25 ago - 2026 • 20:15 > 01 set - 2026 • 21:30
25 ago - 2026 • 20:15 > 01 set - 2026 • 21:30
25/08 e 01/09 de 2026 (terças-feiras) - 20h15-21h30 | online - Zoom
Dois encontros em busca de pensar, na intersecção entre arte e psicanálise, o diálogo silencioso da criação e o desenvolvimento precoce da vida psíquica, à luz das imagens, ilusões, fluidez e contradições nas obras criadas por Vik Muniz.
Parte 1 – Um olhar sobre a arte e a experiência do encontro
Nesta apresentação, Marcela Madeira compartilhará a experiência de artista e professora de arte, refletindo sobre o que a inspira a criar e a ensinar. Acredita que a arte vai muito além da técnica ou da representação. Nesta parte 1, há um convite para olhar com atenção, despertar curiosidades e encontrar novos significados nas coisas mais simples. “Ao longo da minha trajetória, percebi que uma obra de arte nunca se encerra no artista. Ela ganha vida no encontro com quem a observa, pois cada pessoa traz consigo suas próprias memórias, emoções e experiências. É esse diálogo silencioso entre a obra e o olhar do outro que mais me interessa” (Marcela Madeira).
Objetivo: a partir do trabalho de Vik Muniz, propõe-se uma conversa sobre o poder da transformação. Seus materiais inusitados e sua maneira de construir imagens nos lembram que a beleza pode surgir do inesperado e que mudar a forma de olhar é, muitas vezes, a maior experiência que a arte pode nos oferecer. Pretende-se despertar um olhar curioso, sensível e aberto, capaz de perceber que a arte não oferece respostas prontas, mas amplia nossa forma de ver, sentir e compreender o mundo de si mesmo e externo.
Parte 2 – Mundo interno: um processo contínuo de fragmentações, integrações e reparações.
Nesta apresentação, Rebeca promoverá um diálogo a partir da noção de mundo interno da teoria de Melanie Klein e a estética de Vik Muniz criada por fragmentos, sombras, cores e ressignificações. A perspectiva psicanalítica de Klein é impactante e foi transformadora para a compreensão da vida psíquica precoce e da clínica contemporânea. Pretende-se olhar para as angústias primitivas e possibilidades para a integração via a internalização e sobrevivência dos “objetos bons”. O mundo interno é vida mental, um processo contínuo de montagens, desmontagens e remontagens.
Sobre as professoras:
Marcella Madeira - Artista plástica e educadora. Licenciada em Comunicação Social pela PUC-Rio, iniciou sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2003. Entre 2005 e 2011, viveu em Barcelona e Amsterdam, onde aprofundou seus estudos em pintura e história da arte e participou de exposições em cidades como Paris e Amsterdam. Realizou pesquisa artística com artistas como Paulo Pasta e Iole de Freitas. Atualmente, desenvolve um trabalho voltado à abstração, investigando a cor, a matéria e a memória. Fundadora do projeto Artista na Escola, que leva o ensino de história da arte e pintura a crianças em diferentes comunidades do Rio de Janeiro.
Rebeca Nonato Machado: Doutora em Psicologia Clínica, pela PUC-Rio (2014), com Pós-Doutorado pela mesma Universidade (2014-2017). Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (2010-Atual). Experiência como Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Professora no curso de especialização em Psicoterapia de Família e Casal do CCE (PUC-Rio). Atua na clínica como analista de adultos e, também, no contexto de psicoterapia de família e casal.
Público-alvo: estudantes e profissionais interessados em arte e psicanálise sobre a Teoria das Relações Objetais em Klein.
As aulas serão gravadas
Com Certificado (vale como atividade complementar para a universidade). É necessário 75% de presença.
Duas vagas gratuitas para estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ - SBPRJ
Desde a sua fundação - em 1959, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece também uma formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.