EVENTO ONLINE SÍNCRONO
Quando: 15/04 (sábado) e 16/04 (domingo) • 14h às 16h30 • Via Google Meet
Quem: Geni Núñez Guarani CRP/12-21975 (@genipapos) é doutor pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), mestre em Psicologia Social (UFSC), graduado em Psicologia (UFSC) e ativista indígena Guarani. Membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Conselho Federal de Psicologia (CFP), membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI) e co-assistente na Comissão Guarani Yvyrupa.
Conteúdo:
Dia 15/04 (14h às 16h30):
PARTE 1: Discussão téorica e histórica sobre monogamia e colonização, letramento não monogâmico e a perspectiva da artesania dos afetos.
PARTE 2: Considerações sobre tipos de ciúme, acordos e combinados.
Dia 16/04 (14h às 16h30): Para além das monoculturas: reflorestando imaginários através da arte. Espaço para compartilhar produções artísticas/culturais (autorais ou não).
Resumo:
A formação pretende contribuir com perspectivas contracoloniais sobre não monogamia, objetivando um letramento crítico sobre o tema. Faremos um breve histórico sobre a chegada da monogamia cristã em nosso território e os efeitos psicossociais dessa imposição no contemporâneo. Buscaremos também construir e repensar coletivamente ferramentas para redução de danos e para celebração de outros modos relacionais inspirados na artesania dos afetos. A arte será o dispositivo acionado para essa mobilização.
Autores das Referências:
Antônio Bispo dos Santos
Antônio Pilão
Geni Núñez
Natanael Vilharva Guarani
Oyèrónkẹ Oyěwùmí
Paco Vidarte
Timóteo Popygua
Vânia Moreira
ATENÇÃO Ingresso Social:
Sempre disponibilizamos ingressos sociais para participação dos cursos; eles são destinados para pessoas trans e/ou pessoas não-brancas (etnias indígenas, etnias romani, etnias amarelas, negro/preto e amarelo).
LUTA INDÍGENA:
Este curso apoia a manutenção de um território Guarani Mbya localizado no Estado de São Paulo; maiores informações divulgadas no Instagram @genipapos.
* Os encontros não ficarão gravados.
** A pasta de materiais fica disponível em seu painel Sympla após a inscrição, com as referências básicas e complementares.