. Colaborou na redação dos referenciais curriculares para a elaboração dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação; Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula. Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades. Professora do curso de extensão em Metodologias Ativas na PUC-COGEAE. Cofundadora da Tríade Educacional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0251916117872077
Leandro Holanda
Mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Possui experiência como gestor educacional em escolas privadas, e como especialista em educação em empresas como a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Microsoft e Editora Moderna. Participou de formações sobre STEM na NSTA em Atlanta e na Universidade de Stanford. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao prêmio Jabuti em 2016. Co-organizador do livro: STEAM em sala de aula, Editora Penso. Coordenador da equipe de elaboração do percurso formativo de Ciências desenvolvido pelo Instituto Reúna em parceria com a Fundação Lemann e disponibilizado pelo ProBNCC e pela Frente de Formação Continuada para os novos currículos do CONSED. Professor de Metodologias Ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades. Professor de curso de extensão na PUC-SP. Cofundador da Tríade Educacional.