20 jan - 2026 • 19:00 > 24 fev - 2026 • 21:00
20 jan - 2026 • 19:00 > 24 fev - 2026 • 21:00
A loucura sempre encontrou nas artes visuais um espaço privilegiado de figuração. Iluminuras e marginalia medievais, pinturas renascentistas, gravuras satíricas, retratos clínicos e ilustrações psiquiátricas ilustram os diversos tipos de loucos, moldando e reforçando as percepções sociais e os tratamentos que lhe eram conferidos.
Este curso acompanha, a partir desses suportes, o movimento histórico que vai da multiplicidade de figurações medievais ao estreitamento moderno, quando a pluralidade das imagens cedeu lugar à tipificação médica. Em diálogo com Michel Foucault, realizaremos um sobrevoo pela história da arte ocidental e refletiremos sobre como arte e discursos de outras ordens — moral, jurídico, religioso, médico — se reforçam mutuamente, ora abrindo, ora reduzindo as possibilidades de ver e dizer a loucura.
Com base nesse panorama e nesse repertório, questionaremos as possibilidades e potencialidades da figuração dos loucos e da loucura na arte contemporânea, em especial a brasileira.
Datas: 20, 27 de janeiro, 03, 10 e 24 de fevereiro de 2026
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 440,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – As figurações do louco na Idade Média
Pluralidade das figurações: iluminuras, marginalia e as figurações do insensato. Louco de Deus, louco de amor, louco de luxúria, simples de espírito e bufões. A organização figurativo-artística dos diversos discursos sobre a loucura.
Aula 2 – Os loucos na arte da Renascença
Alegoria e sátira na pintura e na gravura renascentistas. Do trágico cósmico à consciência crítica de si. A emergência de um discurso artístico sobre a loucura.
Aula 3 – A captura artística da loucura na Idade Clássica
Moralização e disciplina: caricaturas e figurações do aparato correicional. O deslocamento da loucura para o campo da ordem social e moral. O estreitamento da figuração sob novas regularidades.
Aula 4 – A medicalização da loucura na Modernidade
Retratos clínicos e ilustrações psiquiátricas: a tipificação nosográfica. Da pluralidade à hegemonia do discurso médico: melancolia, mania, histeria. O eclipse da experiência trágica e a captura da imagem pela ciência.
Aula 5 – Possibilidades de abertura: novas figurações da loucura
A problematização da captura da loucura pelo discurso médico. A arte como espaço de visibilidade para experiências não normativas. Novas figurações e potencialidades: estudo de caso com obras do acervo MAM-SP.
Sobre a professora:
Daniela Lima Barros é doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em regime de co-tutela na Universidade de Lisboa (ULisboa). Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centro de Filosofia da ULisboa (CFUL), junto ao grupo Praxis (Practical Philosophy Research Group). Possui formação em Fotografia com ênfase em Artes Visuais pelo Ateliê da Imagem (RJ). Desenvolve pesquisas na área de filosofia francesa contemporânea, com ênfase no pensamento de Michel Foucault, sendo integrante do diretório de pesquisadores do Centre Michel Foucault (CMF-IMEC). Autora de, entre outros, “Corpo-vetor e Corpo-utópico” (In: Pandemia Crítica, Editora N-1, 2021) e “A relação entre a água e a loucura em Histoire de la Folie” (Revista Kriterion). Em Portugal, publicou o ensaio “A questão do estrangeiro: um duplo-convite ao espanto” (In: Volta Para Tua Terra – 50 anos da Revolução dos Cravos, Editora Urutau, 2024). Escreveu ensaios para diversos espaços, entre os quais o Instituto Moreira Salles (IMS-RJ).
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