Login
O evento já encerrou...
Curso de Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa - Processos Circulares
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso de Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa - Processos Circulares

15 jan - 2021 • 17:49 > 2 mar - 2021 • 14:30

Evento Online via Zoom

Descrição

SOBRE A JUSTIÇA RESTAURATIVA

A Justiça Restaurativa é uma visão de justiça operacionalizada por processos sistêmicos voltados a a) construir e aprofundar pertencimento e significado nas relações e b) a facilitar a resoluçãogestão e transformação de conflitos e violências em diferentes contextos. Tem inspiração em práticas circulares ancestrais que utilizam objetos de fala no compartilhamento de histórias, necessidades e sentimentos. Propicia um encontro intencional em espaço seguro, onde os sujeitos participantes protagonizam práticas de empatia, cuidado e conexão, a partir da narratividade e contação de histórias (storytelling). Esse processo é conduzido por facilitadores, que mapeiam os conflitos e contribuem para a harmonia das conexões, norteados pelas habilidades de gestão de pessoas e relacionamentos, somando-se a inteligência social à emocional.  

O paradigma restaurativo reconhece que, a partir do encontro, o saber coletivo ganha uma dimensão maior do que a soma dos saberes individuais. Contempla perspectivas voltadas ao futuro, ao equilíbrio de narrativas e à corresponsabilização. Com o propósito de alcançar a transformação de conflitos, as práticas restaurativas buscam integrar todas as pessoas diretamente envolvidas no contexto de convivência, assim como aquelas pertencentes a suas micro-comunidades de referência e de afeto. São práticas para aprimoramento de relações em empresas, família, instituições de ensino, hospitais, vizinhança, comunidade, cooperativas, sindicatos, escritórios e consultórios. Também são ferramentas importantes para a consciência e ressignificação de traumas, composição de danos e rompimento de ciclos de violência. Podem ser empregadas no  processo de aprendizagem, a exemplo de escolas e universidades. Além disso, têm sido largamente utilizadas em políticas públicas e no sistema judicial, nacional e internacional, principalmente nas áreas criminal, infracional, protetiva de direitos e no direito de família e sucessões.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Comunicação Não-Violenta e Transformação de Conflitos

Contextualização da Comunicação Não-Violenta; elementos estruturantes da CNV; expressão e escuta na prática dos atendimentos; noções gerais das teorias dos conflitos; caracterização dos conflitos e elementos essenciais; conflito, agressividade e violência.


Fundamentos e paradigma da Justiça Restaurativa 

Noções gerais de Justiça Restaurativa: paradigma restaurativo; ancestralidade e resgate histórico; conceitos fundamentais; princípios e valores restaurativos; características gerais dos processos restaurativos; conteúdo, extensão e aplicabilidade da Justiça Restaurativa; pressupostos materiais; 


Processos circulares: teoria e prática 

Introdução aos processos circulares: elementos distintivos e passo-a-passo; características; perguntas restaurativas; atuação do facilitador; etapas: pré-círculo, círculo e pós-círculo; tipologias; plano de ação e acordo restaurativo; práticas de processos circulares, com o intuito de proporcionar maior compreensão e familiaridade com cada um dos elementos dos círculos de paz. Com as práticas, os participantes têm a possibilidade de experienciar os impactos de estar num espaço intencional e seguro para construção e aprofundamento de conexão e pertencimento.


QUANDO:

23, 24 e 25 de fevereiro | 19h - 22h
02, 03 e 04 de março | 19h - 22h
09, 10 e 11 de março | 19h - 22h
16, 17 e 18 de março | 19h - 22h

FACILITADORES

Mayara Carvalho | @maylizarb

Pesquisadora de Pós-Doutorado da UERJ em Justiça Restaurativa. Doutora em Direito (UFMG) com pesquisa em Justiça Restaurativa de base Comunitária. Mestra em Ciências Jurídicas (UFPB). Professora e Coordenadora da especialização em Justiça Restaurativa da PUC-Minas. Facilitadora de justiça e práticas restaurativas. Co-fundadora do Instituto Pazes.


Elaine Cristina | @ec_elainecristina

Mestra e Doutoranda em Direito (UFMG). Advogada e professora. Mediadora cadastrada junto ao CNJ e TJMG. Facilitadora de Comunicação Não-Violenta e de Justiça e práticas restaurativas. Co-fundadora do Instituto Pazes.


Lucas Jeronimo | @lucasjeronimo.jr

Professor da Pós-Graduação em Justiça Restaurativa da PUC Minas.  Doutorando e Mestre em Direito, Facilitador de Práticas Sistêmicas e Restaurativas. Terapeuta e Pós-Graduando da Universidade Internacional da Paz de São Paulo. Co-fundador do Instituto Pazes.

 

CERTIFICADOS:

Os participantes que comparecerem a pelo menos 75% do evento terão direito a certificado.


DESCONTOS

10% - Ex-alunos do Instituto Pazes

10% - Inscrições de grupos (acima de 5 pessoas)


O CURSO SERÁ GRAVADO?

 Sim, o curso será gravado, mas apenas durante a exposição dos facilitadores. As atividades em grupo não são gravadas;

 A gravação será disponibilizada somente para os cursistas inscritos, por prazo determinado.

 O conteúdo não poderá ser gravado ou baixado, somente visualizado pelo cursista, como forma de reposição ou revisão.


O Curso on-line ocorrerá pela plataforma Zoom. Todos os cursistas inscritos receberão o link de acesso por email, bem como as orientações gerais dos encontros.


BOLSA SOCIAL PARCIAL

O Instituto Pazes incentiva e promove o acesso à educação como um direito humano e fundamental. Caso você considere necessitar de uma bolsa social parcial para participar de nossos cursos, preencha o formulário de solicitação de bolsa até o dia 07 de fevereiro. Resultado divulgado por e-mail na semana seguinte.

Estamos à disposição para saber mais sobre você e contribuir para sua formação.


Sejam bem vindos!

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Instituto Pazes

Com formação acadêmica jurídica e pesquisa e atuação em conflitos, Elaine Cristina, Lucas Jerônimo e Mayara Carvalho acreditavam que era fundamental difundir a ideia de paz composta por vozes e diversidade. Pazes, no plural, como são plurais os sujeitos. Foi assim que surgiu o Instituto Pazes, nascido do sonho desses três facilitadores de contribuir para "fazer as pazes" entre a humanidade, construindo conexões mais justas, igualitárias, significativas e que fomentem responsabilidade ativa.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.