05 jul - 2025 • 14:20 > 05 jul - 2025 • 16:20
05 jul - 2025 • 14:20 > 05 jul - 2025 • 16:20
Domine os aspectos legais e pedagógicos da inclusão escolar e transforme sua atuação!
Esta Masterclass é um mergulho profundo no universo da inclusão escolar, com foco em ferramentas práticas e embasamento legal para que você possa atuar com segurança e promover uma educação de qualidade para todos os alunos.
Abordaremos:
Os Fundamentos da Inclusão Escolar
Conceitos essenciais, desafios cotidianos e benefícios comprovados de uma escola que acolhe a diversidade.
A Base Legal da Inclusão
Legislação atualizada, direitos dos alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas, e como aplicá-los na prática.
Plano Educacional Individualizado (PEI)
Estratégias para desenvolver um PEI eficiente, com foco em personalização e metas alcançáveis.
Tópicos Cruciais para a Prática Inclusiva
Lei Anti-Bullying: Como implementar e articular com o projeto pedagógico.
Retenção e Aceleração de Série: Critérios e alternativas conforme a legislação.
Enriquecimento Curricular: Metodologias para potencializar a aprendizagem.
Adaptações: Curriculares, de atividades, avaliações e ambientais.
Necessidades Educacionais Específicas
Abordagens pedagógicas para:
TDAH
Altas Habilidades/Superdotação
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)
Dislexia
Deficiências (Intelectual, Física, Auditiva, Visual)
A Atuação dos Profissionais de Apoio
Papéis do Acompanhante Especializado, Professor de Educação Especial e equipe multidisciplinar.
Possibilidades Pedagógicas
Recursos, estratégias e cases de sucesso para transformar a teoria em prática.
Público Alvo:
Diferenciais:
Invista em seu conhecimento e faça a diferença na vida de seus alunos!
Quem serão seus professores?
Vanessa Ziotti é uma advogada autista de 36 anos que se dedica à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Mãe de trigêmeos autistas, ela usa sua experiência pessoal e profissional para lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Sua trajetória profissional é marcada por:
• Atuação na área do Direito das Pessoas com Deficiência desde 2021: Com mais de 12 anos de experiência na advocacia, Vanessa se especializou em Direito Educacional (PUC/SP) e Direito das Pessoas com Deficiência (PUC/RJ), e atualmente cursa pós-graduação em Autismo, TDAH e Neurodiversidade (PUC Campinas) e Mestrado em Direito (Faculdade Iberoamericana).
• Luta por políticas públicas inclusivas: Foi Diretora Jurídica do Instituto Lagarta Vira Pupa e coautora do Projeto de Lei 14.454/2022 (Lei do Rol Exemplificativo), que garante acesso a tratamentos com evidência científica para beneficiários e usuários da saúde suplementar.
• Atuação em casos de Repercussão Geral: Como sócia do Escritório Varella Guimarães, participou do processo que resultou no TEMA 1097 do STF, garantindo redução de jornada sem redução de proventos para funcionários públicos estaduais e municipais, responsáveis por pessoas com deficiência.
• Ativismo e produção de conteúdo: Vanessa compartilha sua rotina e informações relevantes sobre direitos das pessoas com deficiência em seu Instagram (@vanessaziotti_), onde possui mais de 50 mil seguidores. Também participa ativamente de audiências públicas no Congresso Nacional e na ANS. É palestrante e professora convidada em cursos de pós-graduação em instituições como Hospital Albert Einstein, Faculdade CENSUPEG, Damásio e PUC São Paulo.
Com um diagnóstico tardio de autismo aos 33 anos e a vivência da maternidade de trigêmeos autistas, Vanessa se tornou uma voz importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, combinando conhecimento jurídico, experiência pessoal e ativismo.
Thaise Pregnolatto
Thaise Venturini Pregnolatto é formada em Letras português e italiano pela FFLCH-USP e tem licenciatura plena nas duas habilitações pela FE-USP.
Cursou sua primeira pós-graduação na Università per Stranieri di Perugia, na Itália. Posteriormente, fez psicopedagogia, especializou-se em Educação Inclusiva, além de neurociência e Altas Habilidades/Superdotação.
Tem mais de 20 anos de experiência nas melhores escolas de São Paulo, nas quais lecionou inglês, italiano, literatura, língua portuguesa, redação e redação para crianças.
Tem cerca de 10 livros paradidáticos publicados, além de ter escrito livros didáticos.
Ministra cursos de formação para professores desde 2021 e presta consultoria para escolas nas áreas de educação inclusiva e processo de expressão de língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Vanessa Ziotti
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.