Fale com o produtor

curso online | arte computacional: produzindo imagens reticuladas, com Alexandre Villares

14 jan - 2026 • 19:00 > 28 jan - 2026 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x

curso online | arte computacional: produzindo imagens reticuladas, com Alexandre Villares

14 jan - 2026 • 19:00 > 28 jan - 2026 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x

Descrição do evento

No final da década de 1960, o artista ítalo-brasileiro Waldemar Cordeiro lançou a série Derivadas de uma imagem, na qual trabalhava com imagens produzidas a partir do uso de computadores. Considerado um dos pioneiros da arte computacional no Brasil, Cordeiro, em parceria com o físico Giorgio Moscati, desenvolveu trabalhos que combinavam digitalização de imagens, algoritmos e grades com sobreposição de elementos gráficos. Suas experiências inauguraram um capítulo importante da história da arte brasileira, no qual arte concreta, ciência e cultura de massa se entrelaçam.

Este curso parte dessa referência histórica para explorar a criação de imagens reticuladas com programação, inspirando-se em técnicas que dialogam com a arte computacional desde suas origens. Serão apresentadas abordagens acessíveis para produzir grades, imagens baseadas em retículas e texturas visuais “ruidosas”, utilizando o algoritmo Perlin Noise, criado por Ken Perlin em 1983 e amplamente difundido no campo da programação criativa.

Usaremos a linguagem de programação Python e a biblioteca py5, que traz o vocabulário visual e a infraestrutura gráfica do Processing para o Python. O curso é aberto a todas as pessoas interessadas em arte e tecnologia, mesmo sem experiência prévia em programação.


Datas: 14, 21 e 28 de janeiro de 2026

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h30

Duração: 3 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 300,00 + taxas


Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final



Programação


Aula 1 – Introdução à arte computacional
Breve histórico e referências de obras de arte com programação: Waldemar Cordeiro e as conexões do concretismo com a programação; Frieder Nake e a estética gerativa de Max Bense; Guilherme Vieira e possíveis reinterpretações da ASCII-art.
Primeiros passos em um ambiente de trabalho com Python e a biblioteca py5. Como produzir grades, filas e colunas de elementos gráficos.

Aula 2 – Consultando cada pixel de uma imagem
Carregando uma imagem, obtendo e manipulando amostras de cor dos elementos; explorando variantes das retículas.
Tempo reservado para experimentação e acompanhamento dos participantes, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento dos resultados.

Aula 3 – Ruído de Perlin e OpenSimplexNoise
Novas referências: apresentação do Perlin Noise e de outras ferramentas para a produção de texturas.
Produzindo imagens com retículas e pequenas animações.
Encerramento do curso.


Sobre o professor:

Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Ministra cursos na graduação e pós-graduação de diversas instituições e é educador de tecnologias e artes no Sesc-SP. Desenvolve material didático aberto, colabora com projetos de software livre e produz diariamente desenhos usando programação.


Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:

[email protected]

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.