Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso - Suicídio de crianças e adolescentes

Carregando recomendações...

Curso - Suicídio de crianças e adolescentes

27 ago - 2024 • 19:00 > 27 ago - 2024 • 22:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Curso - Suicídio de crianças e adolescentes

27 ago - 2024 • 19:00 > 27 ago - 2024 • 22:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Suicídio de crianças e adolescentes


O suicídio é uma questão social de larga escala e, quando envolve crianças e adolescentes, gera ainda mais comoção e preocupação. No entanto, a despeito dos esforços que podemos fazer para prevenir, os índices de mortes autoprovocadas aumentam entre os jovens em quase todo o mundo.


Diante desse cenário, e compreendendo que há muitas especificidades nas ocorrências de suicídio de crianças e adolescentes, o Instituto Rosa dos Ventos propõe este breve curso online, destinado a médicos, psicólogos, educadores e todos aqueles que se interessarem pelo tema.


O curso será ministrado pelo professor Diogo Boccardi, psicólogo, especialista em Psicologia Clínica, mestre em Saúde Mental e doutorando em Ciências Humanas (UFSC), pesquisador no campo da Suicidologia Crítica.


Entre os temas abordados, destacamos:


  • As diferentes compreensões sobre o suicídio em jovens e em adultos

  • Fatores desencadeantes do suicídio em crianças e adolescentes

  • Estratégias de prevenção e cuidado a crianças e adolescentes com experiências suicidas em diferentes contextos

  • Critérios para tomada de decisão sobre quebra de sigilo, acionamento da rede de apoio, monitoramento e encaminhamentos

  • Como dialogar com crianças e adolescentes que protagonizam comportamentos suicidas ou que vivenciaram o suicídio de alguém próximo



Ministrante: Psic. Diogo de Oliveira Boccardi  - CRP 12/08439

Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica, mestre em Saúde Mental e doutorando em Ciências Humanas (UFSC). Foi coordenador do CAPS Ponta do Coral em Florianópolis entre 2014 e 2019. Autor de "Viver não é preciso: discursos sobre suicídio no século XXI" (Ed. Via Vérita, 2021) e organizador de "Gestalt-terapia e Sociedade" (Ed. LiberArs, 2021). Professor e supervisor em diversas instituições de formação de profissionais de saúde mental. Pesquisa as temáticas ligadas aos suicídios, às psicoses e aos fundamentos das práticas clínicas. Membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde (NESFIHS/UFSC).


Público alvo: estudantes e profissionais de psicologia, medicina, enfermagem educação e demais interessados

Data: 27/08 (terça-feira)

Horário: 19h às 22h

Carga horária: 3h

Modalidade: Online

Plataforma: Zoom


Certificado de 3hs/aula.



Sobre cancelamento e direito de arrependimento: seguimos as políticas de cancelamento da plataforma Sympla. O consumidor tem até 7 dias após a compra para cancelamento e reembolso do ingresso, desde que a solicitação seja feita até 48h antes do início do evento. A solicitação deve ser feita através da plataforma Sympla.


Atenção: esta é uma atividade síncrona, transmitida ao vivo no horário programado. Caso o mini curso seja gravado, poderá ser disponibilizado pelo período de 1 mês. Lembramos que nossa gravação não é um material planejado como videoaula, é apenas um registro do encontro síncrono. Se isso for importante para você, envie mensagem à coordenação para mais informações.



+ informações em: 

@rosadosventos.instituto

[email protected]


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Instituto Rosa dos Ventos

Organizamos eventos de formação profissional ligados aos campos da Saúde Mental, da Educação e das Humanidades.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.