05 jul - 2025 • 09:30 > 05 jul - 2025 • 11:00
05 jul - 2025 • 09:30 > 05 jul - 2025 • 11:00
Sinopse:
O curso "Como fazer jornalismo de impacto na área cultural: elaborando pautas e projetos" tem como objetivo capacitar jornalistas e profissionais de comunicação a desenvolver pautas e projetos culturais. Contextualizado no cenário atual do jornalismo cultural, que enfrenta transformações digitais e desafios de representatividade, o curso é voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na produção de conteúdo cultural, refletindo sobre medição de impactos e possibilidades de captação de recursos. Dividido em quatro encontros, aborda desde o panorama atual do jornalismo cultural, passando pela criação de projetos a partir de ideias de pautas, até técnicas de captação de recursos e mensuração de impactos. O curso busca proporcionar aos alunos habilidades práticas e reflexões críticas sobre o papel do jornalista cultural no mundo contemporâneo. Ao final, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos na prática, desenvolvendo e apresentando seus próprios projetos culturais em mentorias individuais com os ministrantes do curso.
Público-Alvo
Jornalista que querem atuar na cultura e no impacto social
Estudantes de jornalismo
Trabalhadores do terceiro setor
Comunicadores que atuam no setor cultural
Serviço
Sábados pela manhã (5, 12 e 19 de julho) das 9h30 às 11h.
O quarto encontro é uma mentoria individual a ser combinada.
As aulas ficam gravadas.
Disponibilidade de certificado de participação.
Valor? 180 reais (diretamente com os instrutores pelo email [email protected]) ou 198 reais pelo sympla (com taxas, mas é possível parcelar)
Conteúdo do curso
Encontro 1: Jornalismo Cultural na Contemporaneidade
Transformações no jornalismo cultural e o impacto das tecnologias digitais.
Novos formatos e linguagens na cobertura cultural.
Diversidade e representatividade nas pautas culturais.
Introdução à decolonialidade na produção de conteúdo cultural.
Atividade prática breve, análise em grupo de uma matéria cultural ou de um perfil de artista, para fixar conceitos discutidos.
Encontro 2: Transformando Ideias de Pautas em Projetos Culturais
Identificação de boas pautas no jornalismo cultural.
Transformação de ideias de pautas em projetos culturais estruturados.
Estruturação de projetos.
Exemplos de projetos culturais bem-sucedidos.
Criação de Pauta-Projeto: desenvolvimento de mini-projetos culturais.
Encontro 3: Captação de Recursos e Mensuração de Impactos
Fontes de financiamento para projetos culturais: editais, bolsas, patrocínios e financiamento coletivo.
Ferramentas para mensuração de impacto: público alcançado, engajamento e transformação social.
Estudos de caso de sucesso em captação de recursos e mensuração de impacto.
(Relembrando que é possível marcar uma mentoria individual no fim do curso)
Instrutores
Rafael Gloria
Rafael é jornalista, produtor cultural e diretor executivo da Nonada Jornalismo, uma organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de jornalismo e comunicação cultural. Com graduação em Jornalismo e mestrado em Comunicação pela UFRGS, é especialista na interseção entre jornalismo e cultura, defendendo novas abordagens para a cobertura cultural. Recebeu o Prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura em 2012. Recebeu menção honrosa no Prêmio ARI de 2016, na categoria Reportagem Cultural. Em 2017, foi finalista do Prêmio AGES - Parceiros de Escrita com o projeto Nonada. Atuou na coordenação dos projetos Sons do Sul – uma Cartografia Linguística (2021) e Comunica: potencializando culturas locais (2023). Também foi o responsável pela coordenação do projeto Mapeando a Cena Literária do RS (2024/2025) e por diversos outros projetos envolvendo META, Google e outras fundações. Também é editor da revista impressa do Nonada.
Thaís Bueno Seganfredo
Thaís Bueno Seganfredo é jornalista, produtora cultural e diretora de operações do Nonada. Idealizou e coordenou os projetos Sons do Sul – uma cartografia linguística (2021), que abordou a diversidade linguística do estado; Pioneiras da Arte no Rio Grande do Sul (2020), financiado pela Lei Aldir Blanc 1; Comunica: potencializando culturas locais (2023), com recursos da Lei de Incentivo à Cultura; Rede Veredas de Artistas e Educadores Decoloniais (2023), com financiamento do Meta Journalism Project, além de Travessias pela Cultura Popular (2022) e Sonário das Cozinhas-Território (2024), em parceria com a UFRGS. Também participou da produção de projetos como Movimenta: política e diversidade em quadrinhos (2022) e Sarau dos Não Lidos (2016 e 2017), na Feira do Livro de Porto Alegre. É bolsista do Pulitzer Center e vencedora do Prêmio ARI de Jornalismo (2021).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Rafael Gloria
Rafael Gloria é jornalista formado pela UFRGS e editor-chefe do site Nonada. Oferece aulas na área da escrita e do jornalismo. Confira!
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.