Fale com o produtor

Criança viada ou de como me disseram que eu era gay (ONLINE - Ao Vivo)

04 fev - 2026 • 11:30 > 04 fev - 2026 • 19:00

Evento Online via Youtube
Parcele em até 12x

Criança viada ou de como me disseram que eu era gay (ONLINE - Ao Vivo)

04 fev - 2026 • 11:30 > 04 fev - 2026 • 19:00

Evento Online via Youtube
Parcele em até 12x

Descrição do evento

O espetáculo Criança viada ou de como me disseram que eu era gay, solo de Vinicius Bustani, também autor do texto, com direção e dramaturgia de Paula Lice, volta para curta temporada em 2026 no Teatro Gamboa. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla do próprio teatro e as apresentações acontecem nos dias 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro (quartas-feiras), sempre às 19h.

Na criação do texto, Vinicius partiu de experiências pessoais para falar de um tema comum que é a LGBTfobia vivida por crianças e adolescentes. “A peça é a partilha de um processo que se deu há mais de vinte anos e, mesmo com todas as mudanças e avanços que tivemos nesse âmbito, encontrou eco e sentido em adolescentes e jovens em 2018. Não acho que muita coisa tenha mudado desde então”, comenta o ator. E foi ancorada na percepção de que o projeto se mantém relevante e se mantém capaz de abrir vias de diálogo e reflexão que a equipe decidiu voltar aos palcos. “A LGBTfobia é um mal social extremamente enraizado, assim como o machismo e o racismo. Nossa peça vai direto nesse ponto.

Então, seguirá conversando, principalmente com a homofobia internalizada que, às vezes, só nos damos conta através da arte”,
complementa Paula. “Salvador nos deu régua e compasso. Voltar a ela reanima nossa fé e contribui para a mobilização da cena alternativa, isenta de patrocínios, da qual nascemos e que, neste caso, nos acolheu calorosamente”, comenta a diretora.

Vista por mais de cinco mil pessoas em seis temporadas em teatros e diversas apresentações em instituições de ensino e centros culturais de Salvador. O espetáculo também passou por Belo Horizonte, São Paulo e Dourados (MS). “Eu gosto de elaborar aquilo que me inquieta através de um olhar poético, é como se conseguisse me comunicar e expressar melhor assim. ‘Criança Viada’ surgiu a partir do desejo de elaborar uma ferida muito profunda, mas sobretudo de compartilhar essa experiência com outras pessoas por entender que a homofobia que atravessa e corrompe tantas infâncias e juventudes é um problema de ordem social e nada melhor do que o teatro como ferramenta de elaboração e transformação coletiva”, explica o ator.

“Hoje faço o espetáculo de um outro lugar, mais maduro talvez. Minhas inquietações pessoais são outras, mas a obra segue viva e pertence ao
público. E ainda precisamos, sim, de muito diálogo sobre esse e tantos outros temas. E o diálogo com os divergentes sempre foi uma aposta, e
acredito que mais do que nunca, como sociedade, é preciso reaprender a dialogar”.

Ficha Técnica
Texto e atuação: Vinicius Bustani
Direção e dramaturgia: Paula Lice
Produção: Tais Bichara
Direção de arte: Lia Cunha e Tiago Ribeiro
Direção musical: Heitor Dantas
Desenho de Luz: Larissa Lacerda
Identidade visual divulgação: Gil Maciel
Assessoria de Comunicação: Daniel Silveira

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Teatro Gamboa

Um palco com vista para o mar. O Teatro Gamboa é um equipamento cultural localizado no Centro de Salvador, atuante na cena artística da capital desde 1974. Celebrando 50 anos de existência, o espaço é famoso por democratizar o acesso à arte e ao fazer artístico, além da sua identidade de vanguarda. Aqui, onde a cidade encontra o mar, um Teatro (r)existe.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.