Fale com o produtor
Parcele sua compra em até 12x

Como analisar narrativas (módulo 2)

12 mar - 2024 • 19:30 > 12 mar - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. É como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios, entre eles a introdução “Political Writing into an Art” do livro The Road to Wigan Pier, publicada na Inglaterra pela Flaming Tree Editions, escreveu o posfácio “A esperança vem do plural” de 1984 publicado pela Antofágica

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Facebook

Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 

Datas das aulas: 12/03, 19/03, 26/03 e 02/04

Gravação disponível até: 02/05 

No módulo 2 de Como Analisar Narrativas, observaremos a literatura em diálogo com outras artes, a maneira pela qual a linguagem narrativa se modifica conforme o meio em que é transposta. A partir de exemplos, veremos como ampliar o olhar crítico para a arte, assim como a bagagem teórica sobre os temas abordados. O foco principal desse módulo é observar o diálogo da literatura com a pintura, os quadrinhos, o cinema e a TV. 


Aula 01 (12/03) Literatura e pintura

Nessa primeira aula partiremos a discussão do conceito de arte, quais as categorias artísticas são tidas como eruditas e outras populares, por quem e para quem a arte é produzida. Começaremos a entender como contar histórias depende da linguagem, que muda de um meio para o outro. Para isso faremos uma comparação entre narrativa literária e a pintura.

Obras analisadas: 

  • O mito Medusa e suas representações feitas por Caravaggio, Peter Paul Rubens e Arnold Böcklin - quando a literatura inspira a pintura 

  • A moça com brinco de pérola, de Johannes Vermeer e o romance homônimo de Tracy Chevalier - a pintura transposta na forma literária 

Aula 02 (19/03) Literatura e artes gráficas

Na nossa segunda aula, veremos como uma história pode ser contada no formato gráfico, pensando as mudanças formais entre o romance e a graphic novel

Obras analisadas: 

  • O Diário de Anne Frank e Maus, de Art Spiegelman - o holocausto representado na arte

  • 1984 de George Orwell e as adaptações de Fido Nesti (Companhia das Letras) e Sybille Titeux de la Croix (Nova Fronteira) - o universo totalitário expandido 

Aula 03 (26/03) Literatura e cinema

Na terceira aula falaremos de uma das transposições formais mais clássicas quando se fala de narrativa: da literatura para o cinema. 

Obras analisadas:

  • Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick e Blade Runner, de Ridley Scott (1982)

  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e a adaptação homônima de Joe Wright (2005)

Aula 04 (02/04) Literatura e séries

Em nossa última aula falaremos da relação narrativa entre literatura e séries (de TV e de streaming). Refletiremos como o formato do folhetim alcançou novos voos na era digital. Faremos um encerramento refletindo alguns paradigmas da narrativa contemporânea, através de exemplos de adaptações para séries. 

Obras analisadas: 

  • O problema final, de Arthur Conan Doyle e sua adaptação para a TV, Sherlock (3º episódio The Reichenbach Fall da temporada 2) - o folhetim vitoriano na era digital 

  • O conto da Aia e Os Testamentos de Margaret Atwood e a série The Handmaid’s Tale (2017) - a linha do tempo entre literatura e  série de TV 

  • Fleabag, peça de teatro de Phoebe Waller-Bridge (2013) e sua adaptação homônima para a TV (2016) - a quebra da quarta parede 

BIBLIOGRAFIA

Filmografia

MILLER, Bruce. The Handmaid’s Tale. MGM Television, MGM/UA Television, 2018.

MOFFAT, Steven & GATISS, Mark. Sherlock. Hartswood Films, BBC Wales, Masterpiece Theatre, 2010.

SCOTT, Ridley. Blade Runner. The Ladd Company, Shaw Brothers, Warner Bros., 1982.

WALLER-BRDGE, Phoebe. Fleabag. Two Brothers Pictures, 2016

WRIGHT, Joe. Pride & Prejudice. Focus Features, Universal Pictures, Studio Canal, 2006.

Obras literárias

ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.

_____. Os Testamentos. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Rio de Janeiro: Antofágica, 2021.

CHEVALIER, Tracy. Moça com brinco de pérola. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CROIX, Sybille Titeux de la. 1984 em quadrinhos. São Paulo: Nova Fronteira, 2021.

DICK, Philip K. Blade Runner: Androides sonham com ovelhas elétricas? São Paulo: Editora Aleph, 2019.

DOYLE, Arthur Conan. O problema final: Um caso de Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. São Paulo: Principis, 2020.

LESSA, Orígenes. A cabeça de Medusa: E outras lendas gregas. São Paulo: Global Editora, 2017.

ORWELL, George. 1984. 1São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2020.

_____. 1984. Rio de Janeiro: Antofágica, 2021.

WALLER-BRIDGE, Phoebe. Fleabag: The Scriptures. New York: Ballantine Books, 2019.

Obras teóricas

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.

EAGLETON, Terry. Como ler literatura. São Paulo: LPM, 2019.

HAUSER, Arnold. História Social Da Arte e da Literatura. 2a edição, Martins Fontes, 2010.

LITTLE, Stephen. Ismos. Para Entender a Arte. Globinho, 2010.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários - Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Cultrix, 2013.

POSTEMA, Barbara & ROSA, Gisele. Estrutura narrativa nos quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2018.

SIJLL, Jennifer Van. Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Débora Tavares

Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora