Login
O evento já encerrou...
[curso online] A fotografia através da literatura e vice-versa, com Veronica Stigger
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

[curso online] A fotografia através da literatura e vice-versa, com Veronica Stigger

3 mai - 2021 • 18:00 > 24 mai - 2021 • 18:00

Evento Online via Zoom

Descrição

    A fotografia através da literatura e vice-versa, com Veronica Stigger

    3, 10, 17 e 24 de maio 
    segundas-feiras, das 18h às 20h
    via Zoom 
    4 encontros, grátis, com inscrição prévia

    Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas.
    Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
    Caso ainda assim não consiga completar sua inscrição, poderá assistir às aulas na íntegra no nosso canal do Youtube após o término do curso.

    SINOPSE

    Este curso explora algumas das tantas relações entre fotografia e literatura, buscando investigar os limites entre uma arte e outra – ou, mais precisamente, a zona de deslizamento entre ambas, ali onde as formas de uma se transformam nas da outra, ali onde a palavra exige a imagem ou se faz imagem, e vice-versa. Assim, a cada aula, examinaremos em paralelo as obras de dois autores (tanto escritores como fotógrafos), com direito a digressões por outras obras sempre que necessário, de modo a iluminar tais deslizamentos entre literatura e fotografia, que se revelarão também, ao longo do curso, deslizamentos entre texto e imagem, écfrase e ilustração, inconsciente e consciente, eu e outro, história e ficção.

    Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.
    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis no canal do IMS no YouTube após a conclusão do curso.

    PROGRAMA

    1- Fotografia, psicanálise, surrealismo Mário de Andrade produziu inúmeras fotografias, muitas delas registradas em suas viagens. Jorge de Lima realizou uma série de fotomontagens na década de 1940. Tanto em um quanto em outro escritor, há algo de surrealista em seus registros e produções. Mário, por exemplo, intitula uma de suas fotos “Roupas freudianas”. E Jorge de Lima se vale, em geral, de aproximações inusitadas, no melhor estilo proposto por Lautréamont: “Belo como o encontro fortuito, numa mesa de dissecação, de uma máquina de costura e um guarda-chuva”.

    2 - Fotografias e autopsicografias Os artistas-fotógrafos Helena Almeida e Jorge Molder lançam mão do expediente fotográfico para múltiplas encenações do eu. Em Almeida, a fotografia é o produto final de uma performance em que as movimentações e metamorfoses de seu próprio corpo é central. Molder produz séries de fotografias em que encarna um ou mais personagens, por meio de transformações de sua própria fisionomia, muitas vezes em diálogo com a literatura, evocando autores como Joseph Conrad, Samuel Beckett, Carlo Collodi etc.

    3 - Fatos, fotos, fantasmas Os escritores Mario Bellatin e W.G. Sebald inserem, muitas vezes, fotografias em meio a seus livros de ficção. Em seus textos, as imagens costumam assumir a feição de “provas” de uma suposta veracidade da narrativa, como se fossem documentos, ainda que, na maioria das vezes, elas sejam tão ficcionais quanto as palavras.

    4 - Da foto ao texto, do texto à foto: écfrases, ilustrações, traduções No último encontro, observaremos como se dá a passagem da fotografia ao texto literário e vice-versa. Para tal, examinaremos, por um lado, como a fotografia, via écfrase, é transposta para o texto literário, como em algumas passagens de Roberto Bolaño. Por outro, veremos como o texto literário se transmuta em imagem, como nos trabalhos da fotógrafa Maureen Bisilliat.


    PROFESSORA

    Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Doutora em teoria e crítica de arte pela USP, realizou pesquisas de pós-doutorado junto à Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, ao MAC-USP e ao IEL-Unicamp. Atualmente, é professora das pós-graduações em História da Arte, em Fotografia e em Práticas Curatoriais da Faap. Foi curadora, entre outras, das exposições Maria Martins: metamorfoses, O útero do mundo (ambas no MAM-SP) e, com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (Sesc). Entre seus livros de ficção estão Opisanie świata (prêmios da Biblioteca Nacional e São Paulo de Literatura), Sul (prêmio Jabuti) e Sombrio ermo turvo.


    SÉRIE HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA:

    Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série de cursos organizada por Miguel Del Castillo e Thyago Nogueira revê a produção fotográfica através de temas e questões transversais, como a arte, as exposições, a imprensa, as ciências humanas, a moda, a fotografia amadora, a arquitetura, o cinema, o retrato indígena e as discussões raciais.


    Termos e políticas

    Evento online

    Saiba como participar deste evento:

    Antes de tudo,
    cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
    Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
    Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
    Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

    Sobre o organizador

    [curso online] A fotografia através da literatura e vice-versa, com Veronica Stigger

    Instituto Moreira Salles

    O Instituto Moreira Salles está presente em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu importante acervo está distribuído em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas, ZUM e serrote. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito.

    Métodos de pagamento

    Parcele sua compra em até 12x

    Compre com total segurança

    Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

    Precisando de ajuda?

    Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.