25 set - 2020 • 19:00 > 23 out - 2020 • 21:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
Olá a todos,
É com muita alegria que compartilho a parceria com a Associação dos Fisioterapeutas do Brasil para ministrar o curso online sobre Prática Baseada em Ciências – PBC para clínicos, estudantes e professores. Serão quatro módulos interativos, com inúmeras práticas, utilizando programas inovadores (prezi, mentimeter e powtoon) de duas horas cada, com os objetivos de aprimorar conceitos e terminologias sobre pesquisa clínica em Fisioterapia, utilizar bases de dados para busca dos estudos, desvendar os conteúdos dos tipos de estudos (validade interna), iniciar com os cálculos e a interpretação estatística, bem como auxiliar na tomada de decisão diante do cliente.
Preparamos uma surpresa para os primeiros inscritos, que será uma mentoria sobre estratégia de busca e auxilio na escrita de um artigo científico.
Os módulos e os conteúdos serão divididos em:
Módulo 1) - 25/09/2020
Porque o Fisioterapeuta precisa e deve consumir a pesquisa clínica, prática baseada em evidências e prática baseada em ciências, terminologia utilizada em pesquisa clínica, como interpretar a pergunta de um texto científico e entender como se encaixa nas minhas necessidades (uso do acrônimo PICOT), principais tipos de estudos, como encontrar e ter os textos científicos para leitura (o que são bases de dados) e diferenças entre os tipos de jornais/revistas científicas.
Módulo 2) - 02/10/2020
Eu consigo fazer pesquisa em meu consultório/clínica? Quais são as barreiras para se pesquisar, princípios de bioética (como registrar minha pesquisa que desejo fazer no meu consultório/clínica), tipos de estudos em Fisioterapia, o que são desfechos clínicos (primários e secundários), como publicar seu estudo, leitura crítica dos textos e discussão de alguns textos dos participantes.
Módulo 3) - 16/10/2020
Como ler e interpretar uma revisão sistemática (Cochrane e não Cochrane), tipos de revisão atuais, como ler e interpretar uma metanálise, é possível aplicar os resultados de uma revisão sistemática com os meus clientes/pacientes? como ler e interpretar um ensaio clínico aleatório, o que diferencia um ensaio clínico com alto risco de viés e baixo risco de viés? e introdução à bioestatística e como fazer com que ela seja sua aliada.
Módulo 4) - 23/10/2020
A importância dos relatos de casos e como prepará-lo baseado em simulações/predições, testes estatísticos mais frequentes dos ensaios clínicos e dos estudos transversais, medidas que contribuem para melhor interpretação dos resultados/desfechos (tamanho de efeito, mínima mudança detectável, diferença mínima clinicamente importante, entre outras) e componentes de um projeto de pesquisa.
Ministrante:
Prof. Jefferson R. Cardoso
Fisioterapeuta – Crefito 8/11245
Prof. Universitário por 30 anos
Mestrado em Educação e Saúde pela Maastricht University, Holanda
Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Pós-Doutorados no Dept. of Physical Therapy, Movement, and Rehabilitation Sciences da Northeastern University, Boston e na University of Central Lancashire (UCLAn) em Preston, Reino Unido
Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D, CNPq
Orientou cerca de 30 alunos de mestrado e doutorado
Publicou mais de 130 artigos científicos, Fator H = 20
Fez parte da Comissão Científica do XVII Congresso Mundial de Fisioterapia (2015), em Cingapura, como representante da América do Sul
Formação nos conceitos Halliwick, Watsu e Bad Ragaz
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Roseliane Andrade
Gestora do Evento