O futuro da interação é por voz!!
Alexa oficialmente em português, Google Assistant nativo em todos os celulares Android e atendimentos inteligentes de voz por telefone. Cada vez mais os assistentes virtuais estão mais próximos do nosso dia a dia em um canal que aumenta a fluidez da comunicação humana: a voz. Mas como desenvolver soluções como estas? Com Voice User Interface (VUI) Design!
Conheça técnicas de design de conversas para VUIs!
A interação por voz é uma das grandes tendências das interfaces conversacionais, mas por onde começar a criar soluções como essa? Mão na massa nas plataformas? Não! Comece por UX, comece pelo Design Conversacional! Se você quer aprender a escrever diálogos considerando estratégias, melhores práticas, estruturas de fluxos conversacionais e usabilidade, está no caminho certo para aproveitar as oportunidades emergentes deste mercado. Este curso é pra você!
O que você vai dominar ao final deste curso?
- Domine as estratégias e pilares do Voice Design;
- Entenda a diferença entre o processo cognitivo da escuta e leitura;
- Tenha mais assertividade na comunicação estruturando a informação para com base nos processos cognitivos;
- Compreenda a arquitetura de informação aplicada a interfaces de voz;
- Desenvolva a habilidade de trabalhar com memória de curto prazo aplicada para conversas;
- Crie conversas de voz efetivas através de atalhos de modelos mentais;
- Garanta maior usabilidade definindo número de decisões específicos dentro do fluxo conversacional;
- Entenda a importância de se evitar o preconceito linguístico;
- Compreenda mindset do Voice Designer através da metodologia exclusiva dos 3C's;
- Tenha eficiência nas conversas aplicando heurísticas de usabilidade para design de voz;
- Entenda a aplicação do design system para diálogos de voz;
- Conheça atalhos para não perder tempo - Melhores práticas do design conversacional com base na experiência de especialista.
Como você vai dominar tudo isso? Praticando!
- Atividades em grupo;
- Desenvolvimento de fluxos conversacionais para voz derivando do escrito para gravado;
- Aplique mindsets do Voice Design nos fluxos desenhados e entenda a diferença entre texto e voz;
- Aplique estratégias de usabilidades para melhorar a experiência do seu fluxo conversacional;
- Melhore a usabilidade aplicando heurísticas no fluxo desenhado;
- No final do curso você terá um fluxo de conversa projetado e refinado para voz :)
Quando vai acontecer (On-line e ao vivo)?
O curso tem 2 dias e vai acontecer nestas datas:
- Dia 1 - 05.11.21 (sex) - 19H00 as 22H00
- Dia 2 - 06.11.21 (sab) - 14h00 as 17h30
Quem vai gostar deste curso?- Todas as pessoas que trabalham ou desejam trabalhar com chatbots, voicebots ou outras soluções de voz, independente da sua área de atuação.
Pré-requisitos
Nota
- Este curso terá foco em design conversacional, importante etapa que antecede a utilização de qualquer ferramenta. Por este motivo o curso não tem foco na utilização de plataformas específicas como Alexa e Google Assistant por exemplo mas sim em desenvolver estratégias de design de conversas para voz.
Quem vai ministrar?
Janaína Pereira
Janaína Pereira é uma mulher negra de 34 anos que se formou em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV e se pós-graduou em Roteiro Audiovisual. Migrou para UX, Design e tecnologia em 2011 para trabalhar com VUIs (Voice User Interfaces) de grandes empresas e, desde então, lidera times que criam e melhoram as experiências conversacionais em chatbots, Whatsapp e Smart Speakers através do design conversacional e de conteúdo. Hoje faz a governança das práticas, conhecimentos e guias do Atendimento Digital do Itaú como Content Design Ops, foi co-fundadora do blog e podcast UXCOPY.CO e atualmente organiza duas comunidades: a VUI BR (Community Manager) e a Women in Voice Brazil (Chapter Founder).
Inscreva-se
Se inscreva agora e conheça o mundo do design de interfaces para voz!
Nos vemos lá!