13 out - 2025 • 19:00 > 03 nov - 2025 • 21:00
13 out - 2025 • 19:00 > 03 nov - 2025 • 21:00
Este curso propõe uma reflexão crítica sobre o lugar da fotografia na história da arte, desde sua invenção no século XIX até os dias atuais. Propõe uma breve introdução a essa história para, nos encontros seguintes, explorar linguagens como escultura, performance e literatura sob a perspectiva do uso da fotografia como instrumento, além de mostrar como, ao longo do tempo, a fotografia foi incorporada à produção de obras escultóricas, performativas e literárias, integrando o processo artístico — mesmo que nem sempre tenha sido reconhecida como “arte”.
Mais do que uma técnica de registro, a fotografia é um elemento fundamental na transformação e ampliação das linguagens artísticas. Como apontou o teórico e ensaísta Walter Benjamin, “a importância da reprodução fotográfica de obras de arte para a função artística é muito maior que a construção mais ou menos artística de uma fotografia”.
Destinado a todos os interessados em fotografia, o curso busca promover o diálogo em torno de imagens da história da arte, trazendo leituras críticas que ampliem o repertório visual e conceitual dos participantes, valorizando diferentes olhares sobre a imagem no mundo contemporâneo.
Datas: 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro de 2025
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Encontro 1 – A história da arte como história da fotografia
Breve panorama da história da fotografia, desde sua invenção no século XIX até os dias atuais, com foco no contexto brasileiro e nas obras de artistas como Hercules Florence, Militão Augusto de Azevedo, Cristiano Júnior, Claudia Andujar, Leticia Ramos, Mayara Ferrão, etc. Esta introdução parte do texto Pequena história da fotografia (1931), de Walter Benjamin, e discute a subjetividade na construção histórica.
Encontro 2 – Fotografia e Escultura: sujeito, objeto e sombra
Desde o século XIX, a fotografia faz parte dos processos artísticos escultóricos ao registrar modelos e obras finalizadas (como no caso de Brancusi) ou em processo (como em Rodin). Nesse sentido, como observamos hoje essas imagens? E se a escultura “documentada” já não existir? Imagens de Rodin e Brancusi serão colocadas em diálogo com artistas mais contemporâneos como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Lucia Koch, Nuno Ramos e Cildo Meirelles.
Encontro 3 – Fotografia e Performance: presença, ausência e arquivo
Desde a década de 1960, com a arte conceitual, a fotografia passou a ser utilizada no registro de ações efêmeras, fossem estas de natureza mais escultórica ou mais performativa. Como se relacionam essas imagens com as do século anterior? O que podemos aprender aproximando as imagens de Antonio Manuel na abertura da exposição do XIX Salão de Arte Moderna no MAM, Rio de Janeiro, em 1970, com a de Auguste Neyt, fotografado por Gaudenzio Marconi em 1877?
Trabalhos de artistas como Lenora de Barros, Francesca Woodman, Andrea Fraser, Tino Sehgal e Eleonora Fabião serão apresentados nesta discussão sobre a distinção entre documento e obra, propondo novas formas de pensar a presença, a mediação e o registro no campo da arte contemporânea.
Encontro 4 – Fotografia e Literatura: imagem e palavra
Esse encontro discute a relação entre fotografia e palavra, explorando como a linguagem escrita pode complementar a imagem fotográfica e analisa casos em que a palavra vai além da legenda ou explicação tradicional, assumindo um papel plástico e conceitual dentro da fotografia, como nas obras de Duane Michals e Lenora de Barros. Também aborda a interdependência entre texto e imagem em obras artísticas e literárias, como nos casos de Clarice Lispector e W. G. Sebald.
Sobre o professor
Filipe dos Santos Barrocas (Lisboa, 1982) é artista e professor, e vive entre Lisboa e São Paulo desde 2010. O trabalho que tem vindo a desenvolver, partindo da fotografia, situa-se na intersecção entre as artes visuais e as artes performativas. Doutorado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, com passagem pela Universidade Nova de Lisboa, investigou as imagens associadas ao mito fundador do Brasil. A sua pesquisa de mestrado – publicada na edição de autor O corpo neutro – explorou a relação entre literatura, escultura, performance e fotografia.
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A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
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