Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso: Fundamentos de Operação Sistema Hidroelétrico (8hs) - Módulo 1

Evento encerrado

Curso: Fundamentos de Operação Sistema Hidroelétrico (8hs) - Módulo 1

06 abr - 2024 • 08:00 > 13 abr - 2024 • 12:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

Módulo 1 - Operação de Turbinas Hidráulicas, Regulador de Velocidade, auxiliares mecânicos e equipamentos de Tomada D’água (8hs)


Modalidade: Aulas Remotas (Educação à Distância) - T049_24


DURAÇÃO: 8 horas (4hs aulas online ao vivo + 4hs de exericicios e materiais complementares)


DATA E HORÁRIO DAS AULAS: 06/04, 13/04 (08:00 às 12:00).


MODALIDADE: Curso totalmente online, com aulas remotas. - Código: T049_24i


INTRODUÇÃO:

O aluno que se propôs a cursar o Módulo 1 do curso de preparação para Certificação de Operadores de 1ª Parte de Sistema e Instalações, será capacitado tecnicamente para operar turbinas hidráulicas e seus sistemas auxiliares mecânicos, conforme descrito no Manual de Procedimentos da Operação - Módulo 5 - Submódulo 5.13, tem como objetivo garantir que "os operadores de instalação da Rede de Operação ou de Centros de Operação estejam devidamente habilitados para as atividades de tempo real contidas no MPO, por meio de um processo abrangente de Certificação de Competência Técnica e de Saúde Física e Mental, conforme detalhado nesta Rotina Operacional".


OBJETIVOS:

Preparar tecnicamente o aluno nos conceitos básicos de operação de Turbinas Hidráulicas, Regulador de Velocidade e equipamentos de Tomada D’água de usinas hidrelétricas conforme o procedimento de rede módulo 5 do ONS, para prestar a Certificação de Operadores de 1ª parte de Operadores de Sistema e de Instalações a ser aplicada pelos agentes do sistema.


O QUE O ALUNO IRÁ APRENDER:

• Conceitos e operação de turbinas hidráulicas; • Conceitos e operação de sistemas auxiliares mecânicos; • Concepção e operação de sistemas gerais de resfriamentosConcepção e operação de ar-comprimido; • Equipamentos hidromecânicos de tomada d'água; • Supervisão e controle dos sistemas mecânicos de usina.

PÚBLICO-ALVO:

• Engenheiros e Técnicos de Operação e Manutenção de Usinas Hidrelétricas. • Engenheiros e Profissionais do Ramo com Interesse em Ampliar ou Reciclar os Conhecimentos sobre Usinas Hidrelétricas.


EMENTA:

5.1 Concepção e funcionamento e operação de turbinas hidráulicas; 5.2 Concepção, funcionamento e operação de reguladores de velocidade; 5.3 Concepção, funcionamento e operação de acumuladores ar/óleo e óleo/nitrogênio; 5.4 Concepção, funcionamento e operação de sistemas de resfriamento ar/óleo, água/óleo e ar/água dos conjuntos de vedação de eixo, labirinto da turbina, mancais e regulador de velocidade; 5.5 Sistema de ar-comprimido de serviço, regulação e rebaixamento; 5.6 Concepção, funcionamento e operação compotas vagão, stop log, seguimento e unidade hidráulica de acionamento; 5.7 Concepção, funcionamento e operação de grades de adução e limpa grades; 5.8 Supervisão proteção e controle de turbina e sistemas auxiliares mecânicos.


REFERÊNCIAS

Manual de Procedimentos da Operação - Módulo 5 - Submódulo 5.13 Módulo 5 - Operação do Sistema - ONS

INSTRUTOR:

Ricardo Átila Costa, Especialista em Planejamento e Controle da Manutenção – PCM de UHE, CGH, PCH e UFV no setor geração de energia. Formação em Engenharia Mecânica

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ricardo-%C3%A1tila/


AULA GRÁTIS:



CONTEÚDO (O QUE VOCÊ VAI RECEBER): aulas gravadas + exercícios.


OBSERVAÇÕES:

1 – Para o aluno receber o certificado é preciso que tenha 75% da frequência ou que assista as aulas assíncronas e realize todas as atividades propostas. 2 – O aluno deverá realizar as aulas em seu notebook/ computador próprio. Softwares e licenças deverão ser de responsabilidade do aluno. 3 – Para desistência ou cancelamento, comunicar a SalettoEDU pelo e-mail [email protected] . Para devolução do valor integral da inscrição, o comunicado deve ser feito no prazo máximo de 07 dias antes da data de realização do curso. Posterior a este prazo, será descontada taxa administrativa de R$ 120,00 (cento e vinte reais). 4 – Para cancelamento no dia do curso ou o não comparecimento, não haverá devolução do valor pago. 5 – A SalettoEDU se reserva no direito de não ministrar o curso caso não tenha o número mínimo de participantes e neste caso não se responsabiliza por quaisquer outras despesas realizadas pelos inscritos tais como, bilhetes aéreos, hospedagem em hotéis e outras despesas do mesmo gênero. 6 – Inscrições e pagamentos através do site SYMPLA 7 – As inscrições só serão confirmadas mediante pagamento. 8 - A (o) participante deverá ter acesso estável e de qualidade à internet, sob sua responsabilidade. 9 - Iremos utilizar o Microsoft TEAMS, por isso é imprescindível sua instalação, de responsabilidade da (o) participante. 10 - Utilizaremos a plataforma de ensino Google Classroom, o aluno terá que ter uma conta no Google (ou Gmail). 11 - O curso será realizado apenas na modalidade de AULA REMOTA. 12 - A Aluna (o) terá o prazo de até 5 dias úteis após a finalização do curso para responder todos os Quiz, Fóruns, Inventários de Conhecimento, Questionários de Avaliação propostos. 13 - O acesso às aulas remotas gravadas será de no máximo até 30 dias corridos após a finalização do curso. 14 - Certificado: será enviado por e-mail, em formato PDF, devidamente identificado, com número da ART e número sequencial, para aqueles que responderem os questionários de qualidade do evento. 15 - Haverá gravação de voz e imagem dos participantes.


POLÍTICAS DE COMPLIANCE


REALIZAÇÃO

SalettoEDU

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Midias Saletto

Contato: +55 (31) 3267-0949

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora