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Como interpretar História e Literatura - conceitos introdutórios

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Evento encerrado

Como interpretar História e Literatura - conceitos introdutórios

08 mai - 2024 • 19:30 > 08 mai - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

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Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 08/05, 15/05, 22/05 e 29/05 

Gravação disponível até: 29/06 e 29/08 (Assinatura da Livre)

Via Google Meet 

O objetivo deste curso é compreender e aplicar métodos críticos na análise de textos literários e históricos, identificar a intersecção entre literatura e contexto histórico social, explorar a função dos escritores e historiadores na sociedade, e desenvolver habilidades de interpretação e crítica que considerem aspectos formais, culturais e ideológicos dos textos literários estudados.



Aula 01 (08/05) – A profissão do historiador e do escritor  
Nesta aula, iremos abordar algumas interseções e distinções entre as profissões de historiador e escritor, explorando como suas ferramentas metodológicas e responsabilidades éticas influenciam a construção e interpretação de narrativas.  Destacaremos como a historiografia e a crítica literária constroem pontes entre cultura e materialidade, diante da complexidade social.   

Aula 02 (15/05) – Os conceitos centrais da história e da literatura 
Na segunda aula vamos explorar os conceitos chave que formam a base da história e da literatura, como tempo, memória, contexto, e narrativa. Discutiremos como as teorias a partir do século 19 interpretam textos literários através de uma perspectiva histórica, analisando a influência das condições sociais e econômicas na literatura, para ilustrar como a literatura pode ser usada para entender contextos históricos e vice-versa.

Aula 03 (22/05) – Criação de enredos e narratividade  
Em nossa terceira aula, o foco se dará no processo criativo por trás da construção de enredos em literatura e como isso se aplica à narrativa histórica, contextualizando o papel social de alguns autores e autoras diante de sua respectiva classe, gênero e local de produção. Exploraremos como a estrutura de um enredo pode ser usada para enfatizar certos aspectos de um evento histórico ou social, e como isso afeta a interpretação do autor e do leitor.

Aula 04 (29/05) – Função social da história e da literatura  
Na última aula, vamos refletir sobre a função social da história e da literatura, considerando como ambas moldam e são moldadas pelas sociedades em que existem. Vamos elencar fundamentos acerca da função social da história e da literatura perante as ciências humanas, de modo a interpretar algumas teses e constructos sistêmicos, como o caso das "fake news" e o questionamento acerca das supostas "verdades absolutas". 


Bibliografia

ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício do Historiador. BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. São Paulo: Imprensa Oficial, 2000. BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992 ______. História e teoria social. São Paulo: Unesp, 2002. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008. _______. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004. CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ______. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. vol. 1. GINZBURG, C. O Queijo e Os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. GOODY, Jack. O Roubo da História: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Ed. Contexto, 2008. HOBSBAWM, Eric J. Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 1998. Trad. Cid Knipel Moreira. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. _____. O conceito de história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. Trad. René E. Gertz. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. ________. Sobre literatura e arte. São Paulo: Global, 1980. ________. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. MAYS, J. Kelly. The Norton Introduction to Literature. New York: Norton and Company, 2016. ORWELL, George. Por que escrevo. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. WILLIAMS, Raymond. Palavras Chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. PALLARES-BURKE, Maria Lúcia. As novas faces da história. São Paulo: Unesp, 2000. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. VASCONCELOS, José Antonio. Quem tem medo da teoria? A ameaça dos pós-modernismo na historiografia americana. São Paulo: Annablume, 2005.

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Débora Tavares

Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

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