06 ago - 2020 • 17:30 > 10 set - 2020 • 20:10
06 ago - 2020 • 17:30 > 10 set - 2020 • 20:10
O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde, justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.
Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.
Pretende‑se que, ao final do curso, o participante esteja capacitado a:
Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.
Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.
http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm
Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde ocupa o cargo atual de Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. É Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Com B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria, e dois diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).
Realizou pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016.
–
Marcus Vinicius Nascimento-Ferreira, M.Sc., Ph.D.
Pós-doutorando em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), especialista em Atividade Física: aspectos fisiológicos, patológicos e farmacológicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Ciências do Desporto: Avaliação e Prescrição da Atividade Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’ouro (UTAD, Portugal – revalidação EACH/USP). Doutor em Medicina Preventiva, FMUSP e em Ciencias de la Salud y del Deporte, Universidad de Zaragoza (UNIZAR). Membro do grupo de pesquisa YCARE – Youth Cardiovascular Risk and Environment Research Group, FMUSP, São Paulo. Cientista em epidemiologia do ambiente cardiovascular e obesidade, principalmente, em crianças e adolescentes.
1. Parte: Introdução à Revisão Sistemática
Conceitos básicos sobre revisões sistemáticas e formulação da questão de pesquisa
Elaboração do protocolo de revisão sistemática (PICO e/ou PECO)
Busca: conceitos básicos e planos de ação em cada base de dados (PubMed, Cochrane Data-base, EMBASE, Web of Science, SCOPUS)
Literatura Cinzenta: o que é?
Atividade Prática 1: Vamos para internet – Endnoteweb
Fluxograma dos estudos identificados: Como gerenciar
2. Parte: Seleção dos Estudos e Extração de Dados
Evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos
Avaliação da elegibilidade dos estudos
Qualidade metodológica de ensaios clínicos (avaliação do risco de viés)
Atividade Prática 2: avaliação de qualidade metodológica de artigos selecionados
Atividade Prática 3: Extração de dados de estudos incluídos: formulários e banco de dados
Escolha das medidas de efeito
3. Parte: Sumarizar os dados “Meta-análise”
Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados
Conceitos de heterogeneidade e métodos usados para combinar os estudos: modelos de efeito fixo e aleatório, inconsistência, análise de sensibilidade e meta-regressão.
Avaliação de viés de publicação.
Atividade Prática 4: Introdução ao Stata e construção do banco de dados
4. Parte: Análise Crítica de Revisão Sistemática
Avaliação da qualidade metodológica em estudos: é realmente necessário?
Avaliação da qualidade da evidência: abordagem GRADE
Atividade Prática 5: resolução de exercícios de revisão sistemática e Meta-análise
Publicação de revises sistemáticas: PRISMA Statement
Leitura crítica de revisões sistemática. Avaliação da qualidade da revisão: AMSTAR
Metodologia de aulas expositivas com participação ativa dos inscritos.
Referências Bibliográficas
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Go!Cursos
A equipe da Go!Cursos é constituída por elementos multi-disciplinares com conhecimento e experiência nas suas áreas de ciências e saúde. A Go!Cursos baseia-se numa perspectiva de ensino prática e avançada, possuímos cursos em diferentes áreas e respondendo às diferentes necessidades de aprendizagem. Para além dos cursos abertos ao público, oferecemos ainda a opção de workshop, em diversas áreas, customizados e adaptados de forma a atender às necessidades de cada cliente.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.