3 mar - 2021 • 19:30 > 4 mar - 2021 • 22:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
POR QUE UM CURSO SOBRE ESSE TEMA?
Temos falado cada vez mais nas experiências oferecidas aos públicos. A questão cresce em importância pois se mostrou uma necessidade estratégica fundamental para os espaços culturais que quiserem se manter relevantes para seus públicos, estabelecer conexões a longo prazo com eles e atingir novas pessoas. A soma das experiências que os espaços conseguem proporcionar é que definirá se os públicos continuarão engajados com esse local ou se afastarão.
O tema ficou ainda mais relevante com a pandemia, que acelerou a tendência de os espaços saberem oferecer também boas experiências digitais. Para o pós-pandemia, já temos fortes indicativos de que as experiências híbridas (que misturam o presencial e o online) se consolidarão.
Montei este curso como uma introdução ao tema. Ele é totalmente prático e cheio de exemplos. Vou mostrar os diversos fatores que geram as experiências, como elas podem aproximar ou afastar os públicos, e como elas são essenciais para ampliação de públicos e para a aproximação de grupos minorizados (como pessoas negras, LGBTs e com deficiência). Mostrarei ainda como um espaço cultural pode planejar (ou melhorar), na prática, as experiências para os seus públicos.
André Fonseca
PARA QUEM PENSEI O CURSO?
Profissionais da área cultural que atuem (ou tenham interesse em atuar) com espaços e instituições (públicos ou privados, independentes ou não).
Profissionais de gestão ou produção cultural.
Outras pessoas que tenham interesse pelo tema.
HÁ LIMITE DE VAGAS?
Sim, são 20 vagas.
QUAL SERÁ O CONTEÚDO?
Dia 1: o que são as experiências dos públicos com os espaços culturais?
Era digital: os novos comportamentos e hábitos de consumo cultural dos públicos e os novos papeis dos espaços culturais. Experiências online: as tendências trazidas pela pandemia e o que já se espera para o pós-pandemia. Os fatores que compõem as experiências, como: identificação, conexão emocional, comunicação (escrita e visual), percepção de valor, atendimento, ambientação, diversidade, equipes e acessibilidade. Tempo final para esclarecimento de dúvidas e trocas com a turma.
Dia 2: como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais?
Ferramentas para identificação dos perfis de públicos e de suas necessidades e interesses. Mapeamento dos pontos de interação dos públicos com o espaço. Design de experiências a partir da jornada de consumo dos públicos do espaço. Tempo final para esclarecimento de dúvidas e trocas com a turma.
QUEM É ANDRÉ FONSECA?
Eu sou um profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajudo pessoas, marcas e espaços a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos, por meio de consultorias, ações de formação e mentorias. Quando não estou trabalhando, consumo muita cultura, especialmente cinema e música. Acho que minha trajetória diz muito mais sobre mim do que minha formação acadêmica, mas se interessar, sou graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.
Instagram: @euandrefonseca.
QUANDO SERÁ?
03 e 04 de março (4a e 5a feiras), das 19h30 às 22h (com intervalo de 10 minutos).
Carga horária total: 4h40min.
As gravações não serão disponibilizadas depois.
QUANTO CUSTA?
R$150,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito).
10% de desconto para:
-pessoas que já fizeram cursos comigo (me envie um email - [email protected] - com seu nome completo, curso(s) que fez e em que local foi, que eu retornarei com o código promocional para você aplicar no pagamento).
-profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (me envie um email - [email protected] - com seu nome completo, que que eu retornarei com o código promocional para você aplicar no pagamento).
Vagas 100% gratuitas para:
-mulheres negras, exclusivamente. Serão três vagas, e farei uma seleção. A única condição é que a pessoa tenha um perfil aberto no Instagram e/ou Facebook. Para se inscrever, clique aqui para preencher o formulário.
A opção de pagamento por boleto é disponibilizada pela Sympla somente até 05 dias úteis antes da data de início do curso, pois esse é o tempo que o processador de pagamentos Sympla e os bancos precisam para validar a transação.
RECEBEREI ALGUM TIPO DE MATERIAL?
Sim, após o término do curso eu enviarei o conteúdo para o seu email, em formato PDF.
CERTIFICADO
Será emitido um certificado de participação para quem estiver presente nos dois encontros do curso.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
André Fonseca
Eu sou um profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajudo pessoas, marcas e espaços a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos, por meio de consultorias, ações de formação e mentorias. Sou graduado em comunicação social pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Gestão e cooperação cultural internacional pela Universidade de Barcelona.