Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso: Análise de Fontes Históricas na Pesquisa em Lesbianidades

Carregando recomendações...

Curso: Análise de Fontes Históricas na Pesquisa em Lesbianidades

21 ago - 2025 • 14:00 > 18 set - 2025 • 14:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Curso: Análise de Fontes Históricas na Pesquisa em Lesbianidades

21 ago - 2025 • 14:00 > 18 set - 2025 • 14:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

ATIVIDADE 

Curso: Análise de Fontes Históricas na Pesquisa em Lesbianidades

SOBRE

O curso de 10 horas será dividido em cinco encontros semanais às quintas feiras nos dias 21 e 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro das 19h às 21h na plataforma do Google Meet. A atividade é destinada para pessoa pesquisadoras com o objetivo de promover uma troca de experiências sobre os diferentes processos de pesquisa em história das lesbianidades, em cada encontro a temática será focada em um método de análise de fontes históricas que cada convidada explorou em suas próprias pesquisas. Cada encontro será mediado por alguma das pessoas integrantes do Arquivo Lésbico.

Cronograma dos encontros:

Aula 1 - Periódicos: acervos físicos e digitais - Caio Maia de Aguiar (doutor em Antropologia Social pela UFRJ e integrante do Arquivo Lésbico Brasileiro). Mediação de Paula Silveira-Barbosa (Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e Diretora-geral do ALB).

Aula 2 - Entrevistas: história oral - Augusta da Silveira de Oliveira (doutoranda em História da América Latina na Brown University e Diretora Financeira do ALB). Mediação de Natalia Rosa Epaminondas (Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF e Diretora Administrativa do ALB).

Aula 3 - Imagens: métodos de análise - Pacor (Doutorande em Artes pela Unesp). Mediação de Paula Silveira-Barbosa (Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e Diretora-Geral do ALB).

Aula 4 - Narrativas ficcionais como fontes históricas - Kyara Maria de Almeida Vieira (Doutora em História pela UFPE e integrante do ALB). Mediação de Augusta da Silveira de Oliveira (Doutoranda em História da América Latina na Brown University e Diretora Financeira do ALB).

Aula 5 - Pesquisa histórica e produção audiovisual - Nayla Guerra (Graduada em Audiovisual pela USP e diretora do curta Ferro's Bar). Mediação de Natalia Rosa Epaminondas (Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF e Diretora Administrativa do ALB).

DATA

As Quintas-Feiras, dias 21, 28 de Agosto, 04, 11 e 18 de Setembro de 2025. Das 19h às 21h.

LOCAL 

Google Meet - Plataforma On-line 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Museu da Diversidade Sexual

Sobre o Museu da Diversidade Sexual O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.