Fale com o produtor

O evento já encerrou...

CURSO ONLINE CINEMA | SOFIA COPPOLA & Sua Juventude Transviada

Evento encerrado

CURSO ONLINE CINEMA | SOFIA COPPOLA & Sua Juventude Transviada

10 jul - 2023 • 20:00 > 31 jul - 2023 • 22:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

SOFIA COPPOLA
& Sua Juventude Transviada

COM FILIPPO PITANGA

INÍCIO 10/ 07/2023 20H

Aulas on-line, ao vivo!

Caso perca algum encontro, entre em contato conosco que encaminhamos a gravação para você!

Atenção - as gravações são encaminhadas o o link de acesso liberado exclusivamente para o e-mail utilizado no cadastro para o evento.


“Encontros e Desencontros”, “As Virgens Suicidas”, “The Bling Ring”... todos estes caminhos apontam para uma só direção: Sofia Coppola. Mas quais diálogos estes filmes apontam? Quais são os seus favoritos? E os nossos? Então, vem com a gente descobrir um pouco mais sobre esta grande cineastaroteiristaprodutora e até atriz ítalo-norte-americana e sua linguagem cinematográfica. Ganhadora do Oscar de Melhor Roteiro Original pelo filme “Encontros e Desencontros” em 2003 e se tornando a terceira mulher a ser indicada para um Oscar de melhor direção, também quebrou paradigmas, em 2010, com o drama “Um Lugar Qualquer”, pelo qual ela se tornou a quarta cineasta dos Estados Unidos (dentre eles a primeira mulher) a ganhar o Leão de Ouro, o maior prêmio no Festival de Cinema de Veneza. Além de ter ganhado a prestigiada láurea de direção no Festival de Cannes em 2017 pelo filme “O Estranho que Nós Amamos”, conseguindo distanciar-se e criar uma linguagem autoral própria radicalmente diferente da de seu legado como filha dos também cineastas, produtores e roteiristas Eleanor e Francis Ford Coppola, e da Nova Hollywood na qual seus pais se enquadram.


1) Origens familiares de cineastas e artistas, como seus pais, irmãos, tios, companheiros e primos, todos colocados em diálogo metalingüístico com seus filmes funcionando como uma verdadeira crônica de Hollywood como uma grande família. A representação de grandes períodos históricos na telona e sua construção de personagens femininas tridimensionalizadas.

 Filmes sugeridos: “As Virgens Suicidas” e “Encontros e Desencontros”.


2) A consagração internacional nos grandes Festivais e no Oscar, levando a ousadias maiores e arrojos estéticos de época.

 Filmes sugeridos: “Maria Antonieta” e “O Estranho que Nós Amamos”.


3)  O trabalho com a música, a moda e o universo fashion, desde bandas como Flaming Llips a White Stripes, e de grandes marcas como Dior e Cartier, costurando uma crônica irônica e crítica sobre o luxo e excessos do mundo da fama.

 Filmes sugeridos: “Um Lugar Qualquer” e “Bling Ring: A Gangue de Hollywood”.


4)  O trabalho com comediantes numa espécie de subgênero do humor melancólico e a tentativa de racialização de seus filmes com temas mais plurais, além da produção com plataformas de streaming como Netflix e AppleTV+.

 Filme sugerido “A Very Murray Christmas” e “On The Rocks”

 

Material exemplificativo – Drops em artigo:

https://www.aicinema.com.br/os-filmes-de-sofia-coppola/


Filippo Pitanga

Natural do Rio. Advogado, jornalista, curador e crítico de Cinema. Mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-graduando em cinema pela Estácio. Membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), Sesc, EBC, Casa do Saber e etc. Apresentador e roteirista da Sessão AIC no Canal Like (530 da NET). Oficineiro do Cine Ceará com o Laboratório de Adaptação Cinematográfica para o Cinema. Curador no CineFantasy – International Fantastic Film Festival, ROTA – Festival de Roteiros Audiovisuais, Festival Olhar Periférico, Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual (Fica.vc), no Fest Cine Pedra Azul, já tendo atuado como curador no Festival Rio Fantastik, Cine Tamoio etc. Consultor na curadoria da itinerância do 25º Festival de Cinema de Vitória. Curador de Cineclubes AIC, Cineclube Estação Net de Cinema, Cineclube Ação e Reflexão, Cineclube Casa do Saber etc. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Fundador e colunista da Revista Acadêmica A Forca de Judas – ISSN: 2764-331X. Colunista fixo da Revista Fórum, colaborador da Carta Capital e da Justificando, do Cinema Para Sempre e Vertentes do Cinema. Host e fundador do Podcast Reserva Imovision. Membro fixo do Podcast Cinema em Série. Autor do livro “Lágrimas Entre Caixas” e de artigos em livros como “O Último Durão – Centenário Kirk Douglas” e “John Carpenter: O Medo É Só O Começo”, “Star Trek”, “Centenário Frank Sinatra: A Voz no Cinema”, “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, “Rock Terror”, “George A. Romero – A Crônica Social dos Mortos-Vivos”, “Um Porto no Purgatório: Impressões sobre o Cinema de Frederico Machado”, “O Melhor do Terror dos Anos 90”, e de Livro inédito de comemoração aos 10 Anos do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, ora no prelo. Produtor de eventos e pré-estreias no Cine Odeon. Consultor de filmes como “Torre das Donzelas” de Susanna Lira e obras como “Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos” e “Ivan – The TerrirBle” de Mario Abbade, “Filhos da Revolução” de Luciana Sérvulo, e, na fase de distribuição, de “Eu, Pecador” de Nelson Hoineff. Curador e produtor de Mostras e eventos especiais como Centenário Ingmar Bergman, Centenário Maya Deren, 80 Anos de Leon Hirszman, 60 Anos de Carreira de Helena Ignez e Antônio Pitanga e 50 de Carreira de Tonico Pereira. Mediador de debates no Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival de Cinema de Vitória, Festival de Cinema de Belo Jardim, Mostra Curta Vazantes e Cinefantasy etc. Participou como membro de Júris internacionais oficiais do Stockholm International Film Festival, do FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, Festival de Cinema de Vitória, Cine Ceará etc. Também membro de Júris do Canal Brasil em Festivais Nacionais e Internacionais como Mostra Tiradentes e AnimaMundi, do Júri ACCRJ do Festival Curta Cinema e da Mostra do Filme Livre, do Júri FIPRESCI do Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival Internacional Pequeno Cineasta, entre outros. Ex-comentarista de Cinema convidado no programa “Você na MPB” da rádio MPB-FM e do programa Cine Rooftop do canal Paramount.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Midrash Centro Cultural

Inaugurado em 2009, o Midrash Centro Cultural foi idealizado e concebido pelo Rabino Nilton Bonder e hoje é referência na Cidade do Rio de Janeiro como centro de estudos judaicos e de um espaço de cultura. As atividades ocorrem nas diferentes áreas do fazer, sentir, pensar e ser, em busca de sentido e aperfeiçoamento. Cursos, palestras, grupos de estudo, eventos musicais e artísticos. Sem fins lucrativos, o Midrash oferece eventos gratuitos e cursos pagos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora