10 abr - 2025 • 20:15 > 30 abr - 2025 • 22:00
10 abr - 2025 • 20:15 > 30 abr - 2025 • 22:00
A cargo de: Dra. Cassandra Pereira França (PhD em Psicologia Clínica)
Cassandra Pereira França é PhD em Psicologia pela PUC/SP, onde também realizou seu Doutorado. Orientadora de pesquisas no Programa de Pós-graduação do Departamento de Psicologia da UFMG; Coordenadora do Projeto CAVAS/UFMG ao longo de vinte anos (coordenando pesquisas e práticas clínicas com crianças e adolescentes que sofreram violência sexual); Coordenadora do Núcleo de Pesquisas CAVAS/UFMG (Estudos Psicanalíticos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes). Diretora do Instituto CAVAS. Psicanalista. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF); Membro do GT Psicanálise e Clínica Ampliada da ANPEPP; Membro do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Autora e organizadora das coletâneas: Perversão: variações clínicas em torno de uma nota só (Casa do Psicólogo, 2005); Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil (Imago, 2010); Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar (Escuta, 2014); Ecos do silêncio: reverberações do traumatismo sexual (Blucher, 2017); Sombras do Incesto (Zagodoni, 2024). Autora dos livros Ejaculação precoce e disfunção erétil: uma abordagem psicanalítica (Casa do Psicólogo, 2001); Disfunções sexuais (Casa do Psicólogo, 2005); Nem sapo, nem princesa: terror e fascínio pelo feminino (Blucher, 2017); Ni sapo, ni princesa: terror y fascinación por lo femenino. (Topia Editorial, 2022). Co-organizadora, junto a Ana Cecília Carvalho, dos livros: Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão (Imago, 2006); Universidade e Psicanálise: um espaço de interlocução (Zagodoni, 2019); Universidade e Psicanálise: A escrita das psicanalistas (Zagodoni, 2023).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/85229900706627775
Descrição do Minicurso:
A violência sexual contra crianças e adolescentes, um dos crimes mais antigos da humanidade, esteve silenciada por séculos sob o manto protetor da vida privada. Esses crimes encontravam-se invisíveis no imaginário social e somente passaram a ter ampla visibilidade ao longo das últimas três décadas graças à luta aguerrida e às conquistas de vários movimentos políticos: feministas e de direitos humanos. No Brasil, a legitimação dessa luta se deu por intermédio da promulgação da Lei 8.069 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), de 13 de julho de 1990, que retirou o assunto da esfera privada, convocando a sociedade civil, em sua totalidade, a se responsabilizar pela proteção às vítimas. Desde então, foram colocadas em marcha estratégias para denúncias anônimas, fluxos para apelos à Justiça, coleta de depoimentos especiais, divulgação do assunto na mídia, abertura de alguns serviços de saúde em hospitais gerais para acolher as vítimas nas primeiras 48 horas após a ocorrência do abuso e formação de uma rede de proteção legal para crianças e adolescentes. No entanto, o decorrer dos anos permitiu um vislumbre da complexidade do desafio, infinitamente maior do que se poderia imaginar, pois as pesquisas estatísticas revelaram dados escabrosos: em quase 70% dos casos, os abusos sexuais são intrafamiliares e cometidos por pais, padrastos e avós. O enfrentamento do horror da realidade dos ataques incestuosos, mostrou que estamos diante de um problema teórico e político com potência para abalar o discurso jurídico, o discurso psicanalítico, a ética e todas as configurações sociais.
Objetivos:
- Capacitar profissionais da rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, através do estudo de produções científicas atuais acerca dessa temática;
- Criar um espaço de debate interdisciplinar sobre os impasses encontrados no encaminhamento de casos na rede de assistência sócio/jurídica e no manejo da clínica com crianças e mulheres jovens que sofreram violência sexual.
Modalidade de Trabalho:
O curso será realizado em doze encontros virtuais, às quartas-feiras, no horário das 20:15 às 22:00 horas. Datas das aulas: Abril: 9, 16, 23, 30. Maio: 7, 14, 21, 28 Junho: 4, 11, 18, 25.
A metodologia de ensino irá intercalar aulas teóricas/expositivas e supervisão/discussão coletiva de casos trazidos pelos participantes do curso.
Carga Horária:
20 horas/aula (Serão fornecidos certificados de participação para quem obtiver 70% de frequência).
Duração: Abril a Junho de 2025.
Modalidade: Virtual (Plataforma Zoom)
Público-alvo:
Profissionais e estudantes do campo da Psicologia, Psicanálise, Direito, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Políticas Públicas, Pedagogia e professores da Educação Básica.
Documentos necessários para a inscrição:
Cópia do RG; Cópia do Diploma de Graduação ou comprovante de matrícula na graduação em Psicologia, Psicanálise, Direito, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Políticas Públicas, Pedagogia e professores da Educação Básica.. Após a realização da inscrição favor enviar esses documentos para [email protected]
Valor do Curso: R$1.000,00 (hum mil reais)
Opções de pagamento: PIX; Cartão de crédito (até 12 vezes sem juros). Para realizar pagamento via pix, entre em contato através do e-mail [email protected]
Promoções especiais e descontos:
-30% - GRUPOS: As inscrições de grupos de 3 a 5 pessoas que se realizem em um só pagamento terão um desconto de 30%. Para ter acesso ao desconto deve-se selecionar o ingresso na opção grupo e informar o nome dos demais participantes. Cada participante deverá enviar a documentação necessária individualmente.
-50% - ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO: Os estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos em programa e pós-graduação poderão ter um desconto especial de 50% apresentando o comprovante de matrícula do semestre atual. A inscrição somente será confirmada após o envio do comprovante válido como aluno regular de curso de graduação.
*** Os descontos não podem ser cumulativos
Observações:
Não haverá reembolso em caso de desistência por parte do aluno.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Dra Cassandra Pereira França
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.