Fale com o produtor

O evento já encerrou...

curso online | a paisagem como corpo político, com André Komatsu

Carregando recomendações...

curso online | a paisagem como corpo político, com André Komatsu

22 jul - 2025 • 19:30 > 18 ago - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

curso online | a paisagem como corpo político, com André Komatsu

22 jul - 2025 • 19:30 > 18 ago - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

Este curso investiga como as práticas artísticas contemporâneas – incluindo instalação, site specific, happenings e performances – ativam o espaço público e privado como campo de tensão e questionamento. A partir da análise de obras de artistas modernos e contemporâneos, os participantes serão convidados a refletir sobre como a arte intervém na organização do espaço urbano, desestabiliza estruturas consolidadas e propõe novas formas de ocupação e engajamento. Por meio de discussões teóricas e exercícios práticos, o curso busca expandir a compreensão sobre o papel do artista na construção simbólica e material do território.


Datas: 21, 28 de julho, 04, 11 e 18 de agosto de 2025

Segundas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

Duração: 05 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 400,00

 

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final


Programação

Aula 1: A paisagem como discurso I

Esta aula introduz a paisagem como campo de disputa simbólica e material, explorando como a arte reflete e questiona transformações econômicas, políticas e sociais. A partir das obras de Hans Haacke, Mark Lombardi, Edwin Sanchez e Santiago Sierra, discutiremos como diferentes estratégias artísticas – desde investigações sobre redes de poder até intervenções críticas no espaço público – tensionam as relações entre arte, mercado e instituições. Ao analisar esses trabalhos, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do artista na revelação e reconfiguração das paisagens contemporâneas. 


Aula 2: A paisagem como discurso II

Análise da paisagem como construção política e social. A partir dos artistas estudados, exploraremos como diferentes abordagens artísticas evidenciam as forças que moldam o espaço urbano e institucional. A aula também abrirá espaço para reflexões críticas e trocas entre os participantes, incentivando conexões entre os exemplos apresentados e o contexto contemporâneo.


Aula 3:   Claudia Andujar e a land art

Esta aula propõe um diálogo entre a produção de Claudia Andujar e os principais nomes da Land Art, como Robert Smithson, Michael Heizer e Walter De Maria. Enquanto os artistas da Land Art operam em grande escala no ambiente natural, questionando os limites entre arte e paisagem, Andujar utiliza a fotografia como ferramenta de engajamento na luta pela demarcação do território Yanomami. A partir dessa conexão conceitual, investigaremos como diferentes práticas artísticas podem atuar na construção de narrativas sobre o território, a ocupação da terra e as relações de poder que atravessam esses espaços.


Aula 4: O corpo e o meio

Nesta aula, exploraremos como o corpo se torna um agente de transformação e questionamento do meio em práticas artísticas que tensionam fronteiras entre o indivíduo e o espaço. A partir das obras de Ana Mendieta, Teresa Margolles, Minerva Cuevas e Tehching Hsieh, analisaremos como ações performativas, intervenções e rituais cotidianos ressignificam paisagens sociais e políticas. O corpo, aqui, é tanto matéria quanto linguagem, articulando novas formas de percepção e engajamento com o entorno.


Aula 5: A construção do real

Esta aula investiga como a arte pode questionar e remodelar a noção de realidade por meio da mídia, do controle social e da memória. A partir das práticas de Ztohoven, Chris Burden, Mona Hatoum e Doris Salcedo, analisaremos estratégias que vão desde a infiltração em veículos de comunicação de massa até intervenções que evidenciam dinâmicas de poder e narrativas oficiais. Através desses artistas, discutiremos como a arte pode tensionar os limites entre fato e ficção, presença e ausência, criando novas camadas de significação sobre o real.


Sobre o professor

André Komatsu (1978) nasceu em São Paulo e atualmente vive e trabalha na cidade. É artista visual e educador. Integra a geração que cresceu com a retomada da democracia no Brasil e viu o neoliberalismo ser implementado pelas políticas econômicas nos anos 1990, e é neste contexto que nasce sua obra, cuja pesquisa questiona as diferentes formas de atuação do indivíduo no mundo, a maneira como lida com o espaço urbano e com os poderes estabelecidos. Graduado em artes visuais pela FAAP, realizou  exposições individuais como Ordem Casual, no Futurdome, em Milão (2018); When the sun falls down, na Cont(in)una Project/ Galleria Continua, em Pequim (2017); Construção de Valores, no Red Bull Station, em São Paulo (2017). Participou de coletivas como Navalha na carne, no Paglione D’Arte Contemporanea (PAC), em Milão (2018); Troposphere, no Beijing Minsheng Art Museum, em Pequim (2017); Avenida Paulista, no MASP, em São Paulo (2017); So much that it doesn’t fit here – 56ª Bienal de Veneza, Pavilhão do Brasil, em Veneza (2015); Bienal das Américas, no MCA Denver no Colorado (2015); Beyond the Supersquare, no Museu de Arte do Bronx, em Nova York (2014); Sextanisquatsi – Desorden habitable, 10ª Bienal de Monterrey, MARCO, Monterrey (2012).


Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:

[email protected]

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.