Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Concessão da Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo

Carregando recomendações...

Concessão da Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo

De 11 de outubro de 2022, às 17h00; até 25 de outubro de 2022, às 19h00.

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Concessão da Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo

De 11 de outubro de 2022, às 17h00; até 25 de outubro de 2022, às 19h00.

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

A proposta do Ciclo de Debates "Concessão da Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo" consiste em abordar elementos inovadores na gestão de resíduos sólidos que possam contribuir com o processo de contratação de serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos no município de São Paulo. Serão aprofundadas as relações do contrato de concessão, instituído pela Lei 13.478/2002, na sua relação com os marcos regulatórios vigentes que impactam diretamente na gestão integrada dos resíduos na cidade, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), o Novo Marco Legal do Saneamento entre outros. A partir de temas específicos voltados à inovação no processo de gestão dos resíduos, assim como a partir da avaliação da execução do contrato vigente, serão sistematizadas proposições feitas durante o evento para contribuir com reflexões e encaminhamentos para contribuir com o novo contrato. 


O Ciclo de Debates será composto por 4 encontros e é organizado pela parceria entre Campanha São Paulo Composta, Cultiva, coordenada pelo Instituto Pólis, Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP), Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Municipal de São Paulo.




Abertura - Avaliação da concessão de resíduos sólidos e perspectivas de futuro para a cidade

Data: 11/10/2022
Horário: 17h às 19h

Fala de autoridades: Prefeito, Presidente da Câmara, Vereadores, Presidência do TCM

- Luciana Guerra - Subsecretária de Controle Externo – TCM

- Igor Pantoja - Rede Nossa São Paulo

Moderação: Alexsandro do Nascimento Santos - Escola do Parlamento

1o Encontro - Como adequar as novas concessões à PNRS, ao Novo Marco Legal do Saneamento, ao PLANARES e ao PGIRS?

Data: 13/10/2022
Horário: 17h às 19h

- Gina Rizpah - Presidente do Observatório Política Nacional de ResíduosSólidos/ARZB

- Wladimir Ribeiro - Sócio da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados

- Dr. Ivan Carneiro - Promotor de Justiça MPSP - GAEMA PCJ - Piracicaba - Ministério Público do Estado de São Paulo

Mediação: Elisabeth Grimberg, Campanha SP Composta, Cultiva - Instituto Pólis

2o Encontro - Como fazer funcionar o sistema para reciclagem dos resíduos orgânicos (coleta seletiva de resíduos compostáveis + compostagem/digestão anaeróbia)?

Data: 18/10/2022
Horário: 17h às 19h


- Lucas Barros Arruda - Secretário Adjunto do Meio Ambiente - Prefeitura de Florianópolis/SC

- Acácio Miranda da Silva Filho - Secretário Executivo de Limpeza Urbana - SMSUB/PMS

- Enzo Favoino - Coordenador Científico de Resíduo Zero na Europa - GAIA

- Alexa Kietly - Coordenadora Senior de Resíduo Zero - Departamento de Meio Ambiente - San Francisco - Califórnia

Mediação: Victor Argentino - Campanha São Paulo Composta Cultiva

3o Encontro - Como avançar na coleta seletiva de resíduos sólidos com Responsabilidade Estendida do Produtor e garantindo a participação de catadores e catadoras?


Data: 20/10/2022

Horário: 17h às 19h

- Valquiria Cândido - Representante do Comitê de Catadores da Cidade de São Paulo - MNCR

- Claudia Lins - Gerente de Sustentabilidade - Confederação Nacional de Municípios - CNM

- Dra. Margaret Carvalho - Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho - Paraná

Mediação: Paulo Alvarenga - Defensoria Pública do Estado de São Paulo

4o Encontro - Como financiar o sistema de gestão de resíduos em São Paulo e garantir inovação no contrato de concessão?

Data: 25/10/2022
Horário: 17h às 19h

- João Antonio - Presidente do TCM do Município de São Paulo

- Tarcísio Pinto – Especialista em Gestão de Resíduos

Debatedor: Gina Rizpah (OPNRS/ARZB)


Certificação

O certificado será conferido aos inscritos pelo Sympla que assistirem a no mínimo três dos cinco encontros pela plataforma Zoom.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.