Login
O evento já encerrou...
Curso de Introdução à Neolinguagem e Linguagem Neutra
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso de Introdução à Neolinguagem e Linguagem Neutra

12 jun - 2021 • 19:00 > 20 jun - 2021 • 21:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

Público-Alvo: Pessoas de qualquer identidade de gênero (cis ou trans), formação acadêmica (ou ausência de formação), antecedentes, contato com movimentos sociais, com ou sem conhecimento prévio acerca das discussões sobre linguagem inclusiva, que tenham interesse nos crescentes debates sobre a implementação de formas de tratamento neutro e Neolinguagem. Trata-se de um curso que pretende esmiuçar desde questões iniciais, históricas, regras gramaticais até demandas do uso de alternativas de linguagem inclusiva, seu uso no cenário acadêmico, recursos de atendimento ao público, além de questões de ativismo e o cenário da atualidade.

Os encontros serão remotos e realizados, provavelmente, através da plataforma Google Meet, onde haverá exposição dos conteúdos. Além disso, haverá também um grupo no WhatsApp para cada módulo, visando estabelecer comunicação e esclarecimento de dúvidas. Os links para os encontros serão enviados tanto nos grupos quanto nos e-mails de cada inscrite.

O curso se divide em dois finais de semana do mês de junho, o “Mês do Orgulho LGBTIQIA+”, sendo respectivamente o Módulo Inicial (realizado em 2 dias) e os Módulos Específicos (realizados em 1 dia cada, totalizando 3 dias). Você pode optar por realizar somente o Módulo Inicial, ou o Módulo Inicial e mais quantos Módulos Específicos desejar, mas tenha em mente que isso deverá ser informado no momento da inscrição. Consulte a tabela de preços na área de Inscrições.

A emissão de certificados para aproveitamento de carga-horária estará sujeita ao preenchimento do formulário de avaliação do curso, disponibilizado ao fim dos módulos.

Programação:

Módulo Inicial (dias 12 e 13 de junho, sábado e domingo, 19h): Neste módulo do curso introduziremos algumas questões para refletirmos, desde conceitos básicos até a história do uso de alternativas de linguagem inclusiva/neutra, regras gramáticas já existentes, possíveis usos da Neolinguagem, argumentações em torno da questão e análise da atualidade. Ideal para que possamos nos aprofundar em questões mais específicas nos módulos subsequentes, mas não permanecendo simplesmente no básico, de forma que mesmo a frequência apenas neste módulo pode ser de grande contribuição tanto para pessoas que desconheçam a discussão sobre Neolinguagem e Linguagem Neutra, como para aquelus que já estão familiarizades com a questão.

Módulos Específicos (dias 18, 19 e 20 de junho, sexta-feira, sábado e domingo, 19h):

Módulo “Ativismo e Ação Política em Favor da Neolinguagem” (dia 18 de junho, sexta-feira, 19h): Neste módulo nos deteremos na discussão sobre as lutas que têm se construído no Brasil por uma linguagem mais inclusiva, nos aprofundando na questão da defesa argumentativa da Neolinguagem e os possíveis embates na trajetória de seu uso. Módulo voltado a ativistas, que desejem estabelecer uma ação política ativa em favor do uso da Neolinguagem, independente do meio utilizado para tal, e também para quem deseja se engajar na defesa de uma linguagem menos excludente em qualquer ambiente de sua vivência, propiciando um espaço mais acolhedor para pessoas não-binárias e atuando como ator na construção de uma sociedade que respeite o direito à personalidade e identidade.

Módulo “Inclusão e Uso da Neolinguagem no Atendimento ao Público” (dia 19 de junho, sábado, 19h): Módulo voltado à instrumentalização da Neolinguagem como alternativa de inclusão e respeito à identidade e dignidade humana, apresentando recursos para sua utilização tanto no Marketing, Comunicação, Gestão e Relações Públicas, quanto no desenvolvimento de políticas, produtos ou prestação de serviços. Voltado tanto para autônomes, gestorus, empreendedorus e recursos humanos, quanto para funcionáries e colaboradorus de empresas que visam sua inserção no mercado a partir de uma lógica inclusiva, além de qualquer pessoa interessada na prestação de serviços à comunidade LGBTQIA+ de forma geral.

Módulo “Neolinguagem e sua Aplicação no Ambiente Acadêmico” (dia 20 de junho, domingo, 19h): Neste módulo nos deteremos nas possibilidades de utilização de Neolinguagem e alternativas de linguagem neutra no ambiente da produção acadêmica e científica, analisando seu uso por diferentes autorus de diversas áreas do conhecimento, de forma a observar a argumentação empregada na justificativa destes usos. Voltado para pesquisadorus, graduandes, mestrandes e doutorandes em qualquer área, ou já formades, que tenham interesse na inclusão coerente de pessoas não-binárias e cisdissidentes em seus estudos e práticas de pesquisa.


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Oltiel e Urse

Oltiel, aporagênero (-/elu/e), polissexual, e militante LGBTQIAPN+ independente. É produtore autônome de conteúdo sobre diversidade e corpos dissidentes; Urse Lopes Brevilheri, mulher não-binária (a/ela/a), transativista, poeta, artista, graduanda em Ciências Sociais, trabalha com rádio e midias sociais. Faz parte da Red No Binaries Latinoamerica e produz conteúdo para a página @transnaobinarie no Instagram.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.