03 fev - 2022 • 20:30 > 04 fev - 2022 • 21:00
CURSO| Moda e Arte: diálogos e releituras para criação
Esse curso
visa expor e conceituar a relação existente entre a Moda e a Arte. Com vasta
bibliografia da filosofia, da história da arte e da moda, da sociologia e da
psicanálise, o curso transita entre a Antiguidade Clássica, o Medievo, o
Renascimento, os séculos XVII e XVIII, a modernidade dos séculos XIX e XX, até
os artistas no contemporâneo que visitaram as referências da moda, e as
criações de costureiros e estilistas que se inspiraram nas principais vanguardas
artísticas.
PROGRAMA
20/01 – Aula 1 - Conceitos da teoria de Moda
- Moda: origem, história pelos percursos sociológicos e filosóficos, características, funções e dialéticas;
27/01 – Aula
2 - Conceitos da filosofia da arte
- Platão e a crítica da mimesis (imitação);
- Aristóteles e a defesa da mimesis
(imitação);
- A autonomia estética: da razão
clássica à Kant (juízo de gosto e sublime) e Hegel (A ideia do Belo e do
Espírito Absoluto);
- Baudelaire e o declínio da
tradição;
- Modernidade e vanguardas;
- A guinada política da estética:
Lukács, Heidegger, Benjamin; Marcuse e Adorno;
- O declínio da aura e a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
01/02 – Aula
3 - O problema da relação entre a Moda e a arte
- O artesão, artífice e o artista – do Medievo à Renascença;
- A era dos grandes costureiros – de
Charles Frederick Worth à Christian Dior;
- A emergência da alta-costura: Worth
e a etiqueta com a assinatura do costureiro;
- O luxo, a aura e a spécialité;
- O costureiro como artista em Gilda de Mello e Souza.
03/02 – Aula
4 - A arte e a indumentária e a Moda na Antiguidade Clássica, no Medievo e na
Renascença
- As estatuárias greco-romanas: releituras por Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Madame Grès, Lanvin e Chanel;
- O Império
Bizantino e o “vestido Reforma” de Gustave Klimt;
- O período
gótico, os vitrais e o alongamento das silhuetas;
- O
classicismo e a Moda;
- “O casal
Arnolfini” (1434), de Van Eyck: definições do masculino e do feminino;
- As
primeiras gravuras de moda em Cesare Vecellio;
- A arte do retrato, a cultura do eu e a representação da nobreza.
08/02 – Aula
5 - A arte nos séculos XVIII e XIX
- Luís XIV e as regras da aparência na Corte de Versalhes;
- A
revolução francesa e o neoclassicismo;
- O
naturalismo e a moda revolucionária em 1789;
- A linha
Diretório em Boilly, Gérard e Rouget;
- O
romantismo e a Moda;
- O retorno
do espartilho, a crinolina e as anquinhas;
- A
modernização de Paris, a arquitetura e a Moda;
- Os
impressionistas e a moda como arte do movimento;
- Os
retratos da alta-burguesia e da aristocracia por Giovanni Boldini;
- O pontilhismo e o estudo das formas e silhuetas do corpo da mulher.
10/02 – Aula
6 - A arte e a Moda no século XX
- Belle Époque: art nouveau, art déco, o japonismo e o fauvismo;
- Poiret:
entre a arte e a Moda;
- O conceito
de “roupa de artista” para a Moda;
- O louvor
ao progresso pela Moda: o caso do futurismo italiano;
- Elsa
Schiaparelli e Freud: deslocamentos sexuais e deslocamentos de sentidos pela
vestimenta;
- Os
pioneiros da fotografia de Moda: Condessa de Castiglione, Barão Adolf de Meyer,
George Hoyningen-Huene, Horst P. Horst e Edward Steichen;
- A pop
art e a sociedade de consumo;
- Mondrian e
Yves Saint Laurent no maio de 1968;
- Modos de vida: a estética da existência, a leitura de Foucault e Barthes sobre o dandismo.
PARA
QUEM É ESSE CURSO?
Pessoas interessadas,
estudantes e profissionais de moda, artes e ciências humanas.
QUEM IRÁ
CONDUZIR?
Brunno
Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de
São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX –
as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do
NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É
coordenador pedagógico e professor convidado do IED (Istituto Europeo di
Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de
São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e
do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a
moda, a filosofia, a arte e a literatura em espaços como MAM (Museu de Arte
Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais
Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação,
Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc
Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em
Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO,
em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura,
Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de
Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a
relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de
Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores,
2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora
Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação
em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da
Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de
Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu
próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora
Cosmos, no prelo).
AO REALIZAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:
- Historicizar, a partir da filosofia, da sociologia e da história, o conceito de moda, suas origens, características e funções no advento da Idade Moderna;
- Traçar um panorama, de Platão à Hegel, das principais perspectivas teóricas da filosofia da arte e da estética sobre as noções de arte, artista, o Belo e a beleza, e o “fazer artístico”;
- Diferenciar e identificar pontos de convergências e relações entre o conceito de Moda e a noção de arte na cultura ocidental;
- Expor e comentar os diálogos entre a Moda e a produção de artífices/artistas da Antiguidade, Renascença, Classicismo, Modernidade e contemporâneo, destacando os principais pintores, escultores e movimentos de vanguardas;
- Analisar as criações de costureiros e estilistas que se inspiraram na história da arte, seus artistas, escolas e movimentos.
INFORMAÇÕES:
Data: De 20, 27 de janeiro, 01, 03, 08 e 10 de
fevereiro de 2022 – terças e quintas-feiras - das 19h às 21h.
Duração: 12
horas/aulas
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a
aula
Investimento: R$ 300,00
As aulas serão gravadas e disponibilizadas
para quem não estiver presente.
Professores da rede pública possuem condições
especiais
Oferecemos certificados
Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina
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