Login
O evento já encerrou...
CONCERTO DE POESIA - com Amosse Mucavele e Abreu Paxe
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

CONCERTO DE POESIA - com Amosse Mucavele e Abreu Paxe

30 jul - 2022 • 15:00

Evento Online via Zoom

Descrição

CONCERTO DE POESIA - Especial Poesia Africana


O Concerto de Poesia de julho 2022 terá como convidado os poetas AMOSSE MUCAVELE E ABREU PAXE para compartilhar suas leituras, conversar sobre poesia, influências e sobre seus processos criativos. A coordenação é de Nuno Rau


AMOSSE MUCAVELE (Moçambique) - Nasceu em 1987 em Maputo, Moçambique, onde vive. Poeta, consultor literário e jornalista cultural, coordenador do projecto de divulgação literária “Esculpindo a Palavra com a Língua”. É fundador e curador do Templo D’Escritas - Festa Literária Internacional da Língua Portuguesa, curador da Feira do Livro de Maputo e da Feira Internacional do Livro de Quelimane. Foi chefe de redação de “Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona”, diretor editorial do Jornal O Telégrafo, Editor Chefe do Jornal Cultural Debate, Editor de Cultura no Jornal ExpressoMoz, Colaborador do Jornal Cultura de Angola e Palavra Comum da Galiza – Espanha. É membro do Conselho Editorial da Revista Mallarmargens (Brasil), da Academia de Letras de Teófilo Otoni (Brasil) e da Internacional Writers Association (Ohio – USA). Representou Moçambique na Bienal de Poesia da Língua Portuguesa em Luanda (2012), nas Raias Poéticas, Vila Nova de Famalicão (2013), no Festival Internacional de Poesia de Córdoba (2016) e em 2017 participou numa série de atividades em Portugal, nomeadamente: IV Festival Literário da Gardunha, no Fundão; VI Encontro de Escritores Lusófonos no âmbito da Bienal de Culturas Lusófonas, Odivelas; Conversa sobre a poesia moçambicana, no Centro Intercultura Cidade, Lisboa; Palestra na Universidade de Lisboa, entre outras. Ministrou palestras e cursos de escrita criativa em Gaberone, no Botswana International Poetry Festival,2019. Com textos publicados em diversos jornais do mundo lusófono, publicou os livros: “A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua – Antologia Poética”, Revista Literatas, 2013 (coordenação) e “Geografia do Olhar: Ensaio Fotográfico Sobre a Cidade” (editora Vento de Fondo, Córdoba, Argentina, 2016), livro premiado como Livro do Ano do Festival Internacional de Poesia de Córdoba; no Brasil (Dulcineia Catadora Edições, Rio do Janeiro, 2016); em Moçambique (Cavalo do Mar, Maputo, 2017).


ABREU PAXE (Angola) - Doutor em Comunicação e Semiótica (2016) pela Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Brasil (PUC-SP). Mestre em Ensino de Literaturas em Língua Portuguesa (2009) e Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED/Luanda), da Universidade Agostinho Neto (UAN/Luanda). Foi Curador do BIP- Primeira Bienal Internacional de Poesia em Luanda. Foi Consultor do Filme Sobre a Rainha Nzinga produzido pela Semba comunicações. È Consultor do Filme Agudas – o Regresso do Escravo de Fábio Martins (Rio de Janeiro - Brasil), Colaborou no Jornal de Angola, no Caderno Vida e Cultura e depois Vida Cultural. Colaborou no Novo Jornal, no caderno Cultural Mutamba como articulista. Colaborou na Rádio Nacional de Angola (RNA) com a Criação do Projecto e Produção do Programa Palavras e Textos. Colaborou na Rádio Mais, no Programa Conversas Com Vagar - CCV. Colaborou no Programa CCV na MFM. É autor dos livros: “A Chave no Repouso da Porta” (2003), o qual recebeu o Prémio António Jacinto de Literatura; “Vento Fede de Luz” (2007). Membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), na qual é, actualmente, Director do Centro de Estudos Literários Angolanos (CELA), entre outras funções de direcção aí exercidas. Concebeu, Produziu e foi Curador da I e II Edição do Evento Nkodya dya Mpangu – Encontros de Artes e Pensamento do CELA (2021). Atualmente leciona nos Programas de graduação e pós-graduação do ISCED de Luanda, no programa de pós-graduação nos Mestrados de Línguas e Literaturas Angolanas da Faculdade de Letras, pela Universidade Agostinho Neto . Coordena a linha de pesquisa em “Educação, Cultura: Comunicação e Artes”, do Mestrado de Literaturas em Língua Portuguesa (ISCED/Luanda). Tem publicações em Revistas Científicas de Literatura em Angola, Brasil, Portugal, México, Dubai e outros Países do mundo. 

    

Concertos de Poesia é um evento mensal e gratuito, realizado pelo Instituto Estação das Letras, com apoio o da Rede de Amigos do IEL em parceria com a Revista Mallarmargens, sob coordenação de Nuno Rau, que tem o objetivo de apresentar vozes de destaque na poesia contemporânea, nas suas mais diversas manifestações, e de estreitar o contato do público com esses poetas.



Evento pelo Zoom

Ingresso: GRATUITO

*Favor comparecer no horário. Acesso sujeito à lotação da sala


Informações:

Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

E-mail: [email protected]

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

CONCERTO DE POESIA - com Amosse Mucavele e Abreu Paxe

Instituto Estação das Letras

O Instituto Estação das Letras é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com uma trajetória de 25 anos na disseminação e promoção da leitura e da escrita. O IEL é um polo irradiador de fomento cultural, tendo produzido mais de 6.600 eventos, cursos e workshops com os principais nomes do mercado do livro e da literatura brasileira. http://estacaodasletras.com.br/ https://www.facebook.com/InstitutoEstacaodasLetras/ https://www.instagram.com/institutoestacaodasletras/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.