O evento já encerrou...
Curso Auxiliar de Biblioteca com Cleide Soares
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Auxiliar de Biblioteca com Cleide Soares

20 jun - 2022 • 19:00 > 28 jun - 2022 • 21:00

Evento Online via Youtube

Descrição

Um grande sucesso da programação da BDB Cultural no ano passado retorna à agenda da iniciativa em uma versão ampliada. O curso “Auxiliar de Biblioteca”, a mais exitosa atividade formativa realizada pela iniciativa, com distribuição de mais de mil certificados, terá uma edição revisada com Cleide Soares, professora responsável pela condução do curso original.

O objetivo do curso segue sendo o mesmo da programação original: ajudar a transformar a biblioteca em um espaço que seja uma ponte entre os livros e os usuários. A atividade é comandada pela bibliotecária e gestora cultural Cleide Soares com aulas em cinco dias, em vez dos três da primeira edição do curso. As aulas serão nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de junho, sempre às 19h.

A oficina é gratuita, com 10h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para profissionais que já atuam em bibliotecas, ou que pretendem atuar, com ou sem formação na área. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da segunda-feira, 20 de junho.

Todos que acompanharem a programação e responderem o questionário ao final das transmissões terão um certificado de participação gratuito emitido. 

 

Conteúdo com a voz da experiência

 Se a biblioteca é a ponte para o conhecimento, os auxiliares de biblioteca serão os guias que auxiliam nessa travessia, ou, como diz Cleide “que os profissionais sejam agentes da transformação da biblioteca em um espaço efetivamente acessível e agradável”. Ela é uma especialista em formação de agentes e espaços de leitura no país e no exterior. Ela já atuou na formação de mais de 20 mil auxiliares de biblioteca.

Para Cleide o diferencial de uma boa biblioteca está no empenho de sua equipe. "Temos muitos espaços de leitura que têm acervo pequeno, espaço curto e improvisado e, mesmo assim, podem tornar-se um diferencial na vida de seus frequentadores, da sua comunidade e da sua instituição, bastando reforçar a importância do elemento humano”, diz.

 “Vamos trabalhar do ponto de vista técnico, mas com uma linguagem bastante simples, para receber a demanda de interessados com diferentes realidades sociais: quem já é da área, quem chegou agora, apresentar de forma simples e eficaz as formas de manter uma biblioteca organizada e ativa na comunidade”, completa Cleide.

 

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/)  e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

 

Sobre Cleide Soares

Cleide Soares é bibliotecária, com pós-graduação nas áreas de Ciência da Informação, Gestão Cultural e Memória Cultural. Foi responsável pela implantação de mais de 10 mil bibliotecas públicas e comunitárias e pela formação de mais de 20 mil auxiliares de bibliotecas e agentes de leitura no Brasil e no exterior. Foi coordenadora da Rede de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, coordenadora nacional do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, coordenadora-geral de Leitura da Fundação Biblioteca Nacional. É Conselheira Regional de Cultura no Distrito Federal, chefe da Biblioteca da Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora do coletivo Grito do Livro: Leia Mais!.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Auxiliar de Biblioteca com Cleide Soares

Biblioteca Demonstrativa do Brasil

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.