Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso | História da Moda Decolonial

Evento encerrado

Curso | História da Moda Decolonial

23 jan - 2024 • 19:00 > 23 jan - 2024 • 20:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

SOBRE O CURSO

Na atualidade contemporânea, criar e pensar a Moda exige a compreensão da pluralidade dos corpos, das belezas e dos modos de vestir das diversas culturas não-hegemônicas. Neste sentido, o curso História da Moda decolonial tem como objetivo realizar a crítica à visão eurocêntrica de história da Moda, através de conceitos e abordagens como a “colonização da aparência”, os modos de vestir dos povos originários e da diáspora negra no Brasil, e a presença das roupas nas religiosidades afro-brasileiras. 

 

Sem desconsiderar as particularidades de cada cultura, trata-se de potencializar a leitura da Moda como “organização social da aparência” a partir das propostas estéticas, políticas e culturais presentes nas indumentárias e vestes capazes de propor outra historiografia de Moda. 


PROGRAMA

Aula 01 – Crítica à historiografia de Moda eurocêntrica e a construção de um saber decolonial 

Aula 02 – A origem da Moda como colonização da aparência 

Aula 03 – Brasil: a ressignificação dos modos de vestir da Corte 

Aula 04 – Modos de vestir dos povos da diáspora negra 

Aula 05 – As vestes religiosas afro-brasileiras 

Aula 06 – Descolonização das aparências: leituras contemporâneas



QUEM IRÁ CONDUZIR?

BRUNNO ALMEIDA MAIA | Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Moda e arquitetura. Mestre em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc SP, e do projeto “Povos brasileiros: gastronomia, moda e literatura”, no Sesc Avenida Paulista. Em 2018, atuou residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e Som). 

No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.

É professor convidado em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), e do Centro Universitário Belas Artes. 

Na USP, atua nos cursos de pós-graduação lato sensu em “Consumo e Cultura Material: perspectivas semiopsicanalíticas”, e no MBA “Negócios e estética de Moda”. No Senac, no curso Técnico em Produção de Moda.

Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a imagem, a arte e a literatura em espaços e instituições culturais como Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Paço das Artes de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Fundação Stickel, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Sesc Avenida Paulista, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo. 

É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance “Lucíola” (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).


INFORMAÇÕES

DATA: 23, 30, de JAN e 06, 13, 20, 27 de fev (terças-feiras)

HORÁRIO: 19H — 21 H

ONDE: ONLINE VIA ZOOM

INVESTIMENTO: R$200


DURAÇÃO: 12 HORAS (2 H/AULA)


COM ACESSO ÀS GRAVAÇÕES E EMISSÃO DE CERTIFICADO!


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Instituto PERIAKTOS

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora