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Curso Avançado de Trauma e Resiliência

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Evento encerrado

Curso Avançado de Trauma e Resiliência

28 fev - 2021 • 09:00 > 28 fev - 2021 • 13:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

SOBRE O CURSO:

A partir de uma compreensão ampliada, traumas são danos, sinais e sintomas causados por eventos traumatogênicos que geram sobrecarga física, emocional, mental e espiritual e se desdobram em múltiplos impactos como desordem, desconexão, desempoderamento, dentre outros efeitos. Resiliência abrange um conjunto de recursos pessoais, relacionais e contextuais que permitam aos indivíduos e grupos a superação de situações traumáticas, conflitos e violências, a partir da construção de novas estratégias que permitam ressignificar a vida para possibilitar maior pertencimento social e comunitário. 

A proposta deste curso  é trabalhar a consciência individual a respeito dos tipos e efeitos de traumas por meio de abordagens que integram teoria com exercícios de arte e corpo. Com isso, procura-se desenvolver estratégias de identificação das características pessoais, habilidades, compreensões, crenças e apoio social que cada um dos participantes dispõe para quebrar ciclos de violência e agir frente aos traumas. Além disso, serão abordadas interfaces entre teorias dos sistemas e trauma, de forma a trabalhar influências entre traumas individuais, institucionais e coletivos.

Lidar com traumas é lidar com a vida. Construir resiliência é torná-la essencialmente melhor!


FORMATO DO CURSO:

O curso terá 43 horas-aula, ministradas pelos facilitadores Lucas Jeronimo e Mayara Carvalho;

Os encontros acontecerão de fevereiro a novembro de 2021, nos últimos domingos de cada mês, das 9h - 13h;

Haverá recesso durante o mês de julho para descanso e melhor absorção dos temas;

As aulas serão ao vivo, pela plataforma Zoom. A gravação de cada encontro permanecerá disponível até a aula seguinte, possibilitando revisão e aprofundamento;

Mensalmente, serão encaminhadas atividades práticas para reflexão no tema de cada encontro.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Consciência de trauma: 

  • Noções introdutórias;
  • Trauma e processo da mente inconsciente;
  • Tipos de trauma
  • Evento traumatogênico
  • Experiência do trauma e senciência
  • Fisiologia e reações ao trauma (paralisar, fugir e lutar);
  • Trauma não curado e ciclos de violência (acting-in e acting-out);
  • Impactos multigeracionais;
  • Trauma e necessidade de justiça;
  • Trauma estrutural e coletivo;
  • Exercícios práticos para consciência de trauma.


Construção de resiliência: 

  • Noções introdutórias;
  • Conceitos de resiliência;
  • Identificação e libertação de ciclos de violência;
  • Narratividade e construção de novos significados;
  • Dimensões da resiliência;
  • Memória e ritual;
  • Exercícios sobre rompimento dos ciclos de violência e construção de resiliência;
  • Resiliência e autocuidado;
  • Comunidade e resiliência: construção de pertencimento e significado.


QUANDO:

28 de fevereiro, 9h-13h;

28 de março, 9h-13h;

25 de abril, 9h-13h;

30 de maio, 9h-13h;

27 de junho, 9h-13h;

29 de agosto, 9h-13h;

26 de setembro, 9h-13h;

31 de outubro, 9h-13h;

28 de novembro, 9h-13h.


FACILITADORES:

Mayara Carvalho é pesquisadora de pós-doutorado da UERJ, doutora em Direito pela UFMG, com pesquisa em Justiça Restaurativa Comunitária. Mestra em Ciências Jurídicas, com ênfase em direitos humanos, pela UFPB. É facilitadora de práticas restaurativas, professora e advogada, com graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem formação em Design de Processos para tratamento de conflitos; Organização Comunitária para Transformação Social; Conferências Vítima-Ofensor (VOC); e Estratégias para Conscientização de Trauma e Construção de Resiliência (STAR 1 e 2) pelo Center for Justice and Peacebuilding (CJP-EMU/EUA). É tutora do Programa NÓS de Justiça Restaurativa nas Escolas, oferecendo curso de capacitação e supervisionando a atuação dos Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares. Tem atuação em resolução e transformação de conflitos, com ênfase em Justiça Restaurativa, Justiça Comunitária e Comunicação Não-Violenta. Foi co-coordenadora do Projeto Ciranda de Justiça Restaurativa (Faculdade de Direito - UFMG) durante os anos de 2015 e 2019. Foi professora conteudista do Programa NÓS, tendo auxiliado na concepção e implementação da política pública nas escolas estaduais e municipais localizadas em Belo Horizonte. Foi Acompanhante Ecumênica na Palestina e em Israel (EAPPI/WCC), ocasião na qual monitorou violações de direitos humanos, ofereceu presença protetiva a grupos vulneráveis e prestou ajuda humanitária. É membro da Comissão de Justiça Restaurativa do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte. É autora do livro “Justiça Restaurativa na Comunidade” e do livreto “Justiça Restaurativa na Escola”.

Lucas Jerônimo é doutorando em Direito pela UFMG. Mestre em Direito com especialidade em Justiça Restaurativa e Mapeamento de Conflitos (UFMG/ Universidad de Buenos Aires). Graduado em Direito com Formação Complementar em Psicologia. Pós-graduando da Universidade Internacional da Paz/São Paulo. É professor e pesquisador do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão de Acesso à Justiça e Solução de Conflitos - RECAJ UFMG, desde 2011. É membro da Comissão de Justiça e Práticas Restaurativas do Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte.  Facilitador de Justiça Restaurativa no Núcleo do Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, conveniado ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Atua como tutor do Programa NÓS, política pública de formação de agentes de justiça restaurativa nas escolas públicas de Belo Horizonte. Tem experiência nas políticas sóciassistenciais de promoção e defesa de direitos. É Pesquisador colaborador da Fundación por la Reparación - FUNREPAR, de Justiça Juvenil Restaurativa/Buenos Aires. Foi selecionado como um dos 50 jovens líderes iberoamericanos pela Fundación Carolina e Fundación Rafael del Pino, participando de programas oficiais na Espanha e Bélgica (2015) e é Membro associado da Rede Internacional Iberoamericana de Jovens Líderes - RIJL. Tem atuação nas temáticas de acesso à justiça, transformação de conflitos e mapeamento, justiça restaurativa e Comunicação Não-Violenta.


CERTIFICADOS:

Os participantes que comparecerem a pelo menos 75% do evento terão direito a certificado.


DESCONTOS:

10% - Ex-alunos do Instituto Pazes

10% - Inscrições de grupos (acima de 5 pessoas)



BOLSA SOCIAL PARCIAL

O Instituto Pazes incentiva e promove o acesso à educação como um direito humano e fundamental. Caso você considere necessitar de uma bolsa social parcial para participar de nossos cursos, preencha o formulário de solicitação de bolsa até o dia 07 de fevereiro. Resultado divulgado por e-mail na semana seguinte.

Estamos à disposição para saber mais sobre você e contribuir para sua formação.


O Curso on-line ocorrerá pela plataforma Zoom. Todos os cursistas inscritos receberão o link de acesso por email, bem como as orientações gerais dos encontros.


Sejam bem vindos!

Política do evento

Edição de participantes

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Sobre o produtor

Instituto Pazes

Com formação acadêmica jurídica e pesquisa e atuação em conflitos, Elaine Cristina, Lucas Jerônimo e Mayara Carvalho acreditavam que era fundamental difundir a ideia de paz composta por vozes e diversidade. Pazes, no plural, como são plurais os sujeitos. Foi assim que surgiu o Instituto Pazes, nascido do sonho desses três facilitadores de contribuir para "fazer as pazes" entre a humanidade, construindo conexões mais justas, igualitárias, significativas e que fomentem responsabilidade ativa.

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