30 out - 2024 • 19:00 > 30 out - 2024 • 21:30
30 out - 2024 • 19:00 > 30 out - 2024 • 21:30
Justificativa
A avaliação é um dos pilares fundamentais do processo educacional, influenciando diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Na educação básica, a abordagem tradicional de avaliação frequentemente foca na atribuição de notas e julgamentos finais, o que pode não refletir adequadamente o progresso contínuo e as necessidades individuais dos alunos. Para responder a essa necessidade, o curso "Avaliar para Aprender: A Prática da Avaliação Formativa e Metodologias Ativas na Educação Básica" visa explorar e integrar duas abordagens pedagógicas complementares: a avaliação formativa e as metodologias ativas.
Principais objetivos
Desenvolver a Compreensão da Avaliação Formativa: Capacitar os participantes a entender os princípios, objetivos e práticas da avaliação formativa, destacando suas diferenças em relação à avaliação somativa e sua importância para o processo contínuo de ensino e aprendizagem.
Desenvolver Estratégias Eficazes de Avaliação Formativa: Ensinar os participantes a criar e aplicar estratégias de avaliação formativa que forneçam feedback significativo e contínuo, permitindo ajustes oportunos nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos alunos.
Implementar Ferramentas e formas de Avaliação Formativa: Proporcionar aos participantes o conhecimento e as habilidades necessárias para utilizar ferramentas e estratégias práticas de avaliação formativa, como quizzes rápidos, autoavaliações, e atividades de reflexão, que auxiliem na monitorização do progresso dos alunos.
Analisar e Utilizar Dados para Melhorar o Ensino: Capacitar os participantes a analisar os dados coletados por meio da avaliação formativa e a utilizá-los para ajustar suas práticas de ensino, personalizando o aprendizado para atender às necessidades individuais dos alunos e melhorar os resultados educacionais.
Módulo 1: Introdução à Avaliação Formativa
Definição e Conceito de Avaliação Formativa
Diferenças entre avaliação formativa e avaliação somativa
Importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem
Princípios e Objetivos da Avaliação Formativa
Funções e benefícios da avaliação formativa
Como a avaliação formativa contribui para a aprendizagem contínua
Estratégias e Ferramentas de Avaliação Formativa
Evidências de aprendizagem:coleta de dados sobre o progresso dos alunos
Exemplos de atividades e instrumentos de avaliação formativa
Estratégias
atividades em grupos
exposições temáticas
Simulações de atividades de sala de aula utilizando avaliação formativa e metodologias ativas
rotinas de pensamento
utilização de vídeos
Bibliografia orientadora
Avaliação: Da Excelências à Regulação das Aprendizagens - entre duas lógicas. P Perrenoud. Artmed
Avaliação Desmistificada . Charles Hadji. Artmed
Ajudar os alunos a fazer a Autorregulação da sua aprendizagem. Por quê? Como? Charles Hadji. Editora Melo
Avaliar para aprender. Neus Sanmarti. Artmed
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Inspirações Pedagógicas
Cursos, oficinas, Assessorias, Consultorias e Mentorias
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.