22 jul - 2025 • 19:30 > 18 ago - 2025 • 21:30
22 jul - 2025 • 19:30 > 18 ago - 2025 • 21:30
Este curso investiga como as práticas artísticas contemporâneas – incluindo instalação, site specific, happenings e performances – ativam o espaço público e privado como campo de tensão e questionamento. A partir da análise de obras de artistas modernos e contemporâneos, os participantes serão convidados a refletir sobre como a arte intervém na organização do espaço urbano, desestabiliza estruturas consolidadas e propõe novas formas de ocupação e engajamento. Por meio de discussões teóricas e exercícios práticos, o curso busca expandir a compreensão sobre o papel do artista na construção simbólica e material do território.
Datas: 21, 28 de julho, 04, 11 e 18 de agosto de 2025
Segundas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1: A paisagem como discurso I
Esta aula introduz a paisagem como campo de disputa simbólica e material, explorando como a arte reflete e questiona transformações econômicas, políticas e sociais. A partir das obras de Hans Haacke, Mark Lombardi, Edwin Sanchez e Santiago Sierra, discutiremos como diferentes estratégias artísticas – desde investigações sobre redes de poder até intervenções críticas no espaço público – tensionam as relações entre arte, mercado e instituições. Ao analisar esses trabalhos, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do artista na revelação e reconfiguração das paisagens contemporâneas.
Aula 2: A paisagem como discurso II
Análise da paisagem como construção política e social. A partir dos artistas estudados, exploraremos como diferentes abordagens artísticas evidenciam as forças que moldam o espaço urbano e institucional. A aula também abrirá espaço para reflexões críticas e trocas entre os participantes, incentivando conexões entre os exemplos apresentados e o contexto contemporâneo.
Aula 3: Claudia Andujar e a land art
Esta aula propõe um diálogo entre a produção de Claudia Andujar e os principais nomes da Land Art, como Robert Smithson, Michael Heizer e Walter De Maria. Enquanto os artistas da Land Art operam em grande escala no ambiente natural, questionando os limites entre arte e paisagem, Andujar utiliza a fotografia como ferramenta de engajamento na luta pela demarcação do território Yanomami. A partir dessa conexão conceitual, investigaremos como diferentes práticas artísticas podem atuar na construção de narrativas sobre o território, a ocupação da terra e as relações de poder que atravessam esses espaços.
Aula 4: O corpo e o meio
Nesta aula, exploraremos como o corpo se torna um agente de transformação e questionamento do meio em práticas artísticas que tensionam fronteiras entre o indivíduo e o espaço. A partir das obras de Ana Mendieta, Teresa Margolles, Minerva Cuevas e Tehching Hsieh, analisaremos como ações performativas, intervenções e rituais cotidianos ressignificam paisagens sociais e políticas. O corpo, aqui, é tanto matéria quanto linguagem, articulando novas formas de percepção e engajamento com o entorno.
Aula 5: A construção do real
Esta aula investiga como a arte pode questionar e remodelar a noção de realidade por meio da mídia, do controle social e da memória. A partir das práticas de Ztohoven, Chris Burden, Mona Hatoum e Doris Salcedo, analisaremos estratégias que vão desde a infiltração em veículos de comunicação de massa até intervenções que evidenciam dinâmicas de poder e narrativas oficiais. Através desses artistas, discutiremos como a arte pode tensionar os limites entre fato e ficção, presença e ausência, criando novas camadas de significação sobre o real.
Sobre o professor
André Komatsu (1978) nasceu em São Paulo e atualmente vive e trabalha na cidade. É artista visual e educador. Integra a geração que cresceu com a retomada da democracia no Brasil e viu o neoliberalismo ser implementado pelas políticas econômicas nos anos 1990, e é neste contexto que nasce sua obra, cuja pesquisa questiona as diferentes formas de atuação do indivíduo no mundo, a maneira como lida com o espaço urbano e com os poderes estabelecidos. Graduado em artes visuais pela FAAP, realizou exposições individuais como Ordem Casual, no Futurdome, em Milão (2018); When the sun falls down, na Cont(in)una Project/ Galleria Continua, em Pequim (2017); Construção de Valores, no Red Bull Station, em São Paulo (2017). Participou de coletivas como Navalha na carne, no Paglione D’Arte Contemporanea (PAC), em Milão (2018); Troposphere, no Beijing Minsheng Art Museum, em Pequim (2017); Avenida Paulista, no MASP, em São Paulo (2017); So much that it doesn’t fit here – 56ª Bienal de Veneza, Pavilhão do Brasil, em Veneza (2015); Bienal das Américas, no MCA Denver no Colorado (2015); Beyond the Supersquare, no Museu de Arte do Bronx, em Nova York (2014); Sextanisquatsi – Desorden habitable, 10ª Bienal de Monterrey, MARCO, Monterrey (2012).
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.