Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso: O corpo em Psicanálise: hipocondria e histeria

Carregando recomendações...

Curso: O corpo em Psicanálise: hipocondria e histeria

14 out - 2025 • 19:00 > 21 out - 2025 • 21:15

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Curso: O corpo em Psicanálise: hipocondria e histeria

14 out - 2025 • 19:00 > 21 out - 2025 • 21:15

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Curso: O corpo em Psicanálise: hipocondria e histeria

Datas: 07, 14 e 21 de outubro terças-feiras | 20h-21h15 - on-line/Zoom

Ministrado por Isabel Fortes, Psicanalista, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos.

Ementa

A proposta do mini-curso é percorrer de forma sucinta alguns aspectos da importância e da presença do corpo na metapsicologia freudiana e na clínica psicanalítica contemporânea. Para este último aspecto, discutiremos a síndrome da hipocondria, destacando a sua incidência nas subjetividades após a pandemia do Covid-19. Desde o corpo despedaçado ao corpo envolto pelo espelho narcísico, aos sintomas corporais conversivos na histeria, chegaremos na estranheza corporal quando o sofrimento psíquico se manifesta em sofrimentos somáticos.


Aula 1 –  O corpo erógeno na sexualidade perverso-polimorfa e a unidade corporal no eu narcísico: a estranheza do corpo e os envoltórios corporais.

Aula 2 –A importância do corpo nos primórdios da psicanálise: trauma e corpo na histeria.

Aula 3 – Sintomas corporais na clínica psicanalítica contemporânea: o assombro da hipocondria.


As aulas serão gravadas

Com Certificado (vale como atividade complementar para a universidade). É necessário 75% de presença

Gratuito para bolsistas SBPRJ e duas vagas gratuitas para estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. (inscrições pelo e-mail: [email protected])


Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ - SBPRJ

Desde a sua fundação - em 1959, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece também uma formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.