Login
O evento já encerrou...
CURSO| Arte e política na América Latina da segunda metade do século XX e início do século XXI
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

CURSO| Arte e política na América Latina da segunda metade do século XX e início do século XXI

16 ago - 2022 • 19:00 > 6 set - 2022 • 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição

CURSO| Arte e política na América Latina da segunda metade do século XX e início do século XXI

A noção de arte contemporânea na América Latina não tem mais de 60 anos. Esforços têm sido sucessivos para sua instalação progressiva, para constituir seu limite e determinar suas especificidades. No entanto, como qualquer tentativa de administração através da linguagem, este empobrece a realidade. Por isso este curso tem como objetivo fazer justiça à complexidade da arte contemporânea latino-americana, através de um estudo comparativo e histórico de suas diferentes manifestações em todo o continente.

Assim, analisaremos a partir dos processos de institucionalização, juntamente com a estruturação das políticas públicas e do mercado; como também as manifestações alternativas que resistem a eficiências predeterminadas, sendo orientadas para a ação política.

O curso está estruturado em quatro encontros, focados em discussão e reflexão, orientados por uma conceituação e estudo de casos de arte contemporânea na América Latina e é em parceria com a Uberbau_House. 

PROGRAMA 

16-08 - Aula 1.
Aparição da ideia de arte latino-americana, história da conceitualização. Uma história de colonização e resistência. Progressiva instalação de institucionalidade de arte latinoamericano.

23-08 – Aula 2. Estruturação do sistema de arte em nossa região. Estudo comparativo das Bienais na América Latina e Brasil. Construção de mercado e políticas públicas de arte na América Latina.

30-08 – Aula 3. Estratégias de organização alternativa, história das gestões autônomas, espaços independentes na América Latina. O giro social nas artes. Análise de práticas artísticas e casos paradigmáticos.

06-09 – Aula 4. Consolidação de cenas locais de arte na América Latina.

AO PARTICIPAR DESTE CURSOS VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

Compreender a estruturação do sistema de arte e o desenvolvimento de práticas artísticas na segunda metade do século XX e do início do século XXI na América Latina;

Revisar a relação do Brasil com o contexto latino-americano nos processos de instalação institucional na nossa região;

Habilitar um espaço para a tomada de decisões desde o reconhecimento da história de nossa região.

QUEM IRÁ CONDUZIR?

 

Guillermina Bustos é Artista e pesquisadora de arte. Bissexual e não monogámica. Ativista de arte em Trabalhadores de Arte, e direitos lgtbqia+ e migrantes em MILBI (Rede de Mulheres Migrantes Lésbicas e Bissexuais de SP).

De formação, é mestre em artes pela Universidade do Chile, e já fez mais de 40 exposições em países da América Latina, e publicou 3 livros sobre arte contemporânea em relação à comunidade, além de vários artigos.

Atualmente trabalha nas iniciativas de pesquisa, formação e residências de arte: Uberbau_houseCuratoría Forense - latinoamérica, e VADB - arte contemporânea latino americana.

Destaca-se na sua gestão a organização e coordenação de residências, encontros, cursos, palestras, seminários, em Argentina, Chile, Brasil, Equador, Estados Unidos, España, Itália, México, Peru e Uruguai.


Sobre Uberbau_house 

Uberbau_house é um centro de pesquisa e programa de residência de pesquisa em arte contemporânea.

Funciona principalmente como um espaço de encontro para pessoas dedicadas ao debate, pesquisa, produção, documentação e reflexão sobre arte contemporânea na América Latina, que desenvolvem atividades para programas de trabalho anuais. Inaugurado em 2016 em São Paulo (Brasil), este espaço surge em relação aos 16 anos de trabalho nômade da equipe de Curatoria Forense – América Latina.

Com base em sua experiência em relação a esforços autônomos em países da América Central e do Sul, Uberbrau_House articula um conjunto de atividades educativas, troca de experiências, projetos de pesquisa, um arquivo de iniciativas de arte coletiva de toda a América Latina e uma biblioteca especializada de arte contemporânea chamada Reserva Ideológica.

Saiba mais em: http://www.uberbau-house.org/

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

INFORMAÇÕES:

Data:  16, 23, 30 de agosto e 06 de setembro – terças-feiras - das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 237,00

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Os cursos, palestras e demais atividades oferecidas na Adelina têm vagas limitadas, por isso, a eventual desistência de última hora dificultará a oferta da vaga a novos alunos. Confira as nossas regras de cancelamento:

- Para solicitar o cancelamento de um curso ou atividade na Adelina, você deve enviar um e-mail para: [email protected];

- Você receberá o reembolso de 90% do valor do pagamento efetuado para inscrições canceladas em até 10 dias de antecedência do início do curso ou atividade;

- Caso o cancelamento ocorra entre no período inferior a 10 dias (em até 48 horas antes do início do curso ou atividade) o reembolso será de 50% do valor pago;

- O prazo para recebimento de reembolso é de até 90 dias úteis no caso de pagamentos com cartão de crédito, débito online ou boleto;

- Não realizamos reembolso após as últimas 24 horas que antecedem o início do curso. Neste caso, você poderá transferir sua matrícula, indicando uma pessoa para ocupar o seu lugar na classe.

- O curso poderá ser cancelado pela Adelina até 24 horas antes de seu início, caso não atinja o número mínimo de inscrições. Nesse caso, os valores já pagos pelo aluno serão integralmente restituídos mediante a apresentação dos dados bancários completos.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

CURSO| Arte e política na América Latina  da segunda metade do século XX e início do século XXI

Adelina

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.