15 jan - 2026 • 19:00 > 05 fev - 2026 • 21:00
15 jan - 2026 • 19:00 > 05 fev - 2026 • 21:00
O curso propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre arte, monumentos e espaço público, a partir do conceito de patrimônio sensível. Serão discutidos os vínculos entre memória, identidade e representatividade no espaço urbano, bem como os processos de apagamento, disputa e ressignificação de monumentos em diferentes contextos históricos e sociais. A proposta é estimular leituras críticas sobre o espaço urbano, reconhecendo suas múltiplas camadas históricas, artísticas, políticas e simbólicas.
Nas aulas, serão contemplados marcos fundamentais da história da arte e da cidade, com ênfase na criação do MAM-SP e do Parque do Ibirapuera, compreendidos como símbolos da modernidade brasileira e espaços de formação cultural. Também serão explorados exemplos nacionais e internacionais que permitam pensar como a arte contemporânea, as intervenções urbanas e os movimentos sociais reconfiguram o sentido de monumento e patrimônio na atualidade.
Datas: 15, 22, 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2026
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Arte, cidade e memória coletiva
Espaço público e patrimônio sensível: debates na atualidade
Monumento vs. Antimonumento: funções sociais e políticas da arte pública
Patrimônio, memória e disputa de narrativas no espaço urbano
Aula 2 – Modernismo, São Paulo e a criação do Parque Ibirapuera
Contexto histórico de São Paulo nos anos 1950: industrialização, urbanismo moderno e políticas culturais
Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx
Monumentos no Ibirapuera: Obelisco, Monumento às Bandeiras e o debate sobre suas representações
Aula 3 – O MAM-SP e a arte moderna no Brasil
A fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948)
O papel das Bienais de Arte como difusoras da arte moderna e contemporânea
Relação entre o MAM e o Ibirapuera: arquitetura, exposições e público
Aula 4 – Arte contemporânea, monumentos e disputas no espaço público
Intervenções artísticas no Ibirapuera e em São Paulo: do grafite às performances
O museu fora do museu: práticas contemporâneas que tensionam a ideia de monumento
Sobre a professora:
Ana Hoffmann é professora no Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, onde atua nas áreas de história da arte brasileira e história da crítica de arte e da curadoria. É membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da mesma universidade. Tem mestrado pela Unicamp e doutorado pela USP. Atua também nas áreas de curadoria e gestão cultural. É autora, entre outros, do livro Aldemir Martins (Editora Folha de S. Paulo).
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.