Nosso programa explora e amplia as práticas atuais baseadas em evidências em intervenção em luto, especialmente em contextos de luto traumático, e é baseado em uma abordagem não medicalizada, não patologizante e de atenção plena. Ensinamos a arte da presença plena e do aconselhamento compassivo informado pela ciência (Cacciatore, 2010; Cacciatore & Flint, 2012; Thielman & Cacciatore, 2013; Cacciatore, Thieleman, Killian, & Tavassoli, no prelo).
O programa trabalha ainda com as seguintes habilidades e competências:
1) habilidades de sintonização; 2) construção de confiança e segurança; 3) toque terapêutico e culturalmente apropriado; 4) prática igualitária e centrada no cliente, 5) intervenção diferenciada que se concentra no luto, no trauma e na cultura; e 6) educação sobre a morte que inclui alterações neurofisiológicas em clientes que sofrem processos de luto, com especial cuidado para os que vivem lutos traumáticos.
Também será possível explorar, através de uma perspectiva fenomenológica, o uso da criatividade, arte, literatura, poesia, sabedoria indígena e pesquisa baseada em evidências, as várias experiências de luto, trauma e luto, técnicas de prática e atendimento psicossocial para os enlutados.
Durante este curso, iremos integrar um modelo compassivo e não-medicalizante em um exame dos aspectos micro e macro da morte e do luto na sociedade contemporânea. Este curso poderá treinar adequadamente os interessados meio da teoria, filosofia e prática direta com indivíduos, famílias e grupos, por meio de uma ética que leve em conta a necessidade de presença compassiva e autocuidado por parte do provedor de cuidados em saúde.
Inscrições:
Público-Alvo
Psicólogos, Médicos, Capelães, Assistentes Sociais, Profissionais da Reabilitação, Provedores de Cuidados Paliativos, Administradores e Gestores e Líderes de Organizações Não-Governamentais
Pessoas que não sejam profissionais da saúde deverão enviar uma carta de intenção explicando por que acreditam que podem se candidatar a este programa, e serão chamadas para uma entrevista com nossa equipe de admissão.
Provedores certificados
Os provedores de cuidados certificados e aprovados em nosso programa constarão, ao fim do curso, em um banco de dados disponível para a população.
Educação continuada
Todos os provedores de cuidados certificados em nosso programa, para se manter em nosso banco de dados, precisam realizar pelo menos um curso de atualização de 20 horas a cada dois anos sobre qualquer um dos programas da Fundação Elisabeth Kübler-Ross ou das organizações parceiras, no Brasil ou no exterior.
Supervisão
Supervisão de 4 horas mensais para os profissionais que se matricularem no programa.
Política de cancelamento
– Para pedidos de cancelamento entre 12/09 e 12/12, será feita a devolução de 30% do valor do investimento.
– Para pedidos de cancelamento a partir de 13/12, será feita a devolução de 20% do valor do investimento.
– Não será feita a devolução ou reembolso, em nenhuma circunstância, para solicitações a partir de duas semanas antes do começo do curso, sendo autorizada apenas a troca de nome e CPF para outro aluno interessado.
– Com os valores dos cursos, damos andamento aos nossos programas gratuitos de assistência a pessoas enlutadas. Por isso, considere que você está ajudando famílias enlutadas inscrevendo-se neste programa educacional.
– Todas as pessoas inscritas afirmam concordar integralmente com esta política de cancelamento.
Para mais informações, acesse: www.ekrbrasil.com