Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso Iniciação à Folkcomunicação - Mídia, Culturas Populares e outras Epistemologias

Carregando recomendações...

Curso Iniciação à Folkcomunicação - Mídia, Culturas Populares e outras Epistemologias

03 jul - 2025 • 19:00 > 02 out - 2025 • 21:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Curso Iniciação à Folkcomunicação - Mídia, Culturas Populares e outras Epistemologias

03 jul - 2025 • 19:00 > 02 out - 2025 • 21:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

Curso de extensão realizado de maneira virtual planejado como pré-evento da 22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação.  Seu objetivo é servir de base para que se conheça teoria brasileira da Folkcomunicação. Proposta pelo pernambucano Luiz Beltrão durante os anos 1960, a teoria coloca em diálogo a folclorística de Edison Carneiro com os estudos funcionalistas da comunicação para pensar o lugar da cultura popular enquanto estratégia dos grupos marginalizados para a produção, circulação e distribuição de informação – uma vez que estes se viam alijados dos meios hegemônicos de massa. Hoje a teoria tem se atualizado e sendo tensionada pela emergência de novos objetos e heurísticas, em especial as ligadas à identidade de grupos nas redes digitais. Como a Folkcomunicação pode nos ajudar a compreender estes fenômenos?

O curso gera certificado de 20h de extensão para participantes com 75% de presença (quatro das cinco aulas). As aulas serão na primeira quinta-feira de cada mês. Participantes que só puderem assistir a uma delas receberão certificado de ouvinte, individualmente. As aulas acontecerão ao vivo, via google meeting, sempre na primeira quinta-feira do mês.

Realização: Rede Folkcom, FCS/UERJ, projeto de extensão Patrimônio - Livro de Registro Sonoro
Organização: Prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ), Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso), Prof. Me. Matheus Schwab (UERJ) 
Apoio: A Folkcom 2025 tem financiamento do PAEP/Capes

Módulo 1 -  A Folkcomunicação e a Cidade. Mídia e Transformação Social.
Ministrante:
Júnia Martins (UERN) 05 de Junho/2025
Folkcomunicação: delineamentos basilares. A cidade enquanto lugar da comunicação. Primórdios da iconografia marginal. Dimensões possíveis ao conceito de cidade. Mídia marginal urbanodigital e a virtualidade da pólis. Estratégias folkcomunicacionais para a transformação social.

Módulo 2 -: Da Folkcomunicação à Folkmídia: Histórico e transformações na teoria
Ministrante: Cristina Schmidt (FABE) 03 de Julho/2025
Partindo das matrizes formuladas por Luiz Beltrão traz, por meio das obras, as gerações que descendem dessa fundamentação e alinhavam desdobramentos conceituais e metodológicos. Contempla também a criação e o percurso científico demarcado pela Rede Folkcom nas universidades, em entidades de pesquisa, na participação e realização de eventos acadêmicos, seguindo a argumentação de Luiz Beltrão (1983) em favor da demarcação da disciplina “Folkcomunicação” para o campo da comunicação e para a formação e atuação do profissional e do pesquisador.

Módulo 3 - 
Pesquisa-ação, etnografia e outros métodos da folkcomunicação
Ministrante: 
Flávio Santana (UESPI): 07 de agosto/2025
Evolução da Folkcomunicação para abarcar as novas abordagens desenvolvidas por seus discípulos para se pensar em métodos e técnicas de pesquisa e sua aplicabilidade em contextos de comunicação popular.  O objetivo é proporcionar aos participantes uma compreensão teórica e prática das metodologias utilizadas na Folkcomunicação, como a pesquisa-ação, a etnografia e outros métodos.

Módulo 4 - O lugar da Folkcomunicação na América Latina
Ministrante:
Cristian Yañez (Universidad Austral de Chile) 04 de setembro/2025
Por meio de um panorama histórico do campo e de suas propostas teóricas, o módulo aborda a relevância da comunicação popular como teoria e suas abordagens no marco do processo de institucionalização do campo da comunicação e como uma abordagem anterior às abordagens de autores como Jesús Martín Barbero e Néstor García Canclini na década de 1980.

Módulo 5 - Folkcomunicação na Arena Global
Ministrante:
 
Jack A. Draper III (University of Missouri) 02 de outubro/2025
O módulo estabelece um diálogo entre a Folkcomunicação e os campos acadêmicos que tratam da cultura do Brasil, da América Latina e da península Ibérica nos Estados Unidos. Considera-se a história de campos de estudos de área e de cultura como os Latin American Studies, Latin American Cultural Studies e Afro-Romance Studies. Enfatiza-se uma ressonância entre esses campos interdisciplinares e a Folkcomunicação ainda não geralmente reconhecida.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Rede Folkcom

A Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação - Rede Folkcom é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de congregar pesquisadores que se debruçam sobre aspectos desta teoria da comunicação legitimamente brasileira fundada por Luiz Beltrão em 1965. Esta teoria tem como força centrípeta as culturas populares enquanto estratégias de comunicação e resistência daqueles que se veem alijados dos processos tradicionais de produzir e circular informações.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.